Too Much Love Will Kill You – a balada romântica de Brian May

Too Much Love Will Kill You (Brian May)

Data de lançamento: 26 de fevereiro de 1996

Álbum: Made In Heaven

Melhor posição nas paradas: 15° lugar na parada britânica; 118° lugar  nos Estados Unidos

Lado A: Too Much Love Will Kill You

Lado B: 1) We Will Rock You

2) We Are The Champions

– Em 1988, pouco antes do início das sessões de gravação de The Miracle, Brian May passou algum tempo em sua propriedade em Los Angeles, durante a qual escreveu Too Much Love Will Kill You com dois de seus amigos compositores, Elizabeth Lamers e Frank Musker.

– Quando o grupo começou a gravar o disco, May os fez ouvir este número, que imediatamente conquistou Mercury.

– Mas, de acordo com uma nova regra de ouro do grupo, todas as faixas tiveram que ser creditadas a May, Taylor, Mercury e Deacon.

– Brian informou a seus colegas que não havia escrito este número sozinho e, como foi feito para All God’s People, que Mercury compôs com Mike Moran, Too Much Love Will Kill You foi deixada de fora da lista de faixas do disco.

– Em 1992, quando Brian May lançou seu primeiro álbum solo Back To The Light, ele o promoveu com o single Too Much Love Will Kill You, que apareceu em agosto do mesmo ano.

– O videoclipe saiu direto da década de 1990, com imagens da caminhada do guitarrista andando à beira-mar, às vezes em câmera lenta, às vezes embaçado e combinado com close-ups onde ele parece um pouco desconfortável no papel de vocalista.

 

– Não foi a primeira vez que o público ouviu esse número, pois May também o havia cantado no show de homenagem a Freddie Mercury em 20 de abril de 1992, no Estádio de Wembley. – – Apoiado por Spike Edney no teclado, May cantou este solo principal para uma audiência de setenta e dois mil pessoas, que foi amplamente conquistada por esta nova balada.

– Ele relembrou:

Foi um grande passo fazer isso e eu queria fazer isso pelo Freddie. […] Foi uma música que eu senti que era a melhor maneira de me expressar e também a melhor coisa que eu tinha a oferecer na época. Enquanto caminhava para o piano, pensei: ‘Será que eu realmente deveria estar fazendo isso?’ Então foi difícil, realmente foi.

– Embora Too Much Love Will Kill You não tenha sido incluído em The Miracle, Freddie teve tempo para gravar uma versão em 1988, enquanto ele estava no Mountain Studios em Montreux.

– Quando chegou a hora de selecionar as músicas para Made in Heaven, pareceu lógico para Brian tirar essa faixa dos arquivos do Queen e dedicá-la a Freddie, que gostou tanto dela.

– As tomadas dos vocais principais gravadas por Freddie em 1988 foram usadas para a versão de 1995, que foi trabalhada principalmente no estúdio de May em Allerton Hill. O número atualizado tem o mesmo estilo e tom no início da versão original, e isso se deve principalmente à onipresença de um sintetizador tentando em vão reproduzir a suavidade e o calor de um piano elétrico Fender Rhodes.

– Emblemático da década de 1990, o sintetizador não resistiu ao teste do tempo e agora tem uma sensação muito desatualizada nas músicas em que foi usado.

– Felizmente, a partir das 2:31, a bateria chega, seguida pelo Red Special, todos conferindo um aspecto rock ‘n’ roll bem-vindo ao número.

– O final da música revela um Mercury com todos os seus poderes vocais intactos e lembra a todos nós que, no momento da gravação, nosso herói era capaz de sons incríveis e elevados.

Vídeo oficial de Too Much Love Will Kill You

 

Fonte: Queen All the Songs: The Story Behind Every Track por Benoît Clerc

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *