A KIND OF MAGIC
(2ª música do 12º álbum)
– Originalmente composta por Roger Taylor para o filme Highlander, Freddie Mercury volta a trabalhar na canção em fevereiro de 1986 enquanto o baterista, em companhia de Brian May, viaja a Los Angeles para assistir a coordenação da música com o filme.
– Roger aprova os novos arranjos, mais adaptados ao propósito do tema e torna-se o segundo single do álbum homônimo.
– Existem duas versões da canção. A mais conhecida, naturalmente, é a que faz parte do álbum. A segunda, com maior influência de Roger, é menos pop, acentua algumas passagens instrumentais e aparece durante os créditos no final do filme.
– É a primeira ocasião em que um álbum da banda leva o título de uma canção, o que confere ao tema uma importância especial, e sublinha o talento como compositor do baterista.
– Para sua publicação como single em 17 de março de 1986, A Kind Of Magic está acompanhada de um videoclipe de Russell Mulcahy, o diretor de Highlander.
– Rodado no Playhoyse Theatre de Londres em 3 de março de 1986, o vídeo mostra John, Roger e Brian como sem-tetos, como fez Phil Collins no videoclipe de That’s All, proposto pelo seu grupo, Genesis, em 1983.
– Freddie aparece como um famoso mago, que transforma nossos mendigos em estrelas de rock. Com seus instrumentos, os músicos se movem por esse teatro que, abandonado há muitos anos, seria reabilitado depois desta filmagem, para converter-se em um destacado centro cultural de Londres.
– Também são encontrados no videoclipe personagens em quadrinhos de Roger Chiasson, que ilustra a capa do álbum (concebido por Richard Gray).
– O tema foi todo um êxito no Reino Unido, onde alcança sem demora o n° 3 das listas.
– Roger aproveita uma ausência de Brian para pegar emprestada a sua Red Special, o que esteve a ponto de provocar uma discussão e que Brian relataria em 2014:
Eu havia saído do estúdio (apenas nos reuníamos, todos íamos e vínhamos), quando apresentei o fragmento onde a letra diz: ‘I’m hearing secret harmonies’. Roger se apropriou da minha guitarra, a conectou ao meu amplificador e aos meus efeitos, e tocou esta parte sobre as harmonias […]. Sempre vivi esse fato como uma violação, e isso me faz sentir estranho toda vez que eu a escuto […]. Pessoalmente, eu não haveria tocado dessa maneira.
– Quando os músicos se encontram em Munique em setembro de 1985 com a intenção de compor a oito mãos, Roger Taylor propõe um primeiro tema.
– Unicamente conservam a letra que serve de base para One Vision.
A melodia é retomada algumas semanas mais tarde para dar lugar a A Kind Of Magic.
Brian, Roger e John como mendigos, são transformados em estrelas do rock por um Freddie Mercury elegante e com chapéu no videoclipe de A Kind Of Magic, realizado por Russell Mulcahy.
Vídeo oficial de A Kind Of Magic
A Kind Of Magic, versão alternativa para o filme Highlander
That’s All, do grupo Genesis
A Kind Of Magic, 11 de julho de 1986 em Wembley
https://youtu.be/c2_xWTSyCuU
A Kind Of Magic, 12 de julho de 1986 em Wembley
https://youtu.be/D2yymMhjRu8
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo