Garden Lodge será vendida por £30 milhões

Tem sido divulgado nas mídias que a ex-namorada de Freddie Mercury, Mary Austin, resolveu vender a mansão que herdou dele, conhecida como “Garden Lodge”, por £30 milhões (cerca de R$ 187 milhões).

O que levou ela a tomar tal decisão, talvez nunca saberemos.

Existem fãs que concordam e os que discordam, mas temos que ter em mente que a casa é dela, apesar de tudo o que a casa representa para nós, fãs do Queen e de Freddie Mercury.

Em uma entrevista publicada na Bloomberg News ela comenta sobre as primeiras impressões de Freddie sobre a casa, quando ela o estava ajudando a procurar uma casa em 1980, na cidade de Londres….

Era um dia de verão, as crianças brincavam no jardim e eu estava atrás de Freddie quando entramos. Estava tão quieto e pacífico, e isso continuou pela casa.

Mary disse ele decidiu comprar a casa naquele mesmo dia.

Freddie saiu e disse: ‘Diga a eles para tirarem isso do mercado. Vou dar-lhes o preço pedido agora’, disse ela.

Mary disse que Freddie estava procurando um refúgio em Londres, um lugar onde pudesse criar e trabalhar em sua música em paz, sem ser perseguido pela mídia, e Garden Lodge era o lugar para ele.

A imprensa estava perseguindo-o para se assumir, e ele não quis, e por que deveria? E isso deu a ele a sensação maravilhosa de que ele poderia criar, viver e ter privacidade aqui, disse ela.

 

Após a morte de Freddie em 1991, Mary herdou a propriedade e mora lá desde então. Nó início ela diz que não tinha certeza se seria saudável morar na casa com tantas lembranças que remeteriam ao Freddie. Mas ela percebeu que poderia viver lá e não precisava desistir por alguns anos.

Na verdade, era apenas minha casa apenas no nome.  Trabalhei na casa com ele e para ele, e sempre será dele. Era o sonho dele, era a visão dele, disse ela, com a voz cheia de emoção.

A venda sucede o leilão ocorrido em setembro passado e realizado pela Sotheby’s, no qual mais de 50 milhões de dólares foram angariados com a venda dos pertences de Mercury, com uma parte dos lucros a beneficiar o Mercury Phoenix Trust e a Elton John Aids Foundation.

O plano era fazer o leilão e depois pensar em vender a casa, disse Austin.

O leilão foi enorme. E eu não tinha certeza de como me sentiria naquele momento. Mas percebi que havia chegado a hora.

Austin disse que agora está sozinha em casa, seus filhos cresceram e moram em outro lugar e ela sente que é hora de começar um novo capítulo em sua vida e seguir em frente. Depois de um ano turbulento, ela disse que esta seria sua última entrevista.

 

Visitando a casa

Garden Lodge fica logo depois da Cromwell Road, no coração da luxuosa Kensington, mas é completamente privado, afastado da tranquila estrada residencial e protegido por um muro de segurança eduardiano de tijolos de 2,4 metros encimado por uma cerca pontiaguda ainda mais alta, com câmeras ao redor.  A famosa porta verde da parede, que funcionava como um santuário para os fãs de Mercury que rabiscavam mensagens nela, foi vendida no leilão da Sotheby’s por £ 412.750 (R$ 2,5 milhões). Há outra porta agora protegida por uma caixa transparente.

Logo após a porta encontra-se um jardim de inspiração japonesa com magnólias floridas, uma pérgula de madeira e um lago de carpas. Todo o efeito, uma vez dentro dos muros fechados, parece um retiro rural, com os muros altos bloqueando o barulho das ruas. Você não se sentiria como se estivesse a apenas 10 minutos a pé da popular Kensington High Street, no meio do centro nobre de Londres.

Freddie teve uma visão absoluta para o jardim. Os jardins de Kyoto foi o que me veio à mente – ele queria recriar aquele ambiente tranquilo, disse Austin, relembrando algumas “memórias muito especiais” de almoçar com Mercury ao ar livre em dias ensolarados à beira do lago.

 

A propriedade oferece oito quartos, e o estúdio de Mercury tem um impressionante exterior de tijolos. Uma vez dentro da entrada principal, à esquerda fica o que o cantor chamou de quarto japonês, um dos dois principais espaços de convivência. Tem portas duplas que dão para o jardim e foi o seu espaço de reflexão pessoal, disse Austin. Sabíamos que não deveríamos incomodá-lo quando ele estivesse lá.

O térreo conta ainda com uma sala de jantar onde Mercury dava jantares, com cardápios planejados e planta de assentos manuscrita, inclusive espaço para seu gato Oscar. Mercury esteve incrivelmente envolvido no design da sala; ele mesmo pintou os desenhos na parede.

Ele não conseguiu que o decorador combinasse com as ideias que tinha em cabeça, então teve que fazer isso sozinho, disse Austin, acrescentando que Mercury fez um desenho com rosa, verdes e amarelos na parede.

 

Ocupando a maior parte do piso térreo está a sala de estar do estúdio, com piso de madeira, paredes amarelas e lareira de pedra ornamentada. Esta sala abrigava o piano de cauda Yamaha de Mercury, no qual ele escreveu Bohemian Rhapsody; foi vendido por £ 1,7 milhão na Sotheby’s. Austin se lembra de ter empurrado o piano para diferentes pontos da sala com Mercury, tentando encontrar o posicionamento ideal ao se mudar.

 

Aqui ficava a sala principal de entretenimento, e há uma escada na extremidade da sala que leva a uma área de bar no andar de cima, onde alguém que tomasse uma bebida poderia observar a festa acontecendo lá embaixo. Suas janelas de dois andares enchem a sala de luz e dão para o amplo jardim e sua série de árvores topiárias.

Há um vestiário e uma cozinha com eletrodomésticos modernos afastada da sala de jantar. Ao lado há uma despensa discreta.

No andar de cima, a suíte principal de quatro partes de Mercury fica no final de um corredor acarpetado. Ao entrar, você será cercado por espelhos do chão ao teto em um camarim art déco. As portas espelhadas escondem artisticamente os armários onde ele guardava suas roupas, incluindo seus famosos figurinos de palco. Na lateral do camarim encontram-se dois banheiros, uma das quais com FM gravado no mármore.

 

Logo à frente, portas deslizantes espelhadas abrem para o espaço do quarto, com um terraço com vista para o jardim e para os espaços tranquilos de Kensington.

Há um forte senso de personalidade e de tempo em toda a casa, como o mármore rosa claro e a banheira verde no banheiro de hóspedes ou o toque teatral da sala de estar. Não é uma tela em branco e isso é parte do que o torna tão especial.

 

Antes de Freddie

Freddie Mercury foi o ocupante mais famoso do Garden Lodge, mas não foi a única pessoa criativa a morar lá. A propriedade neo-georgiana foi construída na virada do século 20 como casa e estúdio combinados para o pintor Cecil Rea e a escultora Constance Halford.

Outros proprietários incluíam Peter Wilson, ex-presidente da casa de leilões Sotheby’s, e Tomas Harris, agente da inteligência britânica que se tornou negociante de arte. É fácil imaginar suas próprias festas no Garden Lodge, com artistas e espiões se misturando na sala do estúdio e as celebrações se espalhando pelo jardim.

Quando Mercury comprou a casa, ela pertencia a um membro da prestigiada família de banqueiros Hoare. Antes de sua reforma amarelo-cítrica, a sala de jantar era onde eles guardavam o cofre.

O Sr. Hoare estava nos levando para passear e eu fiquei simplesmente fascinado”, disse Austin. “Ele disse: ‘Oh, este é o cofre. Meu pai sempre dorme no banco e, quando não consegue dormir no banco, traz todo o dinheiro para cá.

Agora que a propriedade foi esvaziada da maioria dos pertences de Mercury, estar na casa lembra Austin de como era em meados dos anos 80, quando Mercury estava trabalhando com o arquiteto e designer Robin Moore Ede para tornar a casa sua.

Na verdade, revitalizamos o lugar quase ao que era antes de ele mudar seu piano e seus pertences para cá. Foi concluído pelo menos um ano antes de ele se mudar”, disse Austin. “Eu vinha aqui para trabalhar, vinha aqui para fiscalizar, ficava aqui a maior parte do tempo. E de repente me encontro de volta a 1985.

 

O futuro do Garden Lodge

Austin procurou Knight Frank pela primeira vez e explorou a venda da casa há 25 anos, embora ela ainda não estivesse pronta para se desfazer dela e, disse ela, gostou que o agente com quem ela falou tenha feito questão de perguntar se ela tinha certeza sobre a venda. Ela está agora, disse ela, e está aceitando o fato de que um futuro comprador provavelmente fará alterações na propriedade.

A última coisa que você quer é que alguém diga: ‘Sim, vou comprá-lo’, explorá-lo e demoli-lo”, disse ela. “Isso é único e tem sua beleza, e eu sei que tem um propósito para alguém – teve para Freddie.

Os possíveis compradores devem entrar em contato com Paddy Dring ou James Pace da Knight Frank para obter detalhes exatos da propriedade. A disposição, a metragem quadrada e o tamanho do lote não foram divulgados pela agência e não estão sendo disponibilizados ao público por questões de privacidade, disseram. A listagem em si não está sendo colocada online.

Dring disse que a propriedade em si é um pedaço de história cultural, mas seria notável mesmo sem o seu famoso proprietário. É incrivelmente raro ver uma casa tão grande e não modernizada no centro de Londres com uma área de jardim madura, disse ele. “É inacreditavelmente especial e único.”

Quanto a quem Austin vê comprando a casa, ela tem a sensação de que será outro artista.

Se não é outro criativo, deveria ser, porque… tem aquela atmosfera”, disse ela. “Pode haver um comprador com um modus operandi semelhante ao de Freddie.

Mas, ela continuou, gesticulando em torno da grande sala de estar, agora sem piano, “

Depois de vender, você vendeu. Você não pode se apegar ao passado para sempre, suponho. Vou embora com isso bem quentinho no coração.

 

Fonte: www.businesstimes.com.sg

Quer saber mais sobre Garden Lodge?

Garden Lodge

 

Locações do filme “Bohemian Rhapsody” – The Garden Lodge

 

Garden Lodge, a casa de Freddie Mercury

 

 

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *