Impacto e Resultado nas músicas do Queen – As Influências Musicais de Freddie, Roger, Brian e John

FREDDIE MERCURY

– Freddie foi fortemente influenciado por Bandas de rock pesadas, ousadas e baseadas no blues, como Jimi Hendrix e Cream.

– Quando se tratava de cultura, Freddie era como uma esponja, absorvendo ideias de todas as fontes possíveis.

 

1) Elvis Presley

Quando eu era pequeno, eu estava no coral e só gostava de cantar. Eu copiava as canções de Elvis Presley, então de repente percebi que poderia realmente escrever canções e fazer minha própria música – chame isso de um dom natural, ou o que quer que seja …

 

Freddie disse que até estilizou seus vocais em Crazy Little Thing Called Love para soar como o Rei do Rock’n’Roll.

 

2) David Bowie

O público quer uma sensação do tipo showbiz. Por que você acha que pessoas como David Bowie e Elvis Presley fizeram tanto sucesso ? Porque eles dão champanhe ao público no café da manhã ? Não, porque são o que o povo quer.

 

3️) Liza Minnelli

Mercury adorava o filme Cabaret, de 1972, ambientado em Berlim nos anos 30 e estrelado por Liza Minnelli como a jovem americana Sally Bowles.

Gosto do tipo de cabaré. Na verdade, uma das minhas primeiras inspirações veio do Cabaret. Eu absolutamente adoro Liza Minnelli, ela é totalmente uau. A maneira como ela canta suas músicas – a energia pura …

 

Freddie disse que, como Banda, o Queen tem mais em comum com Liza Minnelli do que com Led Zeppelin.

Estamos mais na tradição do showbiz do que na tradição do rock’n’roll. Liza Minnelli transborda talento. Tem energia e resistência, que transmite em palco, e a forma como se entrega ao público é uma boa influência. Há muito a aprender com ela.

 

4️) John Lennon

Em 09 de Dezembro de 1980, durante um show em Londres, o Queen cantou Imagine em homenagem à John Lennon, que havia sido assassinado em Nova York no dia anterior.

John Lennon era maior que a vida e um gênio absoluto. Mesmo em um estágio muito inicial quando eles eram os Beatles, eu sempre preferi as coisas de John Lennon. Não sei por que. Ele simplesmente tinha aquela mágica … quando soube que Lennon estava morto, fiquei chocado e pasmo.

 

5) Ella Fitzgerald

Mercury adorou seu tempo na Suíça e visitou o Festival de Jazz de Montreux em 1978 – quando Stan Getz, Count Basie e Ray Charles estavam entre os artistas, e ele gostou do canto de Ella Fitzgerald.

É por isso que algo como Living On My Own tem scat, algo como Ella Fitzgerald fez há muito tempo – e não é uma tendência atual.

 

6️) Aretha Franklin

Eu amo Aretha Franklin acima de todos os outros cantores. Ela deve ter uma das melhores vozes de todos os tempos e canta como um sonho. Eu gostaria de poder cantar tão bem quanto ela. É tão natural e ela coloca toda a sua emoção nisso. Cada palavra que ela canta é tão cheia de significado e expressão. Eu poderia ouvi-la para sempre. Ainda consigo ver Aretha como parte do meu mundo.

Eu adoraria que Aretha cantasse Somebody To Love, na verdade.

 

7️) Joni Mitchell

Uma das estrelas contemporâneas dos anos 70 que inspiraram Mercury foi a cantora e compositora canadense Joni Mitchell.

Gosto muito de Joni Mitchell e fico constantemente impressionado com seu fraseado vocal, bem como com as coisas incríveis que ela escreve.

 

8️) Tears For Fears

Gostei do Tears For Fears, porque eles escreveram músicas com as quais eu realmente me identifiquei. Eles tinham muito ritmo e ao mesmo tempo muita agressividade.

 

9️) Boy George

Em meados dos anos 80, Mercury saía com Boy George – eles foram fotografados no Fashion Aid Charity Show, no Royal Albert Hall de Londres em 1985.

Boy George tem uma ótima imagem, mas não importa quão boa seja sua imagem ou quão maravilhoso seja o vídeo. Se suas músicas não fossem boas, elas não venderiam. Boy George tem um grande talento. Eu gosto muito dele. Nós nos tornamos bons amigos.

 

10) Elton John

Elton John e Freddie Mercury tiveram uma amizade próxima e espirituosa, dando nomes carinhosos um ao outro, Sharon e Melina.

Elton é um bom e velho biscoito. Eu o amo até a morte e acho que ele é fabuloso. Para mim, ele é como uma das últimas atrizes de Hollywood que valem a pena. Ele foi um pioneiro no rock’n’roll. A primeira vez que o encontrei, ele foi maravilhoso, uma daquelas pessoas com quem você pode se relacionar instantaneamente. Ele disse que gostou de Killer Queen e qualquer um que diga isso vai para o meu livro branco. Meu livro preto está estourando pelas costuras !

 

1️1) Montserrat Caballé

Para mim, uma lenda é alguém como Montserrat Caballé. Ela é a lenda e eu sou apenas uma velha prostituta !

 

12) Luciano Pavarotti

Freddie disse à amigos que ficou maravilhado depois de vê-lo se apresentar em Un Ballo In Maschera de Verdi na Royal Opera House de Londres.

Freddie sempre foi tão entusiasmado com a música. Ele costumava me mostrar vídeos da soprano operística Montserrat Caballé. Foi ótimo. O que eu amava em Freddie era que ele era tão visionário. Ele fez Bohemian Rhapsody, então foi tão aventureiro novamente com o Barcelona em 1988, que estava introduzindo a ópera no rock’n’roll.

Pavarotti e Nessun Dorma vieram depois disso. Freddie era um inovador.

– Dave Clark.

 

13)  – Robert Plant

Eu diria que o Led Zeppelin é o maior, e como Banda de rock eles mereciam o tipo de sucesso que obtiveram.

Robert Plant é um dos vocalistas mais originais do nosso tempo. Ele sempre foi meu cantor favorito. E ele disse coisas boas sobre mim.

 

14) Jimi Hendrix

Quando Freddie ainda era Farrokh Bulsara, um estudante e aspirante à músico no Ealing Art College no final dos anos 60, ele mantinha uma fotografia de seu ídolo Jimi Hendrix no espelho de seu quarto.

Jimi Hendrix era um showman mestre e um músico dedicado. Eu percorria o país para vê-lo, sempre que ele tocava, porque ele realmente tinha tudo que qualquer estrela do rock’n’roll deveria ter; todo o estilo e presença. Ele não precisou forçar nada. Ele apenas fazia uma entrada e todo o lugar pegava fogo. Ele estava vivendo tudo o que eu queria ser. Hendrix é muito importante. Ele é meu ídolo. Ele meio que resume, com sua apresentação no palco, todo o trabalho de um astro do rock. Não há como compará-lo com ninguém e não há ninguém que possa ocupar o lugar dele.

 

JOHN DEACON

– John contou com suas influências como Chic, Michael Jackson e Stevie Wonder. Seus baixistas favoritos eram Chris Squire da Banda de rock progressivo Yes e John Entwistle baixista do The Who.

– Deacon geralmente tocava baixo com os dedos, usando apenas uma palheta em algumas músicas, e uma marca registrada da forma de tocar de Deacon são suas execuções de baixo.

– Uma crítica de Sheer Heart Attack de 1975 disse –

Somente no final, um novo iniciado no Queen reconheceria a marca registrada inconfundível de John Deacon … o músico menos conhecido do Queen é um dos mais capazes de sua geração de rock.

 

ROGER TAYLOR  

– Taylor aprendeu sozinho a afinar sua bateria, inspirado por Keith Moon do Who por causa dos ótimos sons de bateria nos seus primeiros discos.

– Ele afirmou que seu modelo inicial como baterista foi Mitch Mitchell do Jimi Hendrix Experience.

Ainda acho que ouvir Mitch Mitchell, especialmente as primeiras coisas com Hendrix, é simplesmente fantástico. Essa fusão de técnica de jazz e riffs maravilhosos, mas com esse ataque feroz em todo o kit, tinha muitas influências de jazz, acho.

 Na verdade, para mim, ele tocou o kit como uma música, foi simplesmente maravilhoso. Integração total na música. Não apenas marcando o tempo.

 

– Taylor também expressou grande admiração por John Bonham do Led Zeppelin.

O maior baterista de rock and roll de todos os tempos foi John Bonham, que fez coisas que ninguém jamais imaginou ser possível antes com a bateria. E também o melhor som de sua bateria – eles soavam enormes, e apenas um bumbo. Tão rápido que ele fez mais com um bumbo do que a maioria das pessoas poderia fazer com três, se pudessem controlá-los. E ele tinha técnica para queimar e um poder fantástico e um tremendo senso de rock and roll.

– No entanto, por pura técnica, Roger descreveu o baterista de jazz e big band Buddy Rich como  o melhor que já vi .

– Falando ao Modern Drummer em 1984, Roger também descreveu Keith Moon, o baterista do Who, como  absolutamente brilhante … ele tinha um estilo totalmente único, ele não devia nada à ninguém.

 

BRIAN MAY

– As primeiras influências de Brian incluíram Cliff Richard e os Shadows, que ele diz serem  a(s) coisa(s) mais metálica(s) na época.

– May sempre afirmou que os Beatles, Led Zeppelin, The Who e Jimi Hendrix foram as maiores influências sobre ele. Na entrevista do Queen For An Hour na BBC Radio 1 em 1989, May listou Hendrix, Jeff Beck e Eric Clapton como seus heróis da guitarra.

– E em uma entrevista de 1991 para a revista Guitar World, Brian se referiu ao The Who como minha inspiração e, ao ver o Led Zeppelin, afirmou –

 Costumávamos olhar para aqueles caras e pensar – ‘ É assim que deve ser feito … ‘

– May disse ao Guitarist em 2004

Eu acho que ninguém sintetizou melhor a composição de riffs do que Jimmy Page – ele é um dos grandes cérebros da música rock.

 

– Brian também cita Rory Gallagher como uma grande influência, dizendo –

Ele era um mágico. Ele era uma das poucas pessoas daquela época que conseguia fazer sua guitarra fazer qualquer coisa, ao que parecia. Lembro-me de olhar para aquela Stratocaster surrada e pensar – ‘ Como esse (som) sai de lá ? ‘

 

– De acordo com Brian,  … foi Rory que me deu meu som, e esse é o som que ainda tenho.

– Brian também citou Steve Hackett, guitarrista da Banda de rock progressivo Genesis, em particular seu solo de guitarra de harmonia no final da épica canção da Banda de 1971 – The Musical Box.

– Hackett disse sobre Brian –

Da mesma forma, sua abordagem enérgica à guitarra me inspirou.

 

 

 

Esta matéria foi feita a pedido do amigo Fernando Lima

 

Publicado em 01 de Outubro de 2021.

Por Martin Chilton

UDiscover Music

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

MAIS UM ENCONTRO CARIOCA

Postado por - 7 de agosto de 2003 0
Mais um encontro no Rio pra gente curtir muito Queen. Será dia 06 de setembro, às 16:00hs no Armazém do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *