Another One Bites the Dust – A canção e suas curiosidades – Por Sheila Pauka

ANOTHER ONE BITES THE DUST 

 

A música

▪️Another One Bites the Dust foi gravada no Musicland Studios em Munique, Alemanha, e é reconhecida pela sua linha de baixo pulsante.

▪️A canção foi escrita por John Deacon em 1980 para o Álbum The Game. Alguns afirmam que a linha de baixo que John adicionou à faixa foi inspirada no clássico Good Times de 1979, da Banda de R&B Chic. Na verdade, Bernard Edwards, co-fundador do Chic, afirmou que Deacon passou algum tempo com a Banda em seu estúdio, de onde ele tirou inspiração para essa música.

▪️A canção, em 1981, ganhou um American Music Award de Favorite Rock Single, e também recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal. O Queen perdeu o prêmio para Against the Wind  de Bob Segere.

▪️De acordo com Freddie, essa música foi criada e lançada com base na inspiração e contribuição de ninguém menos que o ícone pop Michael Jackson, embora Crystal Taylor afirme que grande parte do staff já havia sugerido isso.

 

Curiosidades

1. Another One Bites the Dust é talvez a mais icônica de todas as canções do Queen. Esta faixa é frequentemente usada em conjunto com cenários de batalha, já que o termo coloquial mordendo a poeira se refere à uma pessoa morrendo, além do som pesado geral da música.

2️. A música também é comumente usada em eventos esportivos, voltados para o oponente derrotado.

3️. Esta música estaria no filme de 1982 de Sylvester Stallone, Rocky III. No entanto, ela foi eventualmente substituída por Eye of the Tiger (1982) por Survivor.

4️. Algumas pessoas afirmam que, se o refrão da música for tocado ao contrário, especialmente perto do final da música, ele secretamente contém uma referência à drogas.

5️. Alguns também presumem que Steve (personagem da canção) seja alguém semelhante à John Herbert Dillinger – um ladrão de Bancos norte-americano, considerado por alguns como um criminoso perigoso, e por outros idolatrado como um Robin Hood do século XX. Isto porque muitos americanos culpavam os Bancos pela depressão dos anos 30 e Dillinger só roubava Bancos.

John Herbert Dillinger – o suposto Steve de Another One Bites the Dust

 

O clipe

▪️O videoclipe de Another One Bites the Dust foi filmado na Reunion Arena em Dallas, Texas, em 09 de Agosto de 1980.

Arena Reunion

▪️A trilha começa com o cenário de um cara (Steve) caminhando pela rua à caminho de um tiroteio. Esta seção foi realmente inspirada por gangsters históricos da vida real. Na verdade, diz-se que o termo mordida para pó foi especificamente relacionado aos mafiosos de Chicago durante o período de proibição da história americana.

▪️No entanto, no segundo verso, o tema da música muda para um relacionamento amoroso. Aqui encontramos Freddie afirmando que seu parceiro o abandonou e no processo o deixou sem nada. E ele sarcasticamente pergunta à essa pessoa se ela realmente encontrou contentamento em fazer isso.

▪️No final, a Banda está basicamente exclamando que não importa que oposição surja, eles estão preparados para ela. Eles vão se manter fortes até o final do confronto! O Queen parece ter a intenção de transmitir que é uma forte recusa em se curvar aos inimigos.

Uso em treino médico

▪️As canções Another One Bites the Dust e Stayin’ Alive dos Bee Gees foram usadas para treinar médicos profissionais para prover o número correto de compressões do peito por minuto, enquanto faziam CPR (massagem cardíaca).

▪️Ambas as músicas possuem perto de 104 batidas por minuto, e 100-120 compressões peitorais são o recomendado pela British Heart Foundation.

Top 10 das músicas para fazer massagem cardíaca (CPR)

 

▪️Another One Bites the Dust tornou-se a canção mais vendida do Queen nos Estados Unidos.

 

Vídeo oficial

 

 

Fonte – Song Meanings

08 de Fevereiro de 2021.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *