Cronologia Freddie Mercury – Bandas – Parte 05/05 – Por Sheila Pauka

A História do Smile
A Banda que preparou o palco para o Queen !

▪️Antes de se tornar o grupo Queen, o grupo musical se chamava Smile. Sua logo, criada em 1968 por Tim Staffell, corresponde ao nome escolhido (Sorriso). As capas dos discos eram decoradas com a logo de uma boca sorridente com lábios vermelhos brilhantes e duas fileiras de dentes brancos como cristal, que antecedeu o famoso logotipo de lábios dos Rolling Stones, criado em 1970.

▪️No filme biográfico Bohemian Rhapsody, um jovem Farrokh Bulsara confere sua Banda de Rock favorita – Smile – composta pelo cantor e baixista Tim Staffell, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor – apresentando Doin ‘Alright no palco em 1970.

▪️Naquela mesma noite após o show, Staffell diz à Brian e Roger que está deixando o Smile e se juntando à outra Banda chamada Humpy Bong.

▪️Brian e Roger, desanimados, são então visitados nos bastidores pelo tímido Bulsara, que se oferece para se tornar seu novo vocalista. Eles estão céticos em relação à esse estranho com dentes salientes, até que Bulsara começa a cantar.

 

▪️Essa cena do filme é a versão abreviada do Smile. Eles duraram cerca de dois anos e fizeram apenas algumas gravações, mas aquela Banda lançou as carreiras profissionais de Brian e Roger – uma colaboração e amizade que ainda perdura cinco décadas depois.

Brian May e Roger Taylor

▪️Mais importante, a saída de Staffell criou uma abertura para Freddie, que viu Smile como o veículo ideal para suas ambições musicais.

▪️A história do Smile começou em 1968, quando Brian, então aluno de graduação em Física no Imperial College de Londres, formou o grupo com seu amigo Tim Staffell, aluno do Ealing College of Art.

▪️Ambos haviam estado anteriormente em outra Banda chamada 1984. Eles postaram um anúncio no quadro de avisos do Imperial College procurando por um “baterista do tipo Ginger Baker – Banda Cream”. De acordo com a biografia de 1992 – Queen: As It Began, esse anúncio chamou a atenção de Roger Meddows-Taylor, que estava em outra Banda na época chamada Reaction e estudava no London Hospital Medical School para se tornar um dentista.

▪️“ Eu reservei uma sala de clube de jazz no Imperial College, e Roger trouxe seu kit” – relembrou Brian no documentário do Queen de 2011, Days of Our Lives. “Trouxe um violão e foi a primeira vez que tocamos juntos. Algo aconteceu. Nós pensamos …. ‘umm, há algum tipo de som especial nisso ….’ Acho que tínhamos o mesmo som em nossas cabeças.”

▪️“Brian nunca conheceu ninguém antes que pudesse afinar bateria ” – Roger lembrou em 2002 (como citado no livro de Mark Blake’s Queen, Is This the Real Life ?). “Ele nem sabia que você pode afinar bateria. Guitarrista típico! Mas ele e eu clicamos imediatamente. Seu toque era lindo.”

Smile – Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor 

▪️A maioria dos shows da Banda na época aconteceu no Imperial College e na cidade natal de Roger – Cornwall.

▪️A Banda gravou três músicas: Earth, Step on Me e Doin’ Alright no Trident Studios, de acordo com o livro de Blake. Um executivo da Mercury ( ironia do destino) Records – John Anthony – lançou Earth como single em Agosto de 1969.

▪️Foi também nessa época que Freddie Bulsara se tornou parte do círculo de Smile. Ele e Tim Staffell eram alunos e amigos no Ealing Art College de Londres. Freddie adorava Smile e compareceu à muitos shows da Banda. Ele e os outros membros do Smile se deram bem e até dividiram um apartamento em Londres.

▪️Freddie não se envergonhava de opinar sobre a música ou o visual da Banda. “ Ele sempre dizia:
– ‘Vocês são brilhantes, brilhantes! Mas você deve fazer isso, e você deve fazer isso!” – disse Chris Smith, tecladista do Smile.

▪️“Acho que Freddie estava lá nos bastidores quando tocamos pela primeira vez. Ele estava cheio de sugestões, de ideias. Eu disse à Brian – ‘Freddie está desesperado para estar nessa Banda, você sabe …’, mas Brian disse – ‘ não, não, não, Tim é o vocalista principal ! ‘

▪️Enquanto as gravações de Smile foram certamente menos teatrais, extravagantes e exageradas em comparação com Queen, certamente há um prenúncio do que estava por vir no Queen.

▪️A performance de Brian no hard rock Blag no Smile, antecedeu seu solo de guitarra em Brighton Rock do Queen ….. a balada de som barroco April Lady poderia ter encontrado um lar nos primeiros dois Álbuns do Queen …. e o saltitante e pop de Tim Staffell  Step on Me teria sido um sucesso em Sheer Heart Attack ou A Night At The Opera.

▪️Mas nenhuma das gravações do Smile jamais viu a luz do dia, na época.

▪️Em uma entrevista de arquivo, Brian uma vez disse: “Tivemos muitos shows de sucesso, tocamos em Faculdades e em Pubs e pequenos clubes em todo o país. Mas nós simplesmente nunca chegamos à lugar nenhum.”

▪️Então, na primavera daquele ano, Tim Staffell anunciou que estava se juntando à uma nova Banda chamada Humpy Bong, que incluía o ex-baterista dos Bee Gees – Colin Petersen – e então, a Mercury Records largou a Banda depois.

▪️Brian disse à Revista Mojo em 1999 – “Tim desistiu e tinha o direito de nos deixar. … Roger e eu ficamos sem grupo. Ficamos imaginando se deveríamos desistir. Mas então o jovem Freddie Bulsara entrou em cena. ”Freddie meio que nos pegou e disse: ‘Vamos lá, você não pode desistir. Eu quero cantar!’

▪️Smile não existia mais, e um capítulo musical novo e muito mais bem-sucedido começou para Brian e Roger, que durou pelas próximas cinco décadas. Mesmo que o Smile nunca tenha lançado um Álbum oficial durante sua vida, sua produção gravada foi lançada em compilações como Gettin ‘Smile (de 1982) e Ghost of a Smile (1998), muito depois de sua separação.

Freddie Mercury, Brian May e Roger Taylor

▪️Quanto à Tim Staffell, Humpy Bong fez sucesso com  Don’t You Be Too Long  durante o verão de 1970, antes de se separarem.

▪️Em 2005, Tim lançou seu primeiro Álbum solo – aMigo – que contou com uma participação especial de Brian May.

Tim Staffell

▪️Enquanto isso, a amizade entre os ex-membros do Smile nunca vacilou durante a ascensão do Queen. O Álbum de estreia do Queen em 1973 apresentou a versão cantada por Freddie da composição de Brian e Tim – Doin ‘Alright (ligeiramente renomeada como Doing All Right).

▪️Em 2018, Smile se reuniu novamente e foi para o Abbey Road Studios, em Londres, para revisitar Doing All Right para a trilha sonora de Bohemian Rhapsody. Foi a primeira vez em cinco décadas que qualquer gravação do Smile foi lançada oficialmente.

▪️Embora o Smile nunca tenha alcançado muito sucesso, não há como negar o papel crucial da Banda na história do Queen.

 

Blag do Smile

 

April Lady do Smile

 

Step on Me do Smile

 

Fonte para base e composição de texto –
Classic Rock and Culture
Por David Chiu
05 de Novembro de 2018.

▪️Nota –
Obrigada por acompanhar até aqui. E aqui chegamos ao fim da cronologia de Bandas de Freddie Mercury.
De agora em diante, o Queen entra com sua história.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *