O motivo pelo qual Brian May compara “A Night at the Opera” ao “Queen II”

“A Night at the Opera” (1975) é considerado por muitos fãs do Queen o auge da banda, e não é para menos, com faixas como “Bohemian Rhapsody” e “Love of My Life”. Sem contar que o álbum é tão polido, rico em sonoridades e adornado com orquestra e instrumentos exóticos que chega a ser comparado ao “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967) — obra-prima dos Beatles.

Em entrevista para a Classic Rock em 2017, Brian May relembrou como “A Night at the Opera” foi produzido sob a mesma filosofia empregada na produção do “Queen II”.

“[‘A Night at the Opera’] foi com certeza um salto significativo [para o Queen]. Acho que nem percebemos isso na época; tudo foi uma progressão natural. Estilisticamente, acho que está mais próximo do ‘Queen II’ do que do ‘Sheer Heart Attack’, já que deliberadamente tornamos este último álbum comprimido e muito polido, enquanto ‘A Night At The Opera’ realmente voltou a ser ‘Este [disco] é nossa tela, vamos pintar nela a nosso bel-prazer’. Essa foi a filosofia por trás do ‘Queen II’.

A gravação de “A Night at the Opera” foi marcada também por ter passado por diversos estúdios diferentes, o que contribuiu para sua sonoridade rica e diversa. Quanto a isso, May comentou: “Realmente foi necessário. Tínhamos uma baita complexidade [sonora] para dar conta, e o tempo estava passando. Muita coisa foi feita separadamente. Todas aqueles trechos de guitarra simulando trompetes, clarinetes e trombones em ‘Good Company’, eu simplesmente tive que fazer [sozinho]. Freddie estava lá fazendo suas harmonias multitrack sozinho.”

“Neste álbum, pela primeira vez, teve um período em que cada um de nós foi trabalhar em suas próprias áreas. Estávamos fazendo coisas que realmente não tinham sido feitas antes, então teve um grau de experimentação. Nem tudo o que você tocava chegava ao resultado final; foi necessário um processo seletivo.”

Fonte: https://whiplash.net

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Return of the Champions???????

Postado por - 11 de agosto de 2005 0
Esta eh a capa do cd Queen+Paul Rodgers que saira no Brasil em setembro. Nas comunidades e listas de discussao…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *