Brian May e a luta pelos ouriços

Três anos depois de co-fundar o centro de resgate Amazing Grace com Anne Brummer, May e a equipe trataram com sucesso milhares de porcos feridos ou recém-nascidos.

Sir Brian May pode ser conhecido em todo o mundo por ser o guitarrista principal da lendária banda de rock Queen, mas ele conseguiu muito mais do que isso. Ele fez uma turnê com Adam Lambert, ajudou a criar filmes ganhadores do Oscar, e até explora o cosmos com seu Ph.D. em Astrofísica. Uma qualidade menos conhecida dele é sua paixão por salvar ouriços. “É ótimo”, diz May ao programa Saving Britain’s Hedgehogs, do Canal 5, de acordo com o PEOPLE. O show apresenta o incrível trabalho de conservação realizado no centro de resgate Amazing Grace em sua propriedade em Surrey, Inglaterra, onde ouriços doentes são curados e cuidados antes de serem soltos de volta à natureza.

https://www.instagram.com/p/BxNu6JOBrNL/?utm_source=ig_web_copy_link

“A coisa real prática de salvar animais é tão gratificante e tão inspiradora”, acrescenta May, que obteve um Ph.D. em astrofísica em 2007. “Isso me trouxe todo tipo de alegrias maravilhosas que eu nunca sequer sonhei. Ver esses animais entrarem feridos, envenenados, desidratados e vê-los cuidados e depois soltos para outra chance na natureza, para mim é uma das maiores alegrias que já entraram na minha vida.” Já se passaram três anos desde que o músico de 71 anos criou o centro de resgate Amazing Grace junto com a co-fundadora Anne Brummer. Neste curto espaço de tempo, eles conseguiram tratar e reabilitar com sucesso milhares de ouriços recém-nascidos ou feridos.

Uma das questões que o centro teve que lidar é que esses animais minúsculos são muito pequenos e míopes. Isso os torna muito suscetíveis a uma ampla gama de perigos feitos pelo homem, como buracos de drenagem, redes de futebol, suportes de lata de plástico, latas de lata e até mesmo itens de jardim cotidianos, como ervas, cortadores de grama e redes. A equipe do centro de resgate leva os outiços ao local para limpá-los com as instalações médicas apropriadas. Depois disso, eles são lançados no “Céu de Ouriço”, de May, que é um jardim cheio de plantas que atraem insetos, para que possam se enraizar na terra e viver em um ambiente natural novamente.

“É um paraíso para ouriços”, diz May ao apresentador do programa Steve Backshall. “É a casa intermediária deles. Eles aprenderão a cuidar de si mesmos e voltarão para a natureza – porque são animais selvagens.” Muitos dos ouriços que a equipe de resgate traz para o centro geralmente carregam ferimentos graves. Um desses ouriços, apelidado de Phil, chegou no meio do show faltando um pé. A equipe considerou que a lesão foi muito dura e teve que amputar toda a perna. “Acho que nenhum de nós percebeu o quão estressante seria”, continuou. “Você percebe o quanto uma operação como essa é. Se eles não tivessem sido capazes de fazê-la respirar novamente, tão habilmente, teria sido isso. Teria sido um resultado terrível. Mas ela parece ótima. A lenda do rock acrescenta: “É difícil ser pai!”

Na Grã-Bretanha, particularmente, os ouriços são muito comuns e são encontrados em quase todos os lugares, exceto algumas das Ilhas Escocesas. Dito isto, seus números tendem a ser escassos ou ausentes de áreas úmidas e florestas de pinheiros. Terras áridas e montanhas não são populares, provavelmente porque não têm comida adequada e locais de ninho.

Fonte: www.apsari.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *