Cool Cat – Por Helenita dos Santos Melo

COOL CAT

(10ª música do 10° álbum)

Cool Cat é uma das primeiras canções que se trabalharam em Munique em junho de 1981.

– Fruto da colaboração entre John Deacon e Freddie Mercury, é um dos poucos temas compostos por duas pessoas em um álbum do Queen.

– Pela primeira vez, ambos músicos colaboram de maneira estreita, apesar dessa época não terem uma relação mais íntima, como reconheceria o baixista:

– Nós não nos víamos muito fora das sessões de trabalho. Cada um tinha seus próprios amigos. Por exemplo, eu não passaria nunca pela casa de Freddie, e ele não viria jamais à minha. Somos os opostos um do outro.

– Porém, a união faz a força, e desta colaboração artística surge a melhor joia do álbum Hot Space: um tema com uma sensualidade incrível, com estribilhos dotados de uma melodia incomparável.

– O destino de Cool Cat deveria ter sido similar ao de Under Pressure, já que a primeira versão gravada pelo grupo incluía coros interpretados por David Bowie.

– Poucos dias antes do seu lançamento, alguém adverte ao Duke de que esta é a versão que aparecerá no álbum. Porém o cantor, que não estava satisfeito com sua atuação, se opõe a ela. Brian recorda:

David unicamente havia feito algumas gravações de apoio. Isto fazia um pouco mais atraente a canção, porém ninguém pensou nisso com cuidado.

– Como resultado, a EMI teve que voltar a prensar o disco, sem Bowie, e adiar a publicação do álbum.

– Brian May diria ainda:

Somos pessoas realmente teimosas no Queen e muitas vezes tomamos nossa posição. O Sr. Bowie também. Na verdade, ele provavelmente é tão teimoso quanto nós quatro juntos.

– É possível escutar esta versão na internet para formar-se uma própria opinião.

– O título de trabalho da canção era Wooley Hat, porém foi mudada para Cool Cat quando Freddie escreveu a letra com John.

– A talentosa cantora e pianista Juliette Armanet, propõe em 2018, no bônus do seu álbum Petite Amie Live, uma versão de Cool Cat com sua própria letra em francês.

Mais uma vez, John Deacon atinge a marca com a quente e doce Cool Cat, em que a voz extremamente aguda de Freddie faz maravilhas.

 

Vídeo oficial de Cool Cat

 

Cool Cat com David Bowie

 

Cool Cat, com Juliette Armanet

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *