Bohemian Rhapsody e suas particularidades – Um opus musical de 47 anos – Por Sheila Pauka

15 curiosidades sobre a icônica Bohemian Rhapsody !

1) Todas as músicas de Queen eram feitas em conjunto. Mas Bohemian Rhapsody tinha a sua peculiaridade… E chegou completa (letra e música) pelas mãos e genialidade de Freddie Mercury, que já estava compondo desde os anos 60.

2) Freddie começou a gravar sozinho, no Rockfield Studios, no País de Gales, em Agosto de 75.

3) Toda a canção foi feita sobre livros e pedaços de papel de telefone, o que tornou complicada a compreensão de algumas partes pelo restante do grupo.

4) Em 2.002, Brian May revelou que Freddie sabia exatamente o que estava fazendo… nós só ajudamos ele dar vida à este bebê .

5) Freddie, Brian e Roger cantam na sessão de ópera. Os tons de vozes super baixos são de Brian, os médio-altos precisos de Freddie e os agudos estridentes de Roger.

6) Na época, uma mesa de som tinha apenas 24 canais. Mas para Freddie não era o suficiente, e não satisfeito em completar os 24, continuou gravando outros takes por cima, até chegar naquilo que tinha em mente. Foram mais de 180 overdubs e oito lotes de fitas, o que seriam suficientes para gravar dois álbuns inteiros!

Foto: O registro original de 24 trilhas para a sessão. Haviam muitas condensações e saltos nas faixas (um termo que remete à era analógica, quando várias faixas eram mixadas para liberar mais espaço de gravação).

 

7) Todas essas fitas tiveram de ser recortadas com gilete e precisamente coladas com fita adesiva, para que os vocais gravados nas infinitas unidades diferentes ficassem perfeitamente alinhados.

A caixa que contém a cópia master de Bohemian Rhapsody – a gravação. Reparem no nome – Rockfield Studios.

 

8) Já Brian May gravou o solo de guitarra icônico em um só take e um só canal. O diferencial da guitarra é o amplificador caseiro que John Deacon tinha feito.

9) Freddie Mercury tocou no mesmo piano que Paul McCartney utilizou para gravar Hey Jude.

10) A ópera levou mais de 70 horas para ser concluída.

11) Scaramouche, citado na canção, é um palhaço que se esquiva das situações difíceis às custas de outro (personagem da comédia dell’arte). Bismillah  significa em nome de Allah  e Beelzebub é um dos muitos nomes dados ao demônio.

12) As gravadoras EMI e Elektra tentaram cortar pedaços da canção. Segundo Roger disseram que ela era um tanto longa e não iria funcionar. E o baterista comentou que a banda até cogitou cortá-la, mas concluiu que ela não faria qualquer sentido porque perderiam todos os humores diferentes da canção.

13) Quem introduziu a música na rádio pela primeira vez foi o comediante Kenny Everett. E comentou: Ela poderia ser de meia hora de duração, e seria a número um por séculos!

14) O videoclipe da música foi produzido para ir ao ar no programa de TV Top of the Pops, já que a Banda estaria ocupada em turnê. E acabou sendo um tiro certeiro, porque rendeu mais visibilidade comercial para o grupo. O Queen iniciou a onda de lançamento de músicas com clipes.

Foto do gravador de 24 faixas que o Queen usou para produzir Bohemian Rhapsody.

 

15) Bohemian Rhapsody ficou nove semanas consecutivas no 1º lugar no Reino Unido e até hoje é uma das canções recordistas de permanência no topo da parada britânica.

 

Pra fechar com chave de ouro, o link abaixo …

 

Fonte – panfloripa.com.br

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *