Vídeo: Transformação do Queen – Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon, do nascimento aos dias de hoje

Queen, banda de rock britânica cuja fusão de heavy metal, glam rock e teatro, tornou-se uma das bandas mais populares da década de 1970

Breve história sobre a banda:

Embora normalmente criticados pelos críticos de músicas, o Queen criou uma mistura nova, com solos de guitarra do virtuoso Brian May e superou as harmonias vocais tradicionais com a performance extravagante de seu vocalista Freddie Mercury.

  • Freddie Mercury (nome original Farrokh Bulsara; nascido em 5 de setembro de 1946, Stone Town, Zanzibar [agora na Tanzânia] – faleceu em 24 de novembro de 1991, em Kensington, Londres, Inglaterra).
  • Brian May (nascido em 19 de julho de 1947, Twickenham, Middlesex, Inglaterra).
  • John Deacon (nascido em 19 de agosto de 1951, Leicester, Leicestershire, Inglaterra).
  • Roger Taylor (nome original Roger Meddows-Taylor; nascido em 26 de julho de 1949, King’s Lynn, Norfolk, Inglaterra).

Ajudado pelo produtor Roy Thomas Baker, o Queen subiu nas paradas internacionais com seu terceiro álbum, Sheer Heart Attack (1974). A Night at the Opera (1975), uma das produções mais caras da música, vendeu ainda melhor. Evitando o uso de sintetizadores, a banda criou um som que era parte do Music Hall inglês, principalmente pela rock operística “Bohemian Rhapsody”, o principal single Britânico por nove semanas.

O sucesso espetacular se seguiu em 1977 com “We Are the Champions” e “We Will Rock You” – que se tornaram hinos onipresentes em eventos esportivos em todo o mundo.

The Game (1980), com “Crazy Little Thing Called Love” e “Another One Bites the Dust”, foi o primeiro álbum a ficar em primeiro lugar nos Estados Unidos.

Sua popularidade diminuiu por um tempo na década de 1980, no entanto uma performance espetacular no concerto de caridade Live Aid, em 1985, aumentou suas fortunas comercialmente.

O álbum Queen – Greatest Hits (lançado mundialmente em 26 de outubro de 1981) foi um sucesso instantâneo, alcançando o número 1 na parada de álbuns do Reino Unido por quatro semanas. Ele passou 833 semanas no Reino Unido e é o álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido, vendendo mais de seis milhões de cópias. Recebeu oito vezes o disco de platina nos Estados Unidos e é o álbum de maior sucesso comercial do Queen no mundo, com mais de 25 milhões de cópias vendidas, tornando-o um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Mercury morreu de AIDS em 1991 e a banda lançou seu álbum final em 1995.

A formação da banda e sua chegada ao estrelato foram uns dos temas do sucesso de bilheteria do filme “Bohemian Rhapsody” (2018). O filme arrecadou mais de US $ 401 milhões em todo o mundo, com um orçamento de produção de cerca de US $ 50 milhões. É o filme biográfico musical de maior bilheteria de todos os tempos. O filme recebeu críticas mistas; a ausência do tema sobre a sexualidade de Mercury foi bastante criticado, várias imprecisões históricas também foram destacadas,
mas a performance de Rami Malek e as sequências musicais receberam elogios.

O Queen entrou para o Hall da Fama do Rock em 2001.

O guitarrista do Radiohead Ed O’Brien comentou sobre a edição britânica do álbum Greatest Hits como: “impecável” e “absolutamente genial”, enquanto o jornalista britânico Brian Viner o considerou “o melhor álbum de todos os tempos”.

Fonte: HYPEN – Tops & More

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *