Queen The Greatest – Episódio 20 – Queen no Cinema – Tomada 1 – Flash Gordon

“Queen The Greatest”: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora. Uma série de 50 semanas que celebra os momentos-chave da história do Queen nos lembrando por que o Queen e sua música continuam a ser amados em todo o mundo.

Uma aventura incomum vê o Queen assumir a trilha sonora de um filme, com a banda decidindo que o álbum resultante deve ser tão musicalmente recompensador quanto os anteriores. Brian e Roger descrevem como esse projeto emocionante surgiu e abriu novos caminhos.

“Acho que estávamos bem à frente do jogo lá.” Roger Taylor.

“Oh, não vai funcionar para o meu filme”. Dino De Laurentiis, Produtor.

Queen The Greatest, a jornada pela história do Queen até agora celebrando suas maiores canções, performances e conquistas, esta semana relembra uma nova e fascinante partida para a banda.

Para o que seria o nono álbum de estúdio da banda, esta também seria a primeira vez para eles, sua primeira trilha sonora de filme. É, claro, Flash Gordon. Para uma banda dada a espetáculos auditivos, parecia um ajuste perfeito, embora o produtor Dino De Laurentiis tivesse seu momento de dúvida.

Em 1980, o trabalho em Flash começou junto com as sessões de gravação de The Game, mas embora isso obviamente representasse uma espécie de ponto de partida para a banda, eles estavam determinados a torná-lo um álbum do Queen tanto quanto os anteriores.

Com algumas imagens raras da banda tocando ao vivo em Flash e algumas imagens no estúdio Advision, em Londres, Brian e Roger explicam como o projeto surgiu:

Roger Taylor:

“Foi realmente uma oferta interessante do (produtor) Dino De Laurentiis, e Joe Smith, chefe da Elektra Records, foi o engenheiro de tudo realmente. E foi interessante, na verdade, porque o filme foi um grande sucesso na Europa e no Reino Unido, e fracassou completamente na América ”.

Brian May:

“Mas se tornou um vídeo cult mais tarde. Eu me sinto muito orgulhoso da coisa do Flash porque realmente esta foi a primeira vez que uma trilha sonora de rock foi colocada em um filme que não era sobre rock.

“Houve muita resistência a ele, muitas pessoas disseram que não iria funcionar, incluindo Dino. Quando ele ouviu pela primeira vez, ele disse “oh, não vai funcionar para o meu filme”, a ideia do rock estar lá. Mas ele logo se acostumou com a ideia e acabou adorando. ”

Roger Taylor:

“Na verdade, foi meio que coisa do Brian, e realmente funcionou bastante. Quero dizer, você nunca ouviu rock pesado – muito dele era bem pesado – música em um filme, então essa sequência de batalha é realmente inovadora. ”

Brian May:

“Foi, eu acho, o primeiro.”

Roger Taylor:

“E agora você não pode ver um filme sem álbuns de trilha sonora chegando até você e música pesada.”

Brian May:

“E guitarras pesadas”.

Roger Taylor:

“Acho que estávamos bem à frente do jogo lá.”

Conforme o álbum The Game começou a tomar mais tempo da banda, Brian assumiu a responsabilidade de colocar a trilha sonora em ação. A faixa-título, Flash, seria o único single lançado, mas o álbum está repleto de músicas clássicas do Queen – não menos do que The Hero, que se tornou uma abertura estelar para o show ao vivo … como pode ser visto na apresentação desta banda em Milton Keynes, Reino Unido, 5 de junho de 1982.

Compreensivelmente, este projeto levantou a questão na época se o Queen consideraria fazer outra trilha sonora de filme …

Roger Taylor disse na época:

“Essa coisa de filme era muito interessante, e se alguém vier com uma oferta realmente fascinante para outro filme, talvez possamos pensar sobre isso. Mas, não, somos uma banda de rock and roll, acho que sempre seremos. ”

É claro que o Queen voltou a marcar pontos com sua segunda trilha sonora seis anos depois, para outra fantasia de ficção científica, o enorme sucesso Highlander. Saberemos disso depois.

Próxima semana – Queen: The Greatest Greatest Hits.

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *