Brian May relançou ‘Too Much Love Will Kill You’

Brian May anunciou o relançamento de seu single clássico e vídeo “TOO MUCH LOVE WILL KILL YOU” antes do lançamento remasterizado do álbum Back to the Light em 6 de agosto

Com seu vocal vulnerável, tons suaves, solo de guitarra acústica discreto e melodia indelével, Too Much Love Will Kill You é um destaque do álbum solo de Brian May de 1992, Back to the Light. May se refere a ela como

“de certa forma, a música mais importante que já escrevi”.

Dando início ao relançamento do álbum remasterizado  em 6 de agosto, a faixa está disponível novamente em 30 de julho.

Surgindo originalmente como single em 24 de agosto de 1992, rendeu a Brian um sucesso solo quando alcançou o 5º lugar na parada do Reino Unido. Antes desse lançamento, um May visivelmente emocionado e perfeito fez uma prévia do concerto diante de cerca de 72.000 fãs no Freddie Mercury Tribute Concert do Estádio de Wembley em abril de 1992, talvez consolidando um mal-entendido sobre suas origens.

“Minha desculpa para cantá-la é, eu acho, apenas a melhor coisa que tenho a oferecer”,

disse May, por meio de sua introdução no palco à música. Sua razão para cantar não foi, como muitas vezes se pensava, que ele escreveu a música sobre o lendário cantor do Queen, que morreu em 1991. A música em si remonta a 1986-7, quando Brian a escreveu com dois amigos, os compositores Elizabeth Lamers e Frank Musker. May estava em Los Angeles na época, “longe de casa” e em um “estado de espírito confuso”, tentando se livrar de um período de profunda convulsão pessoal.

Como Brian explica:

“Too Much Love Will Kill You é uma grande e longa história e a versão que você ouve em Back to the Light é a original. Ele tem o teclado original que eu toquei quando estávamos escrevendo a música. Eu e Frank Musker, e sua amiga na época, estávamos em uma sala e foi como uma sessão de terapia para mim. Eu estava apenas despejando todas essas palavras porque me senti como se estivesse preso. Eu estava em um lugar do qual nunca, jamais poderia sair. Tudo o que pude fazer é escrever sobre isso. Esta é a única música que escrevi naquele período de provavelmente nove meses ou um ano. ”

Ao escrever sobre isso, Brian colocou tudo em risco. “A dor vai te enlouquecer”, canta. E embora suas letras tenham origem em um período de sua vida, é essa honestidade muito específica que lhes dá um poder universal. Certamente, para Brian, as palavras mantêm sua ressonância há anos.

“As coisas contra as quais eu luto ainda estão lá. ‘Too Much Love Will Kill You’ é uma crônica do que está realmente enterrado dentro de mim. Cada palavra nele, conforme ouço agora, cada palavra conta para mim. Cada palavra que eu ainda estaria esperando. É exatamente como eu sou por dentro. Eu digo ‘sou’ no tempo presente porque cheguei à conclusão de que não mudei muito. É a única oportunidade que tive na vida de contar como vi. De certa forma, é a música mais importante que já escrevi porque resume a jornada da vida para mim. ”

O poder pessoal da música decorre em grande parte da restrição de Brian no arranjo. Como ele reconheceu, uma música tão arraigada no sofrimento pessoal precisava ser fiel à voz de seu criador, sem enfeites indevidos.

“A versão que fiz está ancorada na fonte. Não há nada lá que não fale apenas sobre a emoção da escrita original. Não há nenhum ponto no original onde a bateria entra em ação e se torna grande. Nunca chega lá. É tudo provisório e bastante delicado. E a emoção crua da maneira como canto é a maneira como me sinto. Eu escrevi, eu sinto isso. ”

E, no entanto, Brian sabia e entendia que os ouvintes também sentiam. Muitos fãs do Queen levaram isso a sério como uma música conectada a Freddie. Enquanto isso, os próprios membros do Queen levaram isso a sério. Uma versão maior foi gravada em 1989 com o vocal de Freddie, que mais tarde viria à tona em Made In Heaven, o álbum do Queen concluído após a morte de Freddie e lançado em 1995. Lançado como single no ano seguinte, a gravação do Queen rendeu Prêmio Ivor Novello de Melhor Canção Musicalmente e Liricamente, um testemunho do poder duradouro de uma canção forte o suficiente para crescer além de suas origens e se manter sobre suas próprias pernas.

“Eu amei trabalhar com Freddie para fazer aquele vocal. Estávamos cientes de que a música estava se tornando algo diferente e significava algo diferente. Todos nós estávamos cientes disso. Obviamente sabíamos que os dias de Freddie eram provavelmente limitados, exceto por um milagre. Então a música começou a parecer algo diferente. E não nos esquivamos de torná-lo muito grande, muito parecido com uma música do Queen. E eu gosto.

“Mas se você quiser ouvir o que a música originalmente despejou nela, com o sangue, suor e lágrimas da minha vida, então esta é esta versão.”

Out of the Light, o lançamento complementar disponível no conjunto Back to the Light box e nos formatos 2CD e digital, apresenta duas leituras alternativas, uma versão para guitarra e uma versão ao vivo gravada no The Palace Theatre, Los Angeles, 6 de abril de 1993 .

“Too Much Love Will Kill You” está disponível para download e transmissão a partir de 30 de julho.

A reedição remasterizada de Back to the Light de Brian May está disponível em 6 de agosto em CD, Vinil, Cassete, download digital e formatos de streaming e pode ser pré-encomendado em: https://BrianMay.lnk.to/BackToTheLigh

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Brian May toca hoje a noite

Postado por - 24 de setembro de 2004 0
Brian tocará hoje a noite no Wembley Arena para o Miller Strat Pack concert, em benefício de Nordoff-Robbins Music Therapy,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *