Assista: ‘The Show Must Go On’ – Live Around The World

A história da música

Como a décima segunda e última faixa de  Innuendo , o último álbum do Queen lançado durante a vida de Freddie Mercury, “The Show Must Go On” foi concluído enquanto Freddie já estava nos estágios finais de sua batalha contra o então incurável horror da AIDS.

Brian May diz “Embora todos estivéssemos cientes da tragédia iminente de Freddie, tivemos alguns momentos de inspiração e alegria no estúdio, fazendo o álbum Innuendo. Não falamos muito sobre a doença de Freddie – ele só queria continuar com o ‘business as usual’ tanto quanto possível. Mas já havia apenas um ou dois dias por semana em que Freddie estava bem o suficiente para vir trabalhar conosco. Pegamos aqueles momentos preciosos e os aproveitamos ao máximo. Eu estava trabalhando em “The Show Must Go On” como uma ideia, mas não tinha certeza se o título era muito óbvio. Freddie ouviu e amou e descartou qualquer pensamento de que havia um problema com o refrão ou o título. Ele queria trabalhar nisso. ” 

“Não discutimos o significado da música, mas era claro que era evidente no fundo que era uma tentativa de dar voz aos sentimentos que a valente luta de Freddie contra a AIDS criou em todos nós, e até mesmo em Freddie. Ele estava com muito pouca energia para criá-lo sozinho. Mas eu tive uma tarde especial inesquecível trabalhando junto com ele para solidificar a letra do primeiro verso desta canção embrionária sobre um palhaço cuja maquiagem escondia sua dor, antes que ele escorregasse para assistir a outro tratamento. Isso me deu material lírico suficiente para depois expandir para os dois versos finais. Terminei de mapear a música, cantei a coisa toda como uma demo, incluindo a seção “Wings of Butterflies” adicionada, que de alguma forma apareceu em minha cabeça muito tarde uma noite, e eu toquei para ele quando ele estava no estúdio. A melodia pedia algumas notas de topo muito exigentes, e eu só fui capaz de “demo” em falsete. Eu disse a Freddie … “Eu não quero que você se esforce – esta música não vai ser fácil com voz plena, mesmo para você!”.  Ele disse: “Não se preocupe – vou acertar, querido!”. Ele então engoliu algumas de suas doses favoritas de vodca, se apoiou na mesa de mixagem e … fez uma das apresentações mais extraordinárias de sua vida. Na mixagem final do TSMGO, ao chegar em “On with the Show” você está ouvindo um homem que conquistou tudo para entregar seu melhor trabalho. ” 

‘The Show Must Go On’ inevitavelmente assumiu uma pungência adicional após a morte de Freddie. A tragédia da AIDS negou-lhe a oportunidade de apresentá-la em um show ao vivo do Queen. Mas a canção fez sua estonteante estréia no palco no concerto do Freddie Mercury Tribute Concert no Wembley Stadium de Londres em 23 de abril de 1992. Elton John assumiu o vocal principal, e Tony Iommi do Black Sabbath foi convidado na guitarra.

A música tem outra forte ressonância emocional na história do Queen.

Brian May, Roger Taylor e John Deacon cantaram a música ao vivo apenas pela segunda vez na abertura em Paris do ‘Ballet For Life’ de Maurice Béjart. Criado pelo lendário coreógrafo Maurice Béjart em colaboração com Gianni Versace, ambos agora tristemente desaparecidos, ‘Ballet For Life’ celebrou a vida e obra de Freddie Mercury e do ex-dançarino principal de Béjart, Jorge Donn, que também morreu de AIDS. Com música de Queen e Mozart, foi apresentada pela primeira vez em 17 de janeiro de 1997 no Théâtre de Chaillot em Paris. No final da apresentação, os três membros sobreviventes da banda Queen cantaram ‘The Show Must Go On’ ao vivo com Elton John. Essa seria a última apresentação ao vivo de John Deacon com seus companheiros de banda.

A nova versão ao vivo

Como revela a emocionante  tomada de Live Around The World , ‘The Show Must Go On’ é agora um destaque contemporâneo da experiência Queen + Adam Lambert.  Adam Lambert diz: “The Show Must Go On ‘é uma música com uma mensagem profundamente ressonante. Acho que todos nós temos momentos na vida em que sentimos que as chances estão contra nós e que a subida é íngreme. Eu sempre sinto uma grande liberação catártica em todo o público durante essa música. Acho que todos reconhecemos que foi uma grande declaração para Freddie naquele ponto de sua jornada também: ele estava lutando por sua vida. ”

Esta apresentação da música foi capturada no segundo dos dois shows espetaculares da banda na 02 Arena de Londres em 4 de julho de 2018. Ambos os shows atraíram aclamação da crítica, com os críticos observando que “muitos fãs entusiasmados deixando a arena estavam chamando-o de um de seus todos – shows favoritos ”e declarando“ este é o melhor show ao vivo ”.

Esta versão de ‘The Show Must Go On’ mais do que atesta isso. Jogado com uma profundidade de sentimento inegável, é a vitrine perfeita para os talentos singulares de Adam Lambert. Embora o cantor tenha afirmado categoricamente “Nunca haverá outro [Freddie Mercury] e eu não vou substituí-lo” em muitas ocasiões, a performance ousada mas digna de Lambert de ‘The Show Must Go On’ é o suficiente para parar até mesmo a maioria casual de observadores em suas trilhas. Como um crítico importante  disse: “Ele é dono de si, ele traz seu próprio estilo, identidade e nuances distintas para as músicas” e ele faz isso em nenhum lugar mais do que em ‘The Show Must Go On’ .

‘The Show Must Go On’ foi criado pela banda como um tributo ao desejo de Freddie Mercury pela vida, mesmo quando a saúde do vocalista do Queen estava piorando, mas neste mundo socialmente distanciado de 2020 ‘The Show Must Go On’ – talvez agora mais do que nunca – parece o hino perfeito para nossos tempos.

Para o baterista Roger Taylor, que, com Brian May e Adam Lambert ocupar um lugar de vanguarda do rock na 21 st século “a música diz tudo”.

Live Around the World – o CD e DVD

O primeiro álbum ao vivo do Queen + Adam Lambert,  o muito aguardado Live Around The World  apresenta uma compilação dos destaques do show capturados em todo o mundo e selecionados pessoalmente por Roger Taylor, Brian May e Adam Lambert. As faixas são tiradas de mais de 200 shows que tocaram juntos, com vários aqui se tornando disponíveis pela primeira vez. Estes incluem concertos do Rock In Rio e Lisboa para o Isle Of Wight Festival no Reino Unido e Summer Sonic no Japão, para datas selecionadas de digressão no Reino Unido e na América do Norte. Todos os formatos também incluem a apresentação inteira da banda Fire Fight Australia em fevereiro de 2020, durante a qual eles apresentaram o set original do Queen, que fez história em 1985, no Live Aid. O álbum está disponível em 2 de outubro.

Clique aqui para pré-encomendar ‘Live Around The World’.

https://youtu.be/odtNNiIzv1k

Fonte:  http://www.queenonline.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *