Under Pressure – Por Helenita dos Santos Melo

UNDER PRESSURE

(11ª música do 10° álbum)

 

– Quando, durante o verão de 1981, os músicos do Queen retornam ao Mountain Studios de Montreux (que então pertence a eles), recebem a visita do seu compatriota e amigo David Bowie, disposto a gravar o tema Cat People (Putting Out Fire), composto pelo produtor do momento Giorgio Moroder.

– Então improvisam uma jam-session con o Duke antes de celebrar o encontro com um jantar.

Passamos um bom momento improvisando com as músicas que todos conhecíamos – recorda Brian May -. Porém rapidamente decidimos que seria divertido criar algo novo. Todos nós pesamos as ideias, e minha contribuição foi um ótimo riff em re, que eu tinha em mente há muito tempo. Porém o que mais nos emocionou foi um riff interpretado pelo Deaky […]. Algo assim como Ding-Dind-Ding-Diddle-Ing-Ding. Porém depois do jantar, o baixista foi incapaz de recordar o riff.

 

Tinha saído completamente da mente – recorda Roger Taylor divertido no documentário ‘Days Of Our Lives’ -. […] Porém, eu o recordei.

– A banda e Bowie se dedicaram a tocar em torno deste riff de baixo, e a sessão, que se estenderia ao longo das seguintes vinte e quatro horas, daria lugar a Under Pressure, cujo título de trabalho era People On Streets.

– O instrumento utilizado por John na introdução mundialmente conhecida de Under Pressure é uma Fender Precision Special 1981. Este baixo propõe uma novidade com relação aos modelos anteriores: está equipado com três potenciômetros (volume, baixo e agudo), enquanto que as Precision tradicionais contam com somente dois botões (volume e tonalidade).

– John pôde, então, cruzar as frequências sonoras de seu instrumento até encontrar o som ideal mais adequado para a introdução do tema.

– Brian contribui com alguns arpejos de guitarra para a partitura de John, que ele dobraria na pós-produção.

– Ele lembra:

David era categórico sobre o fato de que devia ser interpretado com doze cordas!.

– Ao ser perguntado sobre a versão de Under Pressure do rapper Vanilla Ice no seu sucesso Ice Ice Baby em 1989, Roger Taylor declara, de um modo um pouco astuto:

Ele não a escreveu, nos roubou de um dos nossos álbuns […]. Não gosto da sua canção. É um rapper branco da Flórida. Genial…! Com um corte de cabelo bastante divertido!.

O duo Mercury-Bowie nunca interpretou Under Pressure no palco. Na imagem, o Thin White Duke, David Bowie, junto a Brian, John e Roger no The Freddie Mercury Tribute Concert, em abril de 1992.

 

Vídeo oficial de Under Pressure

 

David Bowie e Annie Lennox cantam Under Pressure no The Freddie Mercury Tribute Concert

 

Ice Ice Baby, com Vanilla Ice

 

David Bowie e sua baixista Gail Ann Dorsey interpretam Under Pressure:

https://youtu.be/0liLtMtzs-k

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *