Brian revela como Freddie Mercury orientou a gravação de ‘Face It Alone’

Em uma entrevista recente, o famoso guitarrista do Queen, Brian May, compartilhou informações sobre os bastidores da música lançada recentemente Face it Alone, gravada no final dos anos 1980, durante a criação do 13º álbum de estúdio da banda Queen, The Miracle.

A maior glória é, claro, a voz de Freddie. É simplesmente magnífico. Você ouve essa qualidade em sua voz. Você ouve a paixão em sua voz. E ele não tem medo. A maneira como ele dobra algumas dessas notas é tão bonita, , disse ele à Total Guitar.

May também confessou que a música é extraordinária, com uma história comovente, já que foi gravada na época em que Freddie Mercury havia sido diagnosticado com HIV. E ele lembrou:

Estávamos lidando com o declínio da saúde de Freddie e nos unindo para apoiá-lo.

Apesar de tudo o que estava acontecendo e da deterioração de sua condição física, o cantor foi quem assumiu a liderança durante as gravações.

Sempre havia um de nós que estava no comando. Ele vinha com as letras e nos guiava por aquele material maravilhoso. E enquanto estávamos trabalhando nisso, ficamos muito animados com isso.

Durante a nota, ele explicou que esta é uma peça de conjunto para a qual todos os quatro membros da banda contribuíram: Freddie, Brian, o baterista Roger Taylor e o baixista John Deacon.

É raro encontrar fragmentos que encapsulam todos os quatro trabalhando juntos”, disse ele. “Mas John está lá, absolutamente ao vivo com Freddie. E o Roger está aí com suas estranhas atmosferas de percussão.

Uma das discussões que tivemos, e uma das razões pelas quais queríamos lançá-lo, é porque é tudo original”, “Consertamos um pouco e acho que, bem, eu sei, se tivéssemos trabalhado mais nisso, teria mudado. Poderia ter se tornado um épico de seis minutos. Mas eu realmente gosto do jeito que é. É muito genuíno. Fale sobre os tempos, disse ele.

Por outro lado, o guitarrista revelou que em seu solo de guitarra

Dá para ouvir que eu toquei esse solo basicamente como uma forma de ir do primeiro para o segundo verso. Era como, “É assim que me sinto agora, provavelmente trabalharemos nisso mais tarde, mas quem sabe o que pode acontecer.” Então o solo acontece um pouco no momento. Sou eu tentando ser uma voz ao lado de Freddie para espalhar a vibração e a mensagem da música. É uma coisa muito real.

 

Os solos

Na nota, May explica que o intervalo principal de sua guitarra em Bohemian Rhapsody, eleito o maior solo de todos os tempos pelos leitores do TG em 2021, chegou a nove compassos. Em sete compassos, seu solo em Face It Alone mais uma vez evita as tradicionais estruturas de quatro/oito compassos.

Ele não estava consciente dessa forma. Não é questão de contar. Mas é uma forma consciente de construir as coisas, então você deixa um espaço aberto para a voz tomar conta de novo. Tão consciente de uma forma inconsciente, eu acho. É assim que construímos músicas, então há espaço para as ideias se desenvolverem e seguirem em frente.

No entanto, ele comentou na nota que há alguns detalhes sobre os quais Brian não tem certeza.

Primeiro, o som estranho e áspero dos arpejos nesta faixa.

O som de fundo básico? Bem, não me lembro muito bem. Então, ou é um teclado ou foi transformado em um som de teclado por meio de um dispositivo, e eu realmente não sei. Entendo o que você está dizendo. Vou ter que voltar e dar uma olhada!

Em segundo lugar, você estava tocando aquele solo com palheta ou estilo de dedo? Parece muito pessoal da maneira que o estilo de dedo costuma fazer, mas também soa como o tilintar de metal em uma corda.

Você está fazendo todas as perguntas certas e eu não tenho todas as respostas certas! Eu acho que provavelmente seria apenas com o dedo. É uma peça bastante sensível. Claro, com o dedo você pode mexer nele, então ainda tem uma espécie de borda metálica, mas tem muito mais sensação. Então acho que foi feito com o primeiro dedo.

Em sua referência ao vídeo revolucionário Bohemian Rhapsody de 1975, ele disse:

É como parece no vídeo Rhapsody, muito brevemente. Às vezes isso me faz sorrir, porque eu não sabia que estava fazendo isso há tanto tempo. Ele estava martelando com a mão direita em vez de rasgar.

A Total Guitar lembrou que The Miracle foi o primeiro álbum do Queen onde, como expressão de unidade, os créditos de composição de todas as canções foram atribuídos ao grupo como um todo. Mas, como Brian diz agora, sempre havia um de nós que comandava o grupo.

E com Face It Alone, esse era Freddie.

Ele criou a letra e nos guiou por esse material adorável. E enquanto trabalhávamos nisso, ficamos muito empolgados.

 

 

Fonte: https://rdsradio.hn/

Via Rebeca Lang Fernandez, do grupo Bohemian Rhapsody – Bs As do Facebook.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *