Tim Staffell fala sobre o Smile, sua banda com Brian May e Roger Taylor

Esta é a primeira parte de uma entrevista concedida por Tim Staffell a Pavel Strashnyy do Fã-Clube Russo Não Oficial (URQFC) e divulgada no Queenchat.  Tim fala sobre suas lembranças da época do Smile e sobre a composição de algumas músicas.

 

PS: Olá, Tim, é uma honra para nós do URQFC falar com você, meu nome é Pavel Strashnyy e sempre fui fã de seus vocais, considero você um vocalista bastante dramático e único.

TS: Pavel, é muito gentil da sua parte – farei o meu melhor para responder às perguntas da forma mais clara que puder. Devo pedir desculpas em alguns casos em que, na verdade, foi há tanto tempo que não tenho uma lembrança clara …

 

PS: Quando aproximadamente podemos esperar pelo seu novo álbum?

TS: Espero ir a Barcelona em meados de setembro e gravar o álbum em um período de três semanas com meu filho e alguns músicos com quem estou ansioso para trabalhar – a pandemia realmente atrapalhou os planos de todos – mas espero que possamos voltar aos trilhos. Eu acho que poderíamos esperar a mídia digital talvez para a primavera de 2022 (outono aqui no Brasil).

 

Algumas perguntas do URQFC para você:

– O nome do grupo ‘Smile’

Você foi o autor deste nome? Brian e Roger tinham suas próprias ideias para o nome da banda?

Parece que me lembro que foi ideia minha na época, mas eu não apostaria nisso; se Roger ou Brian me contradissessem, eu não seria capaz de discutir. No entanto, o logotipo do Smile era meu – eu criei a arte original naquela época – colocamos ela no bumbo de Roger – e eu mesmo imprimi alguns cartões de visita no Ealing College. Acredito que existem camisetas à venda do site do Queen que têm o logotipo original reimpresso …

 

 – ‘Polar Bear’ – Música do Brian.

Brian e Roger participaram da gravação dos vocais dessa música?

Sim, Brian assume o vocal principal nos versos, e eu faço a segunda metade a cada vez – então, nós três nos juntamos nos vocais de fundo. A voz de Brian é adorável – acho que a minha é um pouco “forçada”.

 

– ‘April Lady’ – qual foi a conexão entre Stanley Lucas, que escreveu esta música, e a banda ‘Southern Comfort’, que a gravou em 1971?

Stanley Lucas não tinha nada a ver com ‘Southern Comfort’ – verdade, eles gravaram a música dois anos depois de nós – e a autoria foi creditada a Carl Barnwell daquela banda, mas Lucas era um autor americano que não parecia ter feito mais nada …

PS: É claro que Roger participa da gravação dos vocais nesta música. Brian também gravou backing vocals?

TS: Mais uma vez, Brian assume o vocal principal – nós três gravamos o bloco de harmonia de fundo, e Roger fica com o vocal principal de resposta para terminar cada verso.

 

– ‘Doin’ Alright’

PS: Quem começou a escrever essa música? Quais partes foram escritas por você e quais partes foram escritas por Brian?

TS: Isso é bem difícil de lembrar, embora eu tenha certeza de que teria sido Brian que teria dado a ideia da progressão de acordes original, à qual eu adicionaria a letra – e muito provavelmente modificaria alguns dos acordes para encaixar em uma parte da letra que eu quisesse incluir.

 

– ‘Step On Me’

PS: O mesmo tipo de pergunta aqui. Quem começou a escrever essa música? Quais partes foram escritas por você e quais partes foram escritas por Brian?

TS: Tenho bastante certeza de que essa era uma música inteiramente do Brian; mas, novamente, conforme eu colocava a letra – se eu quisesse alguma modificação que permitisse que a narrativa fluísse melhor, Brian interagiria e ajustaria as coisas …

 

– ‘Earth’

PS: Brian e Roger participaram da gravação dos vocais dessa música?

TS: Apenas nas harmonias de fundo. Eu peguei o vocal principal apenas; A propósito, quando Brian gravou a nova versão no meu álbum aMIGO – ele cantou brilhantemente!

PS: Parece que este álbum tem um sintetizador – quem tocou essa parte?

TS: Não é um sintetizador – é um órgão Hammond; Não sei quem tocou, mas sempre achei que era uma parte extremamente importante da gravação.

 

Continua…..

 

Fonte: (Home | Queen Discussion Forum (boards.net).

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *