Queen The Greatest Live – Episódio 45 – Ao Vivo no Século 21

Na vanguarda do rock ‘n’ roll britânico desde 1970, o Queen viram a experiência ao vivo evoluir de uma comunhão no momento para a partilha de vídeo da era dos smartphones.

Na entrevista em vídeo exclusiva desta semana, Brian May e Roger Taylor falam sobre as maiores mudanças, para melhor e para pior.

O Queen ocupou os anos 70 e foi dono dos anos 80 – mas eles são quase únicos como uma banda daquela era dourada do rock britânico que permanece ativa e relevante na era moderna com uma capacidade incomparável de surpreender continuamente e surpreender seu público com uma experiência obrigatória, e ano após ano, a experiência fica cada vez maior e melhor.

 

 

A entrevista em vídeo exclusiva desta semana com Brian May e Roger Taylor mostra os cofundadores do Queen explicando como a experiência ao vivo se adaptou a um mundo em mudança e respondendo à pergunta sobre como os shows e o público de hoje se comparam àqueles de quando tudo começou.

A reação é muito semelhante à que costumava ser, diz Brian sobre a triunfante Rhapsody Tour deste ano.

A maior diferença são os telefones celulares, porque antigamente as pessoas não tinham esse material e simplesmente ficavam lá, interagindo com a mente, o corpo, os olhos e os ouvidos. Não é assim agora. Todo mundo tem esse desejo de imortalizar as coisas. Então, quando você olha para fora, você vê quase tantos celulares quanto pessoas, o que é estranho. Há efeitos indiretos disso porque não há mais nada secreto. Costumávamos ir de cidade em cidade e o público não tinha ideia do que iríamos fazer. Então tudo era novo e emocionante. Hoje em dia as pessoas terão filmado. Estará no YouTube, estará no Instagram e as pessoas saberão o que você fez ontem à noite.

Felizmente, como Brian revela, ele tem um truque para estimular os fãs a desfrutarem de uma experiência imediata.

Quando eu toco Love Of My Life, peço a eles que acendam as luzes. As pessoas não necessariamente entendem, mas o que estou dizendo é que você não está usando seu telefone para filmar neste momento. Na verdade, você está usando a luz, então não pode filmar ao mesmo tempo. Acho que é em parte por isso que o momento é tão poderoso, porque as pessoas de repente dizem: ‘Oh, não há mais nada exceto a performance’.

Como uma banda cujos shows de 2023 começaram com a ilusão surpreendente de um exército de robôs invasores, o Queen dificilmente pode ser acusado de ter uma mentalidade da velha escola – e como Roger explica, a tecnologia também tem seus benefícios.

As luzes modernas quase não geram calor. Antes, o palco parecia uma fornalha. Nosso equipamento de iluminação caía e meu banco soltava fumaça. Estava tão quente no palco que era indescritível. Claro, isso acabou agora. E então, você tem essas telas maravilhosas, que ficam melhores a cada ano. É possível fazer coisas incríveis com elas.

 

Em última análise, explica Brian, o truque é abraçar o que há de mais moderno sem nunca perder de vista as emoções primordiais de um show de rock ao vivo.

Há algumas coisas onde somos conscientemente old school. Uma delas é definitivamente a forma como as luzes são operadas. Muitas pessoas hoje em dia trabalham com predefinições. Ao passo que preferimos que alguém aperte os botões conosco, sentindo o que estamos fazendo. O mesmo acontece com o vídeo. Não trabalhamos com um clique, eles têm que trabalhar os pequenos trechos do vídeo para mantê-los sincronizados conosco, o que é ótimo. Isso deixa tudo trancado – faz com que seja um show verdadeiramente ao vivo.

Próxima Semana: Rainha do Século 21 – Hammer To Fall

Foto: © Queen Productions

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *