Após a turnê para divulgação do álbum The Works, o Queen estava planejando umas merecidas férias. Mas o sucesso estrondoso do show do Live Aid no dia 13 de julho de 1985 mudou os planos. Após o show eles se sentiram revigorados e resolveram entrar no estúdio para gravar algo. Em setembro de 1985 eles entraram no Mountain Studios e duas semanas depois nascia One Vision, e a partir daí, eles decidiram trabalhar em seu décimo segundo álbum de estúdio. Durante as sessões, a banda foi abordada pelo diretor Russel Mulcahy que queria que a banda fizesse a música tema do filme Highlander, estrelado por Christopher Lambert e Sean Connery. Após assistir uma prévia de 20 minutos do filme, a banda ficou tão empolgada que acabaram fazendo a trilha sonora completa.
Então, no segundo semestre de 1985, eles começaram a trabalhar nas músicas para Highlander. Como antes, a banda caiu em velhos hábitos, muitas vezes trabalhando solo em suas próprias canções, o que explica as estranhas formações de instrumentação: John toca guitarras rítmicas em Pain Is So Close To Pleasure e Don’t Lose Your Head, e decidiu não ter qualquer guitarra em One Year Of Love. Who Wants to Live Forever, de Brian, é, essencialmente, um dueto entre Freddie e Brian, com acompanhamento orquestrado pela Orquestra Filarmônica de Londres; a percussão foi tocada pela orquestra e programada por Brian. A faixa-título foi escrita completamente por Roger antes de ser levada por Freddie, que adicionou o riff de baixo e a transformou de uma canção de rock cinematográfico (como ouvido nos créditos finais de Highlander) em uma canção pop contagiante. No filme pode ser encontrada também uma versão cover de New York, New York.
O álbum foi lançado em 2 de junho de 1986, e álbum alcançou a posição número um no Reino Unido apesar da indiferença da crítica especializada. Nos Estados Unidos, o álbum ficou no modesto 47° lugar.
O álbum apresentava nove canções, sendo que uma – One Vision – foi lançada em novembro de 1985 e fez parte da trilha sonora do filme Águia de Aço, estrelado por Louis Gosset Junior. Supõe-se que o álbum tenha vendido tão bem não apenas por causa da arrogância do Queen no Live Aid, mas também por causa do anúncio da maior turnê do Queen no Reino Unido / Europa até hoje, que começou uma semana após o lançamento do álbum.
O álbum se tornou o primeiro novo lançamento do Queen a aparecer em CD, e um material adicional foi emitido: remixes estendidos de A Kind Of Magic e Friends Will Be Friends (intitulado A Kind Of ‘A Kind Of Magic’ e Friends Will Friends Will Be Friends …, respectivamente) e uma versão instrumental de Who Want To Live Forever (intitulada Forever) foram lançados como material bônus. Em 1991, quando a Hollywood Records adquiriu o catálogo anterior do Queen, apenas Forever e o remix estendido de One Vision foram lançados.
Músicas do álbum:
Fontes:
Livros:
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Sites: www.queenpedia.com
www.queenvault.com