Queen recebe prêmio Brit Billion da Indústria Fonográfica Britânica

Brian May e Roger Taylor são os últimos artistas a receber o prêmio comemorando mais de um bilhão de streams no Reino Unido

O icônico grupo de rock Queen recebeu o BRIT Billion Award do BPI (British Phonographic Industry – Indústria Fonográfica Britânica), a voz representativa das gravadoras e gravadoras líderes mundiais do Reino Unido, que também abriga o BRIT Awards (prêmios anuais de música popular da BPI).

O BRIT Billion Award celebra a notável conquista da banda como artistas de gravação ao ultrapassar a marca de um bilhão de streams de carreira no Reino Unido – conforme calculado pela Official Charts Company.

Contribuindo para o enorme total, os sucessos mais tocados do Queen incluem clássicos como Another One Bites The Dust, Bohemian Rhapsody, Crazy Little Thing Called Love, Killer Queen, Radio Ga Ga, Under Pressure, We Are The Champions e We Will Rock You , entre muitos outros.

Recebendo o prêmio pelo Queen estão Sir Brian May e Roger Taylor OBE, que receberam o troféu personalizado criado para o BPI por Gaudio Awards na forma do BRITs ‘B’ e incorporando uma estatueta encapsulada do BRITs. O prémio atribuído ao Queen coincide com os 50 anos do álbum de estreia homónimo da banda, lançado em julho de 1973 – o mesmo ano em que o próprio BPI assumiu a atual função.

 

Sir Brian May, do Queen, disse sobre o prêmio BRIT Billion:

Obrigado por presentear o Queen com um prêmio BRIT Billion. Somos gratos a todos os nossos fãs que nos apoiam e continuam a curtir nossa música. Rock no BPI.

Outro membro do Queen, Roger Taylor OBE, acrescentou:

Estou emocionado em aceitar o BRIT Billion Award em nome do Queen, comemorando ter sido transmitido mais de um bilhão de vezes no Reino Unido, o que é incrível. Gostaria de agradecer a todos que extraíram um pouco de prazer de nossa música. Ainda estamos por aí e esperamos entretê-lo um pouco. Obrigado.

 

 

O Queen, cuja formação clássica também incluía Freddie Mercury e John Deacon, e o BPI desfrutaram de várias conexões compartilhadas ao longo de suas respectivas histórias de cinco décadas.

O álbum de estreia autointitulado da banda foi lançado em julho de 1973, mesmo ano em que o BPI foi incorporado como uma associação comercial, enquanto o Queen estava entre os primeiros artistas a aparecer no BRIT Awards inaugural em 1977 (co-ganhando o prêmio de Melhor Música Britânica Single com Bohemian Rhapsody). Desde então, o aclamado álbum Queen Greatest Hits da banda passou a ser BRIT Certified 24X Platinum pelo BPI como o álbum de maior sucesso de todos os tempos no Reino Unido, com vendas e streams combinados.

O Dr. Jo Twist OBE, Diretor Executivo do BPI disse:

Poucos artistas fizeram mais para popularizar e promover a música britânica em todo o mundo do que o Queen. O termo icônico mal faz justiça às suas realizações monumentais como artistas de gravação – com seus Greatest Hits o álbum de maior sucesso de todos os tempos no Reino Unido e seu corpo de canções clássicas agora celebradas por terem sido transmitidas mais de um bilhão de vezes no Reino Unido.

 

O Queen ocupa um lugar especial no coração do BPI – seu álbum de estreia autointitulado foi lançado no mesmo ano em que fomos formados e eles estavam entre os primeiros artistas a ganhar um BRIT Award inaugural – então não poderíamos estar mais felizes que eles agora foram homenageados com o BRIT Billion Award neste ano de nosso 50º aniversário.

O ministro das Indústrias Criativas e fã de longa data do Queen, John Whittingdale disse:

É fantástico ver o BPI assinalar o seu 50º aniversário com um novo prémio que reconhece o sucesso das maiores estrelas britânicas na era digital. Graças ao streaming, o público futuro pode desfrutar de sua música por muitos anos.

Parabéns ao Queen por alcançar este grande marco. Como fã de longa data, estou muito feliz por eles receberem esse reconhecimento, pois sua mágica continua a entreter milhões de seguidores em todo o mundo.

 

Lançado oficialmente em maio de 2023, a primeira onda de artistas a receber o prêmio BRIT Billion incluiu superestrelas globais ABBA, Coldplay, Mariah Carey e Whitney Houston, artistas pioneiros de rap e hip-hop AJ Tracey e Headie One e artistas pop que dominam as paradas e cantores e compositores Anne-Marie, Ellie Goulding, George Ezra, Lewis Capaldi, RAYE, Rita Ora e Sam Smith.

O prêmio BRIT Billion reflete até que ponto o streaming transformou o cenário musical para artistas e fãs na última década – mais de 85% do consumo de música gravada no Reino Unido agora ocorre por meio de streaming e, em 2022, houve um recorde de 160 bilhões fluxos de áudio no Reino Unido no total.

 

Fontes: www.queenonline.com

BRIT Billion (brits.co.uk)

https://www.loudersound.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *