7) Live Killers – 1979
– O equipamento é o mesmo da turnê americana Jazz. Tem aproximadamente o mesmo número de luzes, 320 na treliça principal de branco, vermelho e verde mais luzes de teto na frente consistindo de luzes azuis, amarelas e vermelhas, como mostrado. Havia 12 luzes ao redor do gongo e elas eram coloridas em branco, vermelho e verde para combinar com o equipamento principal.
8) Crazy Tour – 1979
– Para a turnê Crazy, o Queen usou uma versão menor do Pizza Oven para acomodar pequenos locais em Londres. Em vez de 5 colunas de verde e vermelho, elas foram reduzidas à 4 colunas. Há rumores sobre ter que fazer um buraco no telhado do Rainbow Theatre para que a plataforma fosse suportada.
9) The Game + Flash – 1980
A ideia original para o equipamento era se parecer com algo de Star Wars. Era um equipamento de 07 bancos de luz totalmente móveis. Cada banco consistia em 48 luzes.
Cada banco tinha um holofote controlado individualmente. Isso significa que cada um dos 06 holofotes foi controlado por uma pessoa cada. O equipamento foi chamado de equipamento BIC razor ou UFO’s. Havia aproximadamente 600 luzes, incluindo o equipamento principal, luzes de teto, pedestal de bateria e as luzes sob as asas do palco.
As placas são viradas para baixo antes do show. Quando o show começa, elas aparecem em uníssono, enquanto o trovão é ouvido e as luzes do pedestal da bateria e as asas do satge acendem em sincronia. Quando os Razors finalmente sobem verticalmente, o primeiro riff da guitarra é ouvido e o Queen espetacular começa.
10) Hot Space – 1982
Estas luzes foram especialmente desenhadas para o Queen. O equipamento de iluminação incluia 03 bancos de luzes coloridas que são capazes de mudar para branco. Ele também apresenta o primeiro tipo de luzes inteligentes. Existem 4 unidades de luzes inteligentes, cada unidade é composta por três cabeças contendo um holofote que muda de cor e luzes piscantes adicionais na parte superior e inferior. O primeiro modelo das luzes tinha 6 luzes de largura, 10 luzes de altura.
Os caras da equipe ficavam sentados nos holofotes móveis acima do palco.
11) The Works – 1984
Esta foi a primeira das plataformas de estádio controladas por um sistema de computador. Este equipamento era um equipamento incrível. Ele tinha um design parecido com um pássaro. Na parte inferior das plataformas laterais, possui 3 pares suspensos de luzes inteligentes exclusivas que mudam de cor.
A parte superior se move para cima e para baixo, lembrando o forno de pizza da turnê Jazz. A parede de trás era um mural de Metropolis do videoclipe da Radio Ga Ga com duas enormes engrenagens girando durante o show.
12) Magic Tour – 1986
Foram necessários até 20 trailers para transportar um estágio de iluminação. O Queen, nesta turnê, teve três estágios ” leapfroging ” – um que está fazendo o show, um está sendo construído e um está sendo desmontado. Isso é aproximadamente 60 caminhões para toda a Turnê Magic.
Este equipamento é o último que o Queen terá com Freddie Mercury. A quantidade de luzes usadas é um valor incerto, depende do tamanho do local. Levariam dois dias para construir a iluminação para o Estádio de Wembley. Portanto, o tamanho das plataformas variavam.
Fonte – Queen Concerts
Veja a parte I