Un Autre Monde – A Leitura do álbum Innuendo por JJ Grandville

Inspirações Admiráveis!

INNUENDO E JJ GRANDVILLE

Jean Ignace Isidore Gérard, mais conhecido pelo pseudônimo de Jean-Jacques ou J. J. Grandville, foi um caricaturista francês.

Ele forneceu ilustrações para várias obras-padrão, tais como Dom Quixote, As Viagens de Gulliver e Robinson Crusoé, além de sua obra Un Autre Monde (Another World), inspiradora para Innuendo de 1991, e peças alternativas para a maioria dos lançamentos de singles subsequentes como a faixa-titulo do Álbum –  I’m Going Slightly Mad, These Are The Days Of Our Lives  e The Show Must Go On.

O single Headlong também contou com um dos personagens de Grandville nas costas da capa e como base para o lançamento de um disco de imagens.

Quanto à Innuendo, uma ilustração chamada Le Jongleur des Mondes (O malabarista dos mundos) foi escolhida para ser a capa do Álbum.

Foi ideia de Roger usar as ilustrações e contou com a ajuda de Richard Gray, para adaptar as imagens ao disco.

 

História de Un Autre Monde

Em Un Autre Monde, o Dr. Puff, um vigarista azarado, encontra uma dúzia de músicos de ferro fundido. Ele os reconhece imediatamente como a mais moderna das invenções – uma orquestra à vapor.

Ele decide, então, realizar um concerto, enquanto ele busca espalhar sua nova religião – o Neo-Paganismo – por diferentes universos.

Toda a construção de Un Autre Monde foi uma sátira à França do seu tempo, e uma viagem pelos mundos psicodélicos de Grandville.

O artista francês satirizou a sociedade para expor verdades …

Annie Renonciat (professora na École Normale Supérieure de Lyon) descreveu o paradoxo de seu trabalho como  … seres fictícios, mentiras vestidas de verdade

Com suas inversões oníricas e seu elenco caleidoscópico de objetos antropomórficos, animais e plantas, o mundo do artista francês J. J. Grandville é ao mesmo tempo encantador e inquietante.

Seguem abaixo das fotos, as definições musicais, com as obras de J.J. Grandville que aparecem em Innuendo, na ordem –

 

1️) Le Jongleur des Mondes

 

 

 

 

 

 

 

 

O Malabarista, de Outro Mundo.

O malabarista é o Universo.

No topo de um planeta bastante grande, um malabarista-equilibrista demonstrou à todos, alguns exercícios de habilidade. Nunca um malabarista mostrou tanta destreza e flexibilidade. Tanto na frente quanto atrás dele, ele jogava bolas e as pegava com as mãos, e às vezes elas congelavam imóveis na ponta do nariz.

E essas bolas não eram nem mais nem menos que universos inteiros.

Foi assim que Able (Hahblle – um dos três viajantes para outros mundos) aplicou a grande lei do equilíbrio dos mundos.   (Innuendo)

 

2) Melodie pour 200 Trombones 

         

Uma paródia do uso excessivo de metais na música contemporânea. Retrata duas longas filas de trombonistas, esta primeira à esquerda tendo um slide tão longo que requer um alçapão.
A legenda instrui que a peça seja tocada com fogo, fortíssimo, repetida 300 vezes, depois mais alto ainda. (A música perdendo sua alma).

 

3) Le Volvace 

                   

Representa a cólera, e como ela, em 1833, passa e se nutre do mundo.

É uma imagem antropomórfica de uma criatura marinha.

Le Volvace também representa um cogumelo alucinógeno por isso I’m Going Slightly Mad.

 

4) Le Dr. Puff 

   

Retrata uma oficleide ( instrumento musical ) que deu errado, conforme descrito por Grandville –

Um acidente marcou o fim do concerto. Durante os fogos de artifício em Ré, onde terminava numa melodia doce e sonhadora, um oficleide, sobrecarregado de harmonia, explodiu subitamente como uma bomba, lançando os pretos, os brancos, os  grupetti  de sustenidos, colcheias e semicolcheias. As nuvens de fumaça musical e as chamas da melodia se dispersaram no ar.

Muitos diletantes tiveram suas orelhas estouradas, enquanto outros foram feridos pelos estilhaços das claves de Fá e Sol.

Foram tomadas medidas para garantir que tal acidente não volte a acontecer. (A perfeição musical).

 

5)  Mlle Tender et M. Tunnel 

         

Um concerto de corneta à vapor e soprano.

No Steam Concert, Mlle. Tender atinge um A ultra-agudo perfeito durante seu dueto com Monsieur Tunnel. (Novamente, a perfeição musical).

 

6)  L’Amour 

               

O Cupido.

Ou o vôo do Cupido foi muito rápido, ou o vaso estava muito cheio, algumas gotas do líquido que ele continha escaparam e por acaso, todas pousaram em Hahblle.

▪️Nota – Hahblle – um dos viajantes para outros mundos. (Romantismo musical).

 

7) Grand Festival du Docteur Puff 

       

Grande Festival do Dr Puff.

O primeiro concerto humano-mecânico do incomparável Dr Puff.

Graças à esta admirável invenção,  resfriados, perda de voz e bronquite não existem mais.

A voz dos tenores, baixos, barítonos, sopranos, contraltos, está à salvo de qualquer acidente.

Os instrumentos movidos à vapor produzem efeitos de surpreendente precisão, e os bons compositores da época encontraram finalmente intérpretes à altura das suas melodias. (Simboliza o homem aperfeiçoado).

 

8) Concert A La Vapeur  (Concerto à vapor)

             

A imagem mostra máquinas à vapor que tocam música.

Aqui, Grandville articula a ansiedade que as pessoas sentiram durante a industrialização.

Será que o trabalho deles será o próximo a desaparecer?

Estes músicos mecânicos são parcialmente vaporizados – isto talvez seja uma alusão à natureza tênue dos avanços tecnológicos.  (Novamente, a música perdendo sua alma).

 

Headlong e JJ Grandville

                    

 

 

Fontes –

Blog Sezgin Yazar

Wikipedia

Flickr

Vanderbilt University

 

▪️Nota – Postagem e pesquisa feita em parceria com Sheila Pauka.

Universo Queen

 

Cláudia Falci

QueenNet – Fã Clube do Brasil

Queen Eternamente

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *