Las Palabras de Amor – uma música dedicada aos fãs latinos

Las Palabras de Amor (The Words Of Love)

Data de lançamento: 1 de junho de 1982

Melhor posição nas paradas: 17° lugar na parada britânica.

Lado A: Las Palabras de Amor (The Words Of Love) (Brian May)

Lado B: Cool Cat (John Deacon/Freddie Mercury)

Músicos Freddie Mercury: vocal principal, backing vocal

Brian May: backing vocal, guitarra elétrica e acústica, sintetizador, piano

Roger Taylor: bateria, backing vocal

John Deacon: baixo

Gravado Musicland Studios, Munique: junho-dezembro de 1981

Produtores: Queen, Reinhold Mack

Engenheiro de som: Reinhold Mack

Assistente de engenheiro de som: Stephan Wissnet

Álbum: Hot Space

 

 

– A admiração do guitarrista por novas culturas foi canalizada em Las Palabras De Amor (The Words Of Love), escrita após os primeiros shows da banda na América do Sul em 1981.

– Sobre esta turnê, Brian comenta:

Eles conheciam todas as músicas. Essas pessoas não falam inglês, mas podem cantar junto com todas as músicas do Queen! Então eles eram obviamente fãs genuínos, e eles eram loucos!

– Escrita e gravada para o álbum Hot Space no inverno de 1981, a música é um apelo por amor e esperança em todas as sociedades do mundo.

– Definida com um luxuoso acompanhamento de violão, a música explode em um hino tradicional do Queen, e o sintetizador hipnótico entrelaçado é talvez a primeira integração bem-sucedida desse instrumento em uma música do Queen.

Em 2003, Brian comentou sobre a música:

A era minimalista do Queen, apreciada por alguns, mas não por outros, mas essa faixa em particular não era minimalista, é realmente bastante romântica. Eu estava tocando teclado nesta música, Freddie parecia menos inclinado tocar teclados, e muitas ideias vieram de teclados ao invés de guitarras. Eu gosto da música, pintada com um pincel bem leve.

 

– Em uma entrevista ao International Musician & Recording World em 1982, Brian comentou sobre seu modo de escrever músicas:

Eu escrevo melhor quando não estou na guitarra; talvez alguns riffs ou a base, mas estranhamente, você geralmente tem mais perspectiva sobre uma música quando está em um instrumento ao qual não está acostumado. Não estou acostumado a tocar piano e acho isso bastante inspirador, porque seus dedos caem em padrões diferentes. Considerando que em uma guitarra, eu pego e sei onde meus dedos vão cair. Principalmente eu fico sozinho em algum lugar e penso sobre isso (a música). Essa é a melhor maneira. Eu não acho que minhas composições mudaram tanto quanto os outros do grupo. Costumo escrever material mais tradicional do Queen como Las Palabras De Amor. Eu ainda costumo escrever melodias e aquele tipo de coisas pesadas, que o grupo faz bem no seu melhor; a guitarra e o piano que têm esse tipo de som grosso. Eu realmente gosto disso, embora hoje em dia seja usado com um pouco mais de moderação.

 

 

– Existe uma versão demo da música, com vocais consideravelmente alterados e um arranjo mais áspero, enquanto uma segunda versão da música foi mixada, mas não lançada. Esta versão coloca mais ênfase nas guitarras, vocais e bateria, enquanto empurra o sintetizador ainda mais para trás na mixagem.

 

– É surpreendente  a falta de inclusão da música no cenário ao vivo; embora a banda tenha ensaiado uma versão em Leeds em 31 de maio de 1982, e Brian tenha tocado um trecho da música antes de Love Of My Life no Milton Keynes Bowl em 5 de junho de 1982.

– A primeira exibição ao vivo que a música receberia seria no Concert For Life em 20 de abril de 1992, onde foi apresentada com o roqueiro italiano Zucchero nos vocais.

 

 

– Mais significativamente, a música foi apresentada na etapa sul-americana da turnê Queen + Paul Rodgers ‘The Cosmos Rock’ de 2008, com Brian nos vocais principais, e recebeu uma resposta arrebatadora do público.

https://youtu.be/7Uad3kXQ6Vw

 

– Apropriadamente, a música foi ressuscitada em setembro de 2015 na turnê Queen + Adam Lambert ‘Don’t Stop Them Now’ na América do Sul, novamente com Brian nos vocais.

 

 

– Embora um vídeo não tenha sido especialmente preparado para o single, a banda apareceu no Top Of The Pops pela primeira vez em cinco anos, tocando a música em 10 de junho de 1982, a transmissão saindo no dia seguinte. O resultado deixa muito a desejar: chegando ao final de uma cansativa turnê europeia, com um público pouco receptivo ao novo material, a banda está claramente desinteressada em estar no programa e faz uma performance sem inspiração.

 

 

 

COOL CAT

– Esta foi uma colaboração entre John Deacon e Freddie Mercury, e um dos raros exemplos de uma composição conjunta em um álbum do Queen. Essa faixa também marcou a primeira vez que esses dois músicos trabalharam juntos, embora na época não tivessem nenhum tipo de relacionamento especial, como o baixista testemunhou mais tarde:

Não nos vemos muito socialmente quando não estamos trabalhando. Todos nós temos nossos próprios amigos. Por exemplo, eu nunca pensaria em ir à casa de Fred e ele nunca iria à minha. Somos polos opostos nesse sentido.

– Mesmo assim, há força na unidade, e desse entendimento artístico mútuo nasceu a música de maior sucesso artístico do álbum Hot Space: uma música de incrível sensualidade, com refrões que apresentam uma melodia irresistível.

– O primeiro uso efetivo do falsete de Freddie está em Cool Cat, uma deliciosa fatia de funk legal do Hot Space que apresenta John no baixo e guitarras rítmicas, sintetizador e bateria eletrônica (Roger e Brian não estão presentes), justificando assim o primeiro esforço colaborativo entre vocalista e baixista.

– Gravada durante a segunda metade de 1981 durante as sessões preliminares do Hot Space, Cool Cat originalmente apresentava David Bowie nos backing vocals e estava programado para ser o lado B de Under Pressure. Bowie protestou, no entanto, para irritação da banda:

David acabou de fazer uma faixa de apoio. Acho que ninguém pensou mais sobre isso, exceto que era uma bela ornamentação. Acabamos de lhe enviar uma nota de cortesia dizendo que tínhamos usado e ele disse: ‘Quero que tirem, porque não estou satisfeito com isso.’ era para ser lançado, então isso realmente nos atrasou. Isso atrasou o lançamento do álbum,

explicou Brian em 1982.

 

– Uma versão remixada, sem os vocais de Bowie, foi incluída no lançamento do álbum em maio de 1982 e se tornou o lado B de Las Palabras De Amor (The Words Of Love) no mês seguinte.

 

– Mack, o produtor do disco, explicou em uma entrevista com Martin Popoff em 2018 como o vocalista, com seus padrões exigentes, gravaria suas faixas vocais:

Freddie foi excelente. Quero dizer, ele geralmente fazia uma tomada e era isso. […] Ele meio que olhava pela janela e dizia: ‘Você não parecia estar muito animado com isso. Deixa eu fazer outro.” […] Então, ele fez outro e, sabe, foi isso. Talvez em algumas das notas mais altas, ele tentou três ou quatro vezes para obtê-lo, mas é isso.

 

Fontes: Georg Purvis. Queen: Complete Works.

Bernoît Clerc.  Queen all the songs: the story behind every track.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *