Queen The Greatest Live – Episódio 35 – Freddie Mercury – Parte 2

Nesta segunda entrevista dos arquivos, o extravagante e lendário vocalista do Queen oferece insights mais fascinantes sobre como ele vê seu papel no palco. Da importância de se conectar com a multidão até por que os shows lotados em estádios venceram o elitismo do punk, Freddie conta com suas próprias palavras.

Gosto que o mundo inteiro ouça minha música. E quero que todos venham me ouvir e olhar para mim quando estou tocando. Freddie Mercury.

 

Assim como cada uma de suas vozes tinha seu lugar na harmonia, todos os quatro membros do Queen subiram ao palco sabendo seu próprio papel distinto.

Enquanto o guitarrista Brian May, o baterista Roger Taylor e o baixista John Deacon forneceram o emocionante corte e impulso musical, o vocalista Freddie Mercury não apenas cantou, mas também se tornou o mestre de cerimônias, conectando-se com todos os públicos, independentemente de seu tamanho.

Como Freddie revela neste segundo episódio de entrevista de arquivo, trabalhar com a multidão nunca foi uma reflexão tardia.

Tenho que conquistá-los ou não será um show de sucesso. É meu trabalho garantir que eu os conquiste e faça com que sintam que se divertiram. Isso faz parte do meu papel, parte do dever que tenho que cumprir.

Esse clichê de dizer: ‘Oh, você os faz comer na palma da sua mão’ – eu simplesmente sinto que quanto mais rápido eu fizer isso, melhor, porque então sinto que posso manipulá-los ou algo assim. Mas tudo tem a ver com o fato de eu me sentir no controle para saber que tudo está indo bem.

Com o Queen querendo que seus shows fossem tão divertidos e teatrais quanto possível, isso significava que Freddie precisava trazer energia, extravagância e estilo para cada apresentação – e felizmente para os fãs, ele nunca decepcionou.

Desde a formação do Queen em 1970, Freddie brincava com os fãs entre as músicas. Liderando uma apresentação de Stone Cold Crazy no famoso show London Rainbow de 74, apresentado aqui, Você gosta das minhas luvas? ele pergunta enquanto exibe sua luva de joias. São diamantes de verdade. Um presente do próprio Diabo.

E conforme o Queen ascendia à liga do estádio, o vocalista aumentou a aposta.

Sou muito frívolo e gosto de me divertir. E que melhor maneira do que no palco diante de 300 mil pessoas? Não gosto de subir no palco sentado em um banquinho. Sou muito volátil e gosto de transmitir uma música. Tudo faz parte do showbiz e do teatro, e esse é o outro lado de mim.

 

À medida que a popularidade do Queen disparava, também aumentava o número de pessoas que queriam vê-los se apresentar ao vivo. Para muitas bandas, grandes locais e grandes multidões seriam esmagadores – mas para o Queen, era disso que se tratava.

Por outro lado, como explica Freddie, o surgimento do punk britânico em 1976 – com seu público desgastado e clubes de caixas de sapatos – não fazia sentido para ele.

Acho que todo mundo quer ter sucesso. Eu não me importo com o que eles dizem. Eu sei que houve uma moda com o movimento punk ou algo assim. Eles disseram: ‘Oh, queremos tocar para públicos pequenos porque estamos sendo íntimos’ e tudo mais. Carga de lixo!

Quanto ao Queen, rebate Freddie, a missão da banda sempre foi fazer música que tocasse um acorde universal.

Todo mundo quer tocar para o maior público. Quero tocar para o máximo de pessoas que puder e quanto mais, melhor. Minha música não é canalizada em nenhuma categoria. Quero que todos ouçam. A música é para todos, é uma linguagem internacional. A música é ilimitada, você sabe.

E é assim que é. Então, no que me diz respeito, gosto que o mundo inteiro ouça minha música. E quero que todos venham me ouvir e olhar para mim quando estou tocando.

 

Foto © Queen Productions

Fonte: www.queenonline.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

QUEEN AND JOHN FARNHAM

Postado por - 7 de agosto de 2003 0
O Queenonline confirmou que John Farnham não é o novo vocalista do Queen. Recentes rumores na internet sugeriam que John…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *