Quadro Curiosidades – Por que o Queen não participou do Band Aid ? – Por Sheila Pauka

 A Fome Na Etiópia – Band Aid – O Queen e o Apartheid

 

▪️Band Aid era um supergrupo de caridade que contava principalmente com músicos e artistas britânicos e irlandeses. Foi fundado em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar dinheiro para esforços anti-fome na Etiópia lançando a música Do They Know It’s Christmas ? para o mercado de Natal daquele ano.

▪️O nome do grupo surgiu da ideia de que os músicos estavam prestando ajuda aos menos afortunados e sugeria que seu projeto era comparado à colocar um band-aid em uma ferida. (a fome).

▪️Paula Yates, parceira de Bob Geldof, é considerada o cérebro por trás do Band Aid original. Após ver uma reportagem da BBC News em Outubro de 1984 sobre a fome na Etiópia ela meteu mãos a obra. Foi ela que se tornou a força motriz que inspirou (e ajudou) Geldof à reunir as estrelas pop mais famosas da década de 1980.

▪️Em 25 de Novembro de 1984, a música foi gravada no Sarm West Studios em Notting Hill, Londres, e foi lançada no Reino Unido na Segunda-Feira, 03 de Dezembro. O single superou as esperanças dos produtores de se tornar o número um de Natal nesse lançamento.

 

▪️A letra da música incluía uma descrição do país dizendo

onde nada cresce, não há chuva ou rios não fluem, eles sabem que é época de Natal ?

▪️Bob Geldof contou com a ajuda de Midge Ure, do grupo Ultravox, para produzir um registro de caridade. Ure pegou as letras de Geldof e criou a melodia e a faixa de apoio para o disco. Geldof ligou para muitos dos artistas britânicos e irlandeses mais populares da época, persuadindo-os à doar seu tempo. Seu único critério para a seleção era o quão famosos eles eram, para maximizar as vendas do disco.

▪️Boy George foi outro artista à participar ativamente da organização, gravação e popularização da canção.

▪️O estúdio de gravação deu ao Band Aid não mais do que 24 horas livres para gravar e mixar o disco, em 25 de Novembro de 1984. A gravação ocorreu no SARM Studios em Notting Hill entre 11 da manhã e 07 da noite.

▪️O Queen queria fazer parte de Do They Know It’s Christmas do Band Aid, mas há uma razão principal para não terem sido cogitados.

▪️Porém, menos de um ano depois, eles participaram do projeto de Bob Geldof – Live Aid – e roubaram a cena com seu set épico de 20 minutos cheio de sucessos.

 

.              Mas porque o Queen não participou do Band Aid ?

▪️Em uma entrevista realizada logo antes do Live Aid, o Queen falou sobre participar do show e como eles ficaram desapontados por não aparecerem no Band Aid.

▪️Quando perguntados se eles se inscreveriam no Band Aid pela causa ou pelo espetáculo, a Banda disse que era um pouco dos dois.

Acho que é uma causa muito boa, e inicialmente gostaríamos de ter participado do single Band Aid, mas acho que estávamos em partes separadas do mundo, disse Freddie Mercury.

E então veio o Live Aid em seguida e foi essa coisa, e também o fato de que os maiores e mais conhecidos grupos estão participando, então por que não nós ?

▪️Ele acrescentou –

Isso me deixa pessoalmente orgulhoso de fazer parte disso.

▪️Na verdade, o motivo era um – O Queen tocando na África do Sul durante o Apartheid  em 84.

▪️Apartheid foi o regime de segregação racial que foi adotado pelos governos da África do Sul de 1948 à 1994, favorecendo a minoria branca no poder.

▪️Durante a turnê The Works, o Queen realizou um total de nove shows em Sun City, na África do Sul, entre os dias 05 e 20 de Outubro de 1984.

▪️A Banda tocou no Casino Resort Sun City, frequentado apenas pela elite. A ação gerou uma avalanche de críticas.

▪️O Queen chegou à exigir em contrato que não houvesse discriminação racial na plateia. Como os preços dos ingressos eram inviáveis à qualquer pessoa fora do minúsculo nicho elitista, mil ingressos por apresentação foram distribuídos à população carente.

▪️Mesmo assim, não foi o suficiente – para aplacar o criticismo após voltar à Inglaterra, o quarteto doou o valor do cachê para Escolas Especiais, mas mesmo assim, as sanções das Nações Unidas os colocou na Lista Negra, onde permaneceram até o Apartheid ser desmantelado.

▪️O grupo ainda teve que pagar uma multa de 100 mil Libras imposta pelo Sindicato dos Músicos Britânicos, como penalidade.

▪️A Banda foi acusada de racismo e de ter legitimado o Apartheid, um paraíso para os brancos que viviam em luxo, enquanto a população negra vivia guetizada em poucos quilômetros.

▪️Por anos, o grupo se defendeu das críticas, alegando não se envolver com questões políticas, além de não ter conhecimento da realidade do país. Porém, hoje, reconhecem não ter sido apropriado.

▪️Sendo assim, e voltando ao Band Aid, depois de Sun City eles eram vistos como colocando o ganho financeiro acima da causa anti-apartheid.

▪️Porém, isso não impediu Roger Taylor de participar do Band Aid 30, em Novembro de 2014. A missão – desta vez – financiar a pesquisa do Ebola, em vez de aliviar a fome na Etiópia, e a maioria dos rostos eram diferentes.

▪️Um grupo de músicos recriou o espírito do Band Aid, cerca de três décadas depois no mesmo estúdio, gravando uma nova versão de Do They Know It’s Christmas ?

▪️Por Freddie mais tarde –

Eu adoraria estar no disco do Band Aid, mas só ouvi falar quando estava na Alemanha. Eu não sei se eles teriam me registrado de qualquer maneira, porque eu sou um pouco velho. Eu sou apenas uma velha escória que se levanta todas as manhãs, coça a cabeça e se pergunta com quem eu vou dormir hoje ! 

▪️É uma pena, o Queen teria roubado o show, assim como fizeram em menos de 01 ano depois, no evento inspirador do Band Aid  – o Live Aid.

 

▪️Do They Know It’s Christmas – versão estúdio

 

 

▪️Roger Taylor no Band Aid em 2014.

 

 

Fonte – The Sound

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Jealousy e Fun it

Postado por - 27 de abril de 2023 0
Jealousy Data de lançamento: 27 de abril de 1979 Álbum: Jazz Lado A: Jealousy (Freddie Mercury) Lado B: Fun It…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *