Ninguém Tocou Sintetizador … mesmo ?

Ninguém tocou sintetizador!

 

O Queen quebrando suas próprias regras.

Sintetizador é um instrumento musical eletrônico que gera sinais de áudio. Ele pode fazer maravilhas para a expansão do som já sofisticado e com multicamadas.

 

Mas para o Queen, evitar os sintetizadores era algo que eles pareciam usar como uma medalha de honra… até 1980.

 

Em algum ponto nos primeiros dias do Queen, as críticas de alguns shows ou de suas primeiras sessões na BBC elogiaram seu toque de sintetizador, apesar pela aversão da Banda por tal equipamento na época.

– Como resultado, a frase Ninguém Usou Sintetizador  foi inserida nos primeiros Álbuns para indicar que todos os sons foram feitos por instrumentos reais (embora também houvessem truques de fita – retrocesso, aceleração, desaceleração, etc, ao longo da história de gravação).

E chegou a hora em que valia a pena usar sintetizadores devido aos avanços na tecnologia – Álbum The Game.

Abaixo, uma citação de Roger

No começo, os sintetizadores eram o que chamamos de monofônicos, você só conseguia tocar uma nota por vez. Mas então, de repente, eles começaram à fazer aqueles nos quais você poderia tocar acordes e eles se tornaram muito mais úteis como instrumentos musicais, ferramentas e coisas assim. Eu comprei um, levei para o estúdio e Freddie disse – ‘ Isso é bom, vamos lá !

The Game certamente tira vantagem do Oberheim OBX – mais flagrantemente logo de cara na faixa de abertura – Play the Game.

Ninguém tocou sintetizador !

Embora muitas pessoas pensem que a declaração foi uma resposta aos muitos grupos dos anos 70 que incorporaram sintetizadores em suas músicas, o verdadeiro motivo é um esclarecimento, e não uma condenação.

Enquanto gravava no estúdio, Brian gostava de colocar em camadas suas partes de guitarra para criar um som sinfônico exuberante. Muitas pessoas erroneamente presumiram que estavam ouvindo um sintetizador, para desgosto de Brian.

Então, para esclarecer as coisas, a declaração Ninguém tocou sintetizador  foi incluída em cada Álbum do Queen lançado nos anos 70. The Game, dos anos 80, foi o primeiro Álbum à incluir sintetizadores.

E The Game é um Álbum altamente agradável que não é apenas preenchido com músicas incríveis e performances animadas, ele preenche a lacuna entre as tendências teatrais celebradas do Queen.

É demais, é funky, mostra sua alma e você pode dançar. É um Álbum raro que evoca uma era específica, mas ainda soa novo como sempre.

Nota – Devo dizer que não é tão verdade que eles não usaram sintetizador até The Game. Em Queen II, em Seven Seas of Rhye, houve a utilização discreta de um pequeno sintetizador chamado Dubreq Stylophone. Semelhante à um mini órgão, embora não tenha sido creditado.

 

Fonte para base e composição de texto – Queenpedia

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Queen – A Soma Dos 4 !

Postado por - 11 de março de 2023 0
As personalidades contrastantes do Queen ! – Composta por quatro músicos superestrelas, a Banda foi inquestionavelmente liderada pelo vocalista e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *