Entrevista: Brian May e Roger Taylor refletem sobre os 50 anos de Queen – Parte 2 – Brian May

Continuando a entrevista sobre os 50 anos do Queen, veremos agora a visão do guitarrista Brian May.

Brian May

Mesmo sem a pandemia, Brian May teve um ano difícil de 2020. No início de maio, ele ficou em agonia depois de romper um músculo em suas nádegas durante “um momento de jardinagem exageradamente entusiasmada”, algo que ele diz que parece muito mais engraçado do que realmente era. Poucos dias depois, ele sofreu um “pequeno” ataque cardíaco e uma subsequente hemorragia estomacal que o deixou à beira da morte.

“Nunca é um momento de tédio,” ele diz ironicamente. Felizmente, ele está voltando com força total. “Foi uma longa escalada. Ainda não cheguei lá, mas estou muito bem. ”

May sempre pareceu um ponto de calma e racionalidade em meio ao redemoinho que é o Queen, embora ele possa ser protetor a ponto de se tornar espinhoso ao defender seu bando de seus detratores.

Hoje, falando via Zoom de uma sala iluminada pelo sol em seu estúdio, o homem que Roger Taylor descreve como “uma pessoa inerentemente decente” é caloroso e cativante, mesmo que compartilhe da aversão obstinada de seu colega de banda a pendurar a bandeira para marcar o meio século do Queen.

Mesmo antes da pandemia e de seus próprios problemas de saúde, você e Roger evitaram qualquer comemoração conspícua do quinquagésimo aniversário do Queen. Por que?

Passamos por todas essas ideias com nossa equipe – vamos comemorar os cinquenta anos. Então pensamos que preferíamos apenas comemorar por estar aqui, estar vivo e poder tocar. Roger e eu somos mesquinhos de primeira classe agora. Se surgir algo, nós pensamos: “Queremos mesmo gastar nosso tempo fazendo isso? Quanto tempo nos resta, e o que realmente queremos fazer por esta parte de nossas vidas que vale a pena? “E a resposta que sempre volta é tocar música.

 Roger disse que você queria ser uma grande banda desde o momento em que se conheceram. É disso que você se lembra também?

Sim. Tivemos grandes, grandes sonhos. Queríamos tudo, e sentimos que tínhamos o que é preciso. É engraçado, porque se tivéssemos sido só eu e Roger nunca teríamos ficado juntos. Mesmo estando tão bem alinhados em alguns aspectos, somos diametralmente opostos em todo o resto. Não há um único assunto sobre o que não temos opiniões opostas.

Precisávamos de alguém que fosse o diplomata. E, estranhamente, Freddie era aquele cara. Todos pensam que Freddie era aquele cara voador, mas ele era muito pragmático. Se ele visse uma situação que estava surgindo entre mim e Roger, ele conseguiria encontrar um caminho através de um compromisso. Um dos grandes bordões de Freddie foi: “Nós não nos comprometemos.” Mas dentro da banda nós fizemos. E foi por isso que sobrevivemos.

O que teria começado vocês dois brigando?

Oh, qualquer coisa e nada, uma nota, um tempo, uma xícara de café, uma janela…

Mas vocês dois parecem gostar muito um do outro hoje. O que mudou?

É como ser irmãos. Sempre houve um carinho lá, mas havia muitos sentimentos competitivos. Hoje em dia percebemos as coisas boas, porque vimos tudo agora e nos valorizamos. Sabemos que somos mais poderosos juntos do que separados. Se realmente alinharmos nossas energias, a magia acontece.

Como eram os primeiros dias no Queen? Foi divertido, ou trabalho duro?

Foi definitivamente divertido. Estaríamos carregando nossas próprias coisas para os shows, armando com nosso roadie, querido John Harris. Fizemos nossa própria pipoca para servir pouco antes dos shows. Foi tudo parte da preparação para o show. E convidamos gerentes e executivos de gravadoras para os shows. Claro que nunca apareceriam.

Você já tocou para um público que realmente não entendeu o que estava fazendo?

Frequentemente. Há uma história famosa: tocamos em um lugar chamado Ball’s Park College, e somos reservados para tocar a bola deles. É uma coisa pequena, algumas centenas de crianças lá. Tocamos o primeiro set, e eles estão olhando para nós pensando por que eles não tocam Stairway To Heaven ou Paranoid. No intervalo, o secretário da comissão de entretenimento vem e fala conosco.

Ela diz: “Obrigado, pessoal. Muito, muito bom. Eu tive um pedido, no entanto. E nós dissemos: “Oh sim, qual é o pedido?” “Para o segundo tempo, eles podem ter a discoteca em vez de vocês?” E nós dissemos: “Dê-nos o dinheiro… adeus.

No início, Genesis estava sondando Roger para ser seu baterista. Alguém tentou falar com você?

Sim, Sparks se aproximou de mim. Foi depois que eles tiveram seu grande sucesso, Esta cidade não é grande o suficiente para nós dois, e tínhamos acabado de lançar o Killer Queen. Os dois irmãos [Ron e Russell Mael] visitaram meu apartamento. Eles disseram: “Olha, Brian, o Queen não vai a lugar nenhum, você não vai ter mais sucessos, mas vamos conquistar o mundo.” E eu disse: “Obrigado, mas não, obrigado. Eu acho que estou bem. ”

É justo dizer que nunca houve falta de confiança na Queen?

Acho que não houve. Havia uma confiança insana e uma crença precoce em nossos próprios talentos únicos.

Se você ouvir March Of The Black Queen, da Queen II, você pode ouvir as sementes de Bohemian Rhapsody. É justo dizer isso? Totalmente. Há toda uma linha de coisas, voltando ao My Fairy King [do álbum de estreia autointitulado do Queen]. Freddie tinha todas essas mini-óperas na cabeça desde o início, que ele escreveria no papel de trabalho do pai. As pessoas dizem: “Você ficou chocado quando as pessoas vieram com o material para Bohemian Rhapsody?” Não, porque ele já estava fazendo isso desde o início. Bohemian Rhapsody é justamente aclamado como um clássico.

Mas ofuscou seu próprio épico operístico, The Prophet’s Song, que também estava em A Night At The Opera

Bem, você está atingindo um ponto nevrálgico. Eu adoraria que The Prophet’s Song tivesse uma vida pública como a Bohemian Rhapsody, mas nunca teve. A minha foi uma reação distinta a um sonho que tive, um sonho muito concreto, onde eu podia ver esse estranho profeta e ouvir os riffs em minha cabeça. Foi uma luta para mim. Lembro-me de estar no Rockfield [estúdios] e ouvir todas as coisas que Freddie batia com muita confiança, e eu não estava me sentindo muito confiante. Eu estava lutando para colocar esses riffs em minha cabeça em forma e estava arrancando meus cabelos porque a música estava fora do meu alcance. Mas eu tinha um forte pressentimento de que era algo que eu precisava fazer para seguir em frente. Acho que sempre fui uma alma torturada, não fui?

 

Estar na Queen parecia ser um fardo pesado para você em certos pontos. Você realmente gostou?

É difícil, porque você está sempre lutando para fazer sua própria identidade funcionar dentro da identidade do grupo. Se você está em uma situação e sente que sua voz não está sendo ouvida, é muito negativo – motiva você a ser mau e dogmático e intransigente e ressentido. Todos nós nos sentimos assim várias vezes. Eu sei que Roger sentiu isso, John também. Freddie … eu não sei. Freddie sempre foi uma pessoa com o copo meio cheio. Uma pessoa completamente cheia, na verdade.

Mas todos nós deixamos a banda em vários pontos nas várias sessões do álbum. Lembro-me de estar em Munique, quando estávamos fazendo The Game, eu acho, andando pelo Jardim Inglês, pensando: “Isso acabou. Eu nunca vou fazer isso de novo. ” E então você volta lá e calça as luvas.

 

Os críticos farejadores deram a todas as bandas de hard rock um tempo difícil naquela época. Mas o Queen parecia levar mais para o lado pessoal do que outras bandas. Por que foi isso?

Havia muitos desses caras na imprensa musical dizendo que éramos um lixo. Então, sim, doeu. O que nos ajudou a superar foi um ao outro. Tínhamos a capacidade de ser mais vingativos e cruéis uns com os outros do que a imprensa jamais foi capaz de ser. Assim, conseguimos nos apoiar mutuamente, tornando-nos um grupo familiar muito forte.

 

Muitas das críticas foram dirigidas a Freddie pessoalmente. As pessoas escreveram coisas que não escreveriam hoje em dia. Houve um elemento de homofobia?

Esse é um pensamento interessante. Confesso que nunca pensei nisso. As pessoas não sabiam que Freddie era gay. Nós não sabíamos. E no começo eu não acho que Freddie sabia. Mas ele era, aparentemente, uma pessoa muito petulante, extravagante, dançante pela vida. E, claro, essa não era a pessoa inteira, era uma capa que ele vestiu. Mas acho que as pessoas se ressentiram disso. Eles pensaram que era arrogância.

 Quem você era mais próximo na banda?

Freddie, eu acho. A imagem de Freddie Mercury era que ele era inacessível. Sua imagem era de ser inacessível, mas ele era uma pessoa muito carinhosa, na verdade. Ele dava a impressão de que ele era muito irreverente sobre tudo, mas ele sempre surpreendia você. Se você tivesse uma discussão, ele voltaria alguns dias depois e diria: “Eu estive pensando…”, e ele teria algum desenvolvimento e consequência do que estávamos falando. Ele seria o diplomata.

Uma vez você disse que estar no Queen “fodeu você”. O que você quis dizer?

Não é uma vida fácil. Isso vai soar como uma estrela pop mimada, mas tem suas próprias tensões. Você está se expondo ao público, está se colocando em risco de parecer estúpido o tempo todo, está travando várias batalhas com o resto da banda ou a organização ao seu redor, e realmente não há tempo para descansar.

Você está extasiado, não está nem perto de seus amigos da escola, de sua família, está em algum quarto de hotel do outro lado do mundo. Você vive nesta bolha estranha. E não é fácil de ajustar. Depois de ajustar a ele, você não pode desajustar. Isso atrapalha você. O outro lado de tudo isso deve ser o tempo que você passou tocando.

Como foi estar no palco quando o Queen estava em pleno voo?

É a melhor sensação do mundo. Como músico, você sonha com essas coisas. Mas a realidade é mil vezes melhor que o sonho. Essa sensação de ser capaz de fazer algum tipo de som ou gesto que se conecta dessa forma é incrível.

O Queen sempre parecia muito gracioso para ter seus momentos de Spinal Tap. Alguma dessas coisas aconteceu com você?

Ai sim. Um dos grandes foi na Holanda. Tínhamos esse equipamento maravilhoso que parecia uma coroa e subia do palco como uma nave espacial. Estamos fazendo We Will Rock You, Freddie de um lado, eu do outro. Naquela noite em particular, os guinchos estavam mal instalados, então, em vez de subir, ele se inclinou para o lado. A coisa toda sobe, grande drama, depois dá tudo errado. Você só precisa rir.

Qual é a sua memória favorita de Freddie durante seus últimos anos?

Nós nos divertimos muito em Montreux, porque estávamos longe de olhares curiosos. Éramos uma família de verdade naquele momento. Não deixamos ninguém entrar. Não queríamos que ninguém molestasse Freddie no que seriam seus últimos momentos, embora não tivéssemos certeza se eram seus últimos momentos naquele momento, porque você tem esse tipo de descrença. Mesmo que a evidência esteja na sua frente, você não acredita que ele vá. Mas foi uma época maravilhosa. Nós nos apoiamos mais nos últimos anos do que nunca.

Você ainda fala com ele?

Ele está muito presente. Há momentos em que alguém lhe faz uma pergunta, e você realmente não sabe qual é a resposta, e você pensa: “O que Freddie diria?” E você realmente sabe o que ele diria. Mesmo que ele fosse bastante imprevisível, você sabia como o cérebro dele funcionava.

Se ele ainda estivesse aqui, acha que a Queen ainda existiria?

Sem dúvida. Mesmo nos dias de glória, íamos para os quatro cantos da terra, mas sempre voltávamos à Nave-Mãe. A Nave-Mãe estaria viva e bem, e todos nós estaríamos voltando juntos para tocar, tenho certeza disso. E Freddie ainda faz parte do show de hoje.

Você teve Queen com Paul Rodgers, mas não funcionou como as pessoas pensavam que seria. Estava preocupado que seria o mesmo com Adam Lambert?

As pessoas me dizem o tempo todo que depois do Queen deveríamos ter parado e ido embora e feito outra coisa. Eu penso: “Não, acho que não. Eu era parte do prédio que, então eu tenho o direito de continuar. Devemos tocar? Claro que deveríamos. Está no nosso sangue. Você tem a pergunta: “Como você pode ter a audácia de dar algumas das falas de Freddie para Adam Lambert interpretar?” Bem, nós podemos porque nós fazemos, e nós fazemos porque nós podemos. E Adam interpreta essas músicas, ele não imita Freddie. Mantém as músicas vivas.

Roger disse que você tentou gravar uma nova música com Adam há alguns anos.

Era uma música que tentamos adaptar que tinha vindo de um amigo. Parecia ser uma ótima canção, mas não conseguimos decifrá-la.

De mão no coração, você já imaginou que há um novo álbum de estúdio do Queen e Adam Lambert?

Eu não sei. Essa é a resposta honesta. Eu realmente, realmente não sei. Não vejo nenhuma objeção a isso, mas não aconteceu até agora.

Quando você olha para trás nos últimos 50 anos e na vida que você teve, às vezes isso te pega de surpresa?

Constantemente. Eu ainda costumo entrar em uma sala e assumir que ninguém sabe quem eu sou, e sinto que eu preciso provar a mim mesmo. Essas coisas não desaparecem. Eu acordo e digo: “Meu Deus, isso realmente aconteceu?”

 

Veja a primeira parte da entrevista, desta vez com o baterista Roger Taylor aqui:

Entrevista: Brian May e Roger Taylor refletem sobre 50 anos de Queen – Parte 1 – Roger Taylor – Queen Net

 

Fonte: www.loudersound.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *