Curiosidades sobre o álbum Innuendo

Innuendo (Álbum)

Data de lançamento: 4 de fevereiro de 1991

Melhor posição no Reino Unido: 1ª. Posição

Melhor posição nos Estados Unidos: 30ª. posição

 

O décimo quarto álbum do Queen, intitulado como Innuendo (insinuação em Português), foi lançado no Reino Unido em 4 de fevereiro de 1991, e nos Estados Unidos um dia depois. Esse foi o último álbum gravado por Freddie Mercury. As gravações do álbum começaram em novembro de 1989, poucos meses após o lançamento do álbum anterior, The Miracle, lançado em 22 de maio do mesmo ano. As gravações foram feitas, a pedido de Freddie, em Montreux. Como a saúde de Freddie estava debilitada, as gravações aconteciam de acordo com a disponibilidade do vocalista. Brian, Roger e John sabiam do real estado de saúde do vocalista, mas a pedido deste, não revelaram nada para ninguém, nem mesmo para as próprias famílias.

 

 

Em 18 de fevereiro de 1990, a banda recebeu um prêmio por sua contribuição excepcional para a música britânica no British Phonographic Industry Awards, realizado no Dominion Theatre, em Londres. Os quatro integrantes estavam lá. Brian fez um pequeno discurso, enquanto um Freddie com aparência frágil, falou somente um “Obrigado, boa noite.” Após essa aparição, as especulações sobre a doença do vocalista se intensificaram, sendo negadas veementemente por Brian e Roger.

 

No dia 14 de janeiro de 1991, o single Innuendo foi lançado no Reino Unido, e atingiu o topo das paradas britânicas, abrindo caminho para o álbum. Os desenhos do caricaturista francês Grandville (1803-1847) ilustraram os livretos do álbum. Os desenhos foram retirados do livro Another World (originalmente publicado por Henri Fournier em 1844). Uma ilustração chamada “Le Jongleur des mondes” (O malabarista dos mundos) foi escolhida para ser a capa do álbum. À ilustração original, foi adicionada uma banana e uma mão, e foi colorida por Richard Gray que havia criado as capas de A Kind Of Magic e The Miracle.

 

           

Ilustração original de Grandville                     Capa do álbum

 

O álbum não foi um sucesso de crítica, mas sim de público. Com o lançamento do segundo single do álbum, I’m Going Slightly Mad, em 4 de março de 1991, ficava cada vez mais difícil esconder a doença de Freddie, mas Brian, quando perguntado, sempre dizia que tudo estava bem.

 

As músicas You Don’t Fool Me, A Winter’s Tale e Mother Love, que foram lançadas no álbum “Made in Heaven” surgiram destas sessões de trabalho.

         No início de novembro de 1991, Freddie decidiu parar o tratamento. Um dia antes do seu falecimento, o vocalista comunicou ao mundo sobre a sua doença. E as 18h48m, do dia 24 de novembro de 1991, Freddie faleceu em sua casa assistido por Jim Hutton e Peter Freestone.

Músicas que compõe o álbum:

 

Innuendo

 

I´m Going Slightly Mad  

 

Headlong 

 

I Can’t Live With You 

 

Ride the wild wind

 

All God’s People

 

These Are The Days Of Our Lives 

 

Delilah

 

Don’t Try So Hard

 

The Hitman

 

Bijou 

 

The Show Must Go On

 

Revisão: Bruno Cavalcante de Oliveira

Fontes:
Livros:
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Site: Queen Vault

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *