A linha do tempo do Queen – Por Sheila Pauka

A linha do tempo do Queen

De 1968, quando Brian e Roger formaram a Banda Smile, até 2012, com a chegada de Adam Lambert

▪️1968 – Brian e Roger formam um grupo chamado Smile, com o vocalista Tim Staffell. O primeiro show foi em 26/10.

▪️1970 – Roger e Brian unem forças com Freddie Bulsara, antigo vocalista da Banda Sour Milk Sea. Após considerarem vários nomes, decidem por Queen. Freddie Bulsara mudou seu nome para Freddie Mercury.

▪️1971 – Em 08/01, o Queen tocou no The London Marquee pela primeira vez.

– Em Março de 1971, John Deacon juntou-se ao grupo. Eles fizeram alguns shows e ensaiaram juntos durante dois anos, enquanto terminavam a faculdade.

▪️1972 – Em Junho, o Queen começou a gravar no Trident Studios, em Londres, o seu Álbum de estréia, que seria lançado no ano seguinte.

▪️1973 – Trident e EMI assinaram um contrato de gravação com o Queen.

– Em Julho, foi o lançamento de ‘Queen’, o primeiro Álbum da Banda, e embarcam para sua primeira turnê.

– Em 13/09, o Queen apresentou-se no Hipódromo Golden Green, em North London, e o show foi gravado pela BBC. Foi a primeira gravação profissional de um concerto da Banda.

▪️1974 – Fevereiro marcou a apresentação memorável do Queen no lendário canal britânico BBC, no show “ Top of The Pops ”, tocando Seven Seas of Rhye. A música tornou-se o primeiro grande sucesso da Banda, figurando na lista das Dez Mais.

– A Banda lança Queen II, que alcançou a quinta posição nas paradas britânicas.

– Eles realizaram uma turnê nos EUA pela primeira vez, fazendo a abertura da Banda Mott the Hoople.

  • Em Novembro, lançaram seu terceiro Álbum – Sheer Heart Attack – apresentando Killer Queen, outro grande sucesso.

▪️1975 – O inovador Álbum A Night At The Opera foi lançado. A primeira canção do Álbum, com duração de 5 min e 55 segundos é Bohemian Rhapsody, que ocupou a primeira posição na Inglaterra pelo tempo recorde de nove semanas consecutivas.

– Igualmente bem-sucedido nos EUA, o Álbum subiu para as Dez Mais e ganhou rapidamente o Disco de Platina.

– Para promover Bohemian Rhapsody, o Queen e o diretor Bruce Gowers fizeram um vídeo promocional da música, que tem o crédito de ser o primeiro videoclipe conceitual deste tipo.

– Bohemian Rhapsody foi seguidamente escolhida em todas as principais listas das paradas de sucesso, e denominada como ” a melhor canção de todos os tempos”, pela Indústria Fonográfica Britânica (BPI).

 

▪️1976 – O Queen fez turnê pelos EUA, Japão e Austrália com o Álbum A Night At The Opera.

– Realizaram um concerto gratuito no Hyde Park, em Londres, que quebrou o recorde de público.

Foi o show com a maior plateia até então: de 150.000 à 200.000 pessoas.

– Em Novembro, lançaram o single Somebody to Love e, em Dezembro, o quinto Álbum de estúdio – A Day At The Races.

▪️1977 – Em Outubro, o Queen lança seu sexto Álbum – News of the World – que alcança as Dez Mais com a inesquecível canção We Are The Champions juntamente com We Will Rock You.

▪️1978 – O Álbum Jazz foi lançado em Novembro, com Bicycle Race / Fat Bottomed Girls. Ela foi sucesso internacional, apesar da controvérsia que cercou a estratégia de sua divulgação, com uma corrida de bicicletas com mulheres nuas.

▪️1980 – Em 30/06, o Queen lançou The Game. Ele incluía o sucesso estilo rockabilly Crazy Little Thing Called Love, que tinha sido lançado como single no ano anterior, e a canção estilo disco Another One Bites the Dust.

– The Game foi o primeiro Álbum da Banda a conquistar o número um nas paradas americanas.

– Em 08 de Dezembro é lançado o 9° Álbum da Banda – Flash Gordon – feito para a trilha sonora do filme homônimo. O lançamento da trilha sonora se deu justamente no dia do assassinato de John Lennon.

▪️1981 – Queen e David Bowie uniram-se no sucesso internacional Under Pressure, que alcançou o número um na Europa, e fez parte do Álbum Hot Space de 1982, assim como dos Greatest Hits de 1981 e Greatest Hits III de 1999, e uma alternativa Rah Version, também, no caso de Hits III.

▪️1984 – O próximo LP do Queen – The Works incluiu o single de sucesso internacional Radio Ga Ga.

– Outro sucesso estrondoso, escrito por John Deacon, foi I Want To Break Free, destacado como um dos vídeos mais conhecidos da Banda, no qual todos estão com um visual de drag queens. Um conceito visual proposto por Dominique Beyrand, esposa de Roger Taylor, talvez surpreendentemente.

▪️1985 – O Queen encabeçou o primeiro festival Rock in Rio, no Brasil – um grande festival já realizado no mundo.

– A Banda se apresentou em duas noites, abrindo e encerrando o festival ( 12 e 19/01 ), sendo a agenda inicial 11 e 18/01, mas entraram em cena na virada das 02 noites ( 02 da madrugada). A noite de encerramento atraiu um público de mais de 300.000 pessoas, o maior já registrado para um único concerto.

– Em 13/07, o Queen fez história com a sua apresentação que roubou a cena no Live Aid, o concerto beneficente que levantou fundos para aliviar a fome da população etíope.

▪️1986 – A Kind Of Magic marcou o 14º Álbum da Banda, inspirado e desenvolvido para o filme Highlander.

– The Magic Tour. Foi a última turnê com Freddie Mercury e John Deacon.

▪️1989 / 1991 – Entre 1989 e 1991, o Queen lançou três Álbuns que foram número 1 nas paradas de sucesso do Reino Unido – The Miracle – Innuendo- Greatest Hits II.

▪️1990 – Em 18/02, o Queen recebeu o prêmio BRIT pela Notável Contribuição à Música, no Dominion Theatre, em Londres. Foi a última aparição pública de Freddie com a Banda.

▪️1991 – O último Álbum da carreira de Freddie Mercury – Innuendo foi lançado em 05/02.

– Em Maio/1991 Freddie gravou o último videoclipe com o Queen, para a música These Are The Days of Our Lives, que faz parte do Álbum Innuendo.

– Freddie, Roger e John estavam presentes na gravação, com cenas adicionais de Brian May filmadas algumas semanas depois, e editadas posteriormente no vídeo, já que ele estava fora do país, em turnê promocional de uma rádio.

– Ao final da música, olhando direto para a câmera, Freddie sussurra – ” Eu ainda te amo ‘ – e estas são suas últimas palavras em frente às câmeras.

 

– Em 24/11, Freddie Mercury morreu serenamente em sua casa, acompanhado dos amigos. Ele morreu de broncopneumonia, em decorrência da AIDS ….. tinha 45 anos …..

– Em Dezembro, 10 Álbuns do Queen estavam nas 100 Mais do Reino Unido.

– Também em Dezembro, como um tributo à Freddie, Bohemian Rhapsody e These Are The Days Of Our Lives foi lançado como um single duplo para levantar fundos para a Terence Higgins Trust – Instituição beneficente britânica que auxilia pessoas HIV positivas.

– Logo já ocupou o 1º lugar nas paradas do Reino Unido, e permaneceu por cinco semanas.

– O Queen tornou-se a primeira Banda à ter o mesmo single no topo das paradas britânicas por duas vezes.

▪️1992 – Freddie foi premiado postumamente com o prêmio BRIT pela ” Notável Contribuição à Música Britânica “.

– Em 20/04, os membros remanescentes do Queen foram acompanhados por um time de anfitriões estrelados, incluindo Elton John, Axl Rose e David Bowie para o Concerto Tributo à Freddie Mercury para a conscientização sobre a AIDS, no Estádio de Wembley, que foi transmitido mundialmente, com uma audiência de mais de um bilhão de pessoas.

– Os lucros do concerto foram usados para o lançamento da The Mercury Phoenix Trust, a organização beneficente para a AIDS fundada pelos membros remanescentes do Queen, dirigida por Jim Beach.

– Os recordes de vendas do Queen os rendeu um total de 08 Discos de Ouro e 06 Discos de Platina.

▪️1997 / 2002 – Desde a morte de Freddie Mercury, o fenômeno do Queen continua inabalado ……

– Um balé das suas músicas criado pelo coreógrafo francês Maurice Béjart estreou no Teatro Nacional, em Paris, em Janeiro/1997.

– Brian, Roger e John compareceram com Elton John para encerrarem a noite de abertura de Gala com uma versão ao vivo de The Show Must Go On.

– E esta foi a última vez em que John Deacon se apresentou ao vivo com seus companheiros do Queen, aposentando-se logo em seguida.

– Em Maio/2002, o musical de sucesso We Will Rock Yoy estreou com todos os ingressos vendidos, em West End (Londres). We Will Rock You também foi apresentado nos EUA, Austrália, Espanha, Rússia, Alemanha e Japão. E produções itinerantes continuaram ao redor do mundo ….

▪️2005 / 2008 – Brian e Roger retomaram o circuito de turnês do Queen em 2005 e 2008, acompanhados pelo ex-vocalista das Bandas Free e Bad Company, compositor de canções e musicais, Paul Rodgers.

– Em Novembro/2006, o Álbum do Queen – Greatest Hits – foi considerado O Melhor Álbum em Vendas de Todos Os Tempos no Reino Unido, pela Companhia Oficial do Reino Unido das Paradas de Sucesso, em uma lista definitiva dos Cem Melhores Álbuns em Vendas que ocuparam a primeira posição, com os dados de vendas reais compilados nos últimos cinquenta anos, revelando quem realmente tinha tido a melhor venda de Álbum de todos os tempos; um fato que nunca tinha sido divulgado anteriormente.

– Os dados revelaram que o lendário Queen ultrapassou em vendas todos os outros artistas que reivindicavam o cobiçado título de Álbum Favorito do Reino Unido com a sua compilação Greatest Hits, vendendo a estarrecedora marca de 5.407.587 cópias.

– Até hoje, o Álbum permanece como o mais vendido de todos os tempos no Reino Unido e tornou-se o primeiro Álbum britânico à vender mais de 6 milhões de cópias.

– Estima-se que 1 em cada 3 famílias britânicas possuem uma cópia.

▪️2012 – Desde 2012, o Queen tem a colaboração do cantor e compositor americano Adam Lambert, e faz grandes turnês pelo mundo.

 

Queen é imortal !

??

Fonte: GQ Cinema

Por Verrô Campos

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Chart News.

Postado por - 19 de janeiro de 2004 0
ALBUM CHART: 37 (24) Michael Buble Michael Buble Reprise (Crazy Little Thing Called Love) ROCK CHART: 6 (3) Greatest Hits…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *