A história do Deacy Amp ®️
▪️Parece uma cena de filme.
▪️Uma noite escura em Londres, 1972. Um jovem caminha sozinho, voltando para casa após uma longa noite de ensaio com sua Banda. Seu pesado baixo Fender pendurado nas costas …. ele está cansado, mas animado com o futuro.
▪️Quando ele passa por uma caçamba de lixo, um toque de cor chama sua atenção. Fios – não fios de energia – mas fios de conexão de eletrônicos de bitola mais fina. Um jovem rapaz estudando para se formar em Engenharia Eletrônica …. o homem teve que investigar.
▪️O que ele descobriu se tornaria a história do Rock N’ Roll e do Queen.
▪️O homem era John Deacon, e ele havia recentemente assinado contrato como baixista de uma Banda chamada Queen.
▪️Alcançando a caçamba, ele encontrou os fios presos à uma placa de circuito. O circuito parecia ser um amplificador. Provavelmente de um rádio transmissor ou toca-fitas. Ele pensou no que financeiramente poderia transformá-lo. O Queen ainda não tinha se tornado grande, então todos os membros estavam lutando para sobreviver em Londres.
▪️Deacon levou a placa para casa e examinou-a mais de perto. Parecia que seria um bom amplificador de prática para seu baixo. Ele encaixou o amplificador em um antigo alto-falante de estante, adicionou um conector de ¼ “para entrada e fechou o gabinete.
▪️Um potenciômetro de controle de volume estava pendurado na parte de trás da caixa. A energia veio de uma bateria de 9 volts fora do gabinete do amplificador, um pacote PP-9 bastante robusto, comumente usado em rádios naquela época.
▪️O amplificador soava melhor quando aumentado, então, eventualmente, até o controle de volume foi removido. John gostou da simplicidade sem botões – basta conectar a guitarra ou o baixo e tocar. Sem controles para mexer.
▪️E foi assim que nasceu o amplificador Deacy.
▪️Brian rapidamente o adotou, e se tornou parte integrante do som inicial do Queen. Você pode ouvi-lo em clássicos como God Save The Queen, Killer Queen e A Winter’s Tale.
▪️O amplificador nunca falhou ou precisou de ajuste. Na verdade, o amplificador nunca foi aberto depois que John Deacon o construiu.
▪️Porém, em 2008, Brian autorizou abrir as engrenagens para modernizá-lo, o que resultou na Réplica Deacy da Knight Audio Technologies. ®️
➡️ John tem sido muito generoso comigo porque me permitiu ficar com o Amp, procurei por tudo e não há nada que lhe compare !
– Brian em entrevista com Rick Beato.
Fonte – hackaday.com