O Tributo a Freddie Mercury por Jacky Smith

O Tributo a Freddie Mercury por Jacky Smith (OIQFC)

Temos que fazer alguma coisa…

Jacky Smith, presidente do The International Official Queen Fan Club, lembra como o Freddie Mercury Tribute Concert ganhou vida e como foi nas semanas que antecederam o show.

 

Lembro-me da primeira discussão sobre este show… estava na sala da banda no topo dos escritórios da banda em Pembridge Road, na noite após o funeral de Freddie. Roger, Dominique e eu pensamos, Chris Crystal Taylor, e eu! Estávamos bebendo o champanhe Cristal que Freddie tanto amava – nós provavelmente limpamos o estoque sempre mantido lá para reuniões de banda.

Roger estava descansando na cadeira de Jim Beach, com os pés sobre a mesa… ele sentou-se, levantou-se, e declarou :

Temos que fazer alguma coisa…

e começou a esboçar os planos para sua ideia.

Temos que fazer um show de tributo, podemos pegar todo mundo, todos querem fazer algo pelo Fred.

Ele não estava errado nisso, as melhores bandas do mundo tinham estado em contato, dizendo que se eles fossem convidados a fazer algo por Freddie, eles estavam todos dentro. Ele falou alguns nomes, só me lembro do Guns N’ Roses e Seal agora, mas tenho certeza que ele mencionou muito mais. Eu acho que ele até mencionou a Páscoa como um encontro, e o Estádio de Wembley como um local, porque todos nós pensamos que poderia ser um pouco cedo para fazer um show do tamanho do que ele tinha em sua cabeça! Mas a semente foi semeada ali mesmo. E começou a crescer muito rapidamente depois disso.

As semanas anteriores ao concerto foram um caos absoluto no escritório. Gerry Stickells e sua equipe estavam virtualmente vivendo no escritório, e um fluxo interminável de pessoas estava indo e vindo. Roadies, equipe de iluminação, pessoas do som, empresas de mercadorias, assistentes de palco, outros representantes de artistas, etc – puro estrago em alguns dias! A banda estava sempre dentro e fora, verificando detalhes, observando os procedimentos com um olho de águia, determinou que o evento seria algo do qual eles poderiam se orgulhar – e algo que FREDDIE teria se orgulhado.

Os artistas que tocaram foram escolhidos por Roger, Brian e John. Cada banda e artista oferecia seus serviços de graça. Mas o concerto não foi interminável, e muitas pessoas foram agradecidas, mas recusaram. Os ensaios começaram cerca de cinco semanas antes do evento, no Townhouse Studios em Shepherds Bush. Durante a primeira semana, foram apenas os três membros do Queen – passando por seu material, decidindo o que tocar, e também trabalhando quais músicas outros artistas gostariam de apresentar (ou poderiam ser capazes de se apresentar!) e também se familiarizando com sua própria música novamente – eles não tocavam ao vivo desde Knebworth em 1986.

As duas semanas seguintes foram passadas naquele estúdio, com uma rota de artistas se juntando a eles em horários para ensaiar. Todo o processo foi então movido para um dos enormes palcos sonoros do Bray Studios perto de Windsor, para que o show completo pudesse ser ensaiado – e esses artistas vieram dia após dia, dando seu tempo incansavelmente para garantir que o concerto corresse bem e que eles fossem capazes de dar suas melhores performances. Eu assisti alguns desses dias, e foi a sensação mais incrível estar na mesma sala que não mais de 100 pessoas, a maioria do grupo e amigos dos artistas, e não mais do que 15 metros de Roger, Brian e John, e uma sucessão das pessoas mais famosas do rock!

No primeiro dia sozinha, sentei-me e vi George Michael levar o lugar para um completo impasse com Somebody To Love (especialmente aquela nota alta final…!), Elton John em Bohemian Rhapsody (Axl Rose nunca se incomodou com os ensaios!), o que foi muito engraçado como todos na sala tentaram, em vão, bater as notas altas na seção operística, Foi uma grande confusão, eu posso te dizer! Robert Plant fez uma ótima versão de Innuendo (com um pouco da música do Led Zeppelin Kasmir lançada), que não foi bem vista no dia do show devido a alguns problemas de microfone, mas garanto que foi fabuloso no ensaio!

Havia também Brian, novamente silenciando a sala, como ele cantou Too Much Love em um teclado minúsculo. David Bowie riu de Heroes e All The Young Dudes (ele era adorável, sorridente e feliz, apesar de estar lá por tanto tempo!). Seal colocou seu coração em Who Wants To Liver Forever, e apesar de não cantá-lo no dia, Gary Cherone cinturou Tie Your Mother Down habilmente.

Todos eram amigáveis, relaxados e se divertiam. Eu vaguei por aí com algumas cópias do pôster do show tributo, pedindo a todos eles para assiná-lo, para que pudéssemos leiloá-los para a caridade mais tarde. Eles eram todos gentis e prestativos, e eu tenho que apertar as mãos e conversar com alguns dos meus heróis, apenas WOW!

No dia, eu estava nos bastidores no início do show, ajudando onde eu podia, mostrando aos pais seus camarins, recebendo mais cartazes assinados ao lado do palco quando os artistas saíram. A atmosfera era incrível, elétrica. Então eu saí para ver…

Eu, como muitos outros, provavelmente poderia ser lírico sobre esse show, e assim por diante. Foi um dia incrível e emocionante para todos os envolvidos. Achei que todos os artistas envolvidos deram tudo de si e fizeram o seu melhor com a tarefa nada invejável de tentar acertar algumas das notas de Freddie, o que se mostrou impossível para a maioria (mudanças importantes tiveram que ser feitas!!). Para mim, George Michael roubou a cena com Somebody to Love, que até hoje faz minha espinha formigar quando ouço! Mas todos foram brilhantes. Achei que a oração do Senhor improvisada de David Bowie trouxe mais significado ao show, o da consciência, muito mais próximo.

Como Brian disse na noite… foi uma dos maiores despedidas da história – Freddie teria ficado orgulhoso mesmo!

 

Jacky Smith

Presidente do Fã Clube Internacional Oficial do Queen.

 

Fonte: www.queenonline.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

John Deacon na Revista Cover Baixo

Postado por - 23 de outubro de 2004 0
Já está nas bancas a revista Cover Baixo edição de novembro, com uma matéria sobre John Deacon escrita por Rogerio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *