TEO TORRIATTE (LET US CLING TOGETHER)
(10ª música do 5º álbum)
– Pouco conhecida do grande público, Teo Torriatte (Let Us Cling Together) é uma das canções mais bonitas do Queen. Em 1976, quando o grupo tinha o mundo a seus pés, ele envia seus pensamentos mais ternos para o Japão com esta emocionante música assinada por Brian May.
– A canção é dirigida para os fãs japoneses que, antes do sucesso no Reino Unido, abriram os braços para o grupo.
Freddie Mercury é o responsável pela voz, e canta parte da letra em japonês, traduzida do inglês por Chika Kujiraoka, intérprete e amiga de Brian, que conheceram durante uma das turnês no país do sol nascente:
手を取り合って このままでいこう 愛する人よ
静かな宵に 光を灯し 愛しき教えを抱き
(Tradução do Google: Vamos dar as mãos e ficar assim, querido
Acenda uma noite tranquila e abrace seus amados ensinamentos)
– É a primeira vez que a banda canta em outro idioma, desde que as palavras francesas usadas em Seaside Rendezvous sejam consideradas algo excepcional. O Queen repetirá a experiência em 1982 cantando em espanhol em Las Palabras de Amor (The Words Of Love).
– Freddie canta essa música com uma voz delicada que literalmente decola aos 3:27 e termina com um coral emocionante, do qual participam todos os membros da banda e alguns de seus parentes presentes naquele dia.
Em 25 de março de 1977, Teo Torriatte (Let Us Cling Together) é lançado como single, exclusivamente no Japão. Good Old-Fashioned Lover Boy aparece no lado B. Essa música nunca seria tocada no palco, exceto no Japão durante as turnês de 1979, 1981 e 1982.
Vídeo oficial de Teo Torriatte (Let Us Cling together)
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo