. Freddie antes do Queen !
– Freddie Mercury, então Bulsara, juntou-se à Banda de blues progressivo Ibex em Agosto de 1969.
Freddie Mercury
– Os outros eram Mike Bersin na guitarra, Mick Smith na bateria e John Taylor no baixo.
Mike Bersin Mick Smith John Taylor
– Convidados para o show de 23/08/1969 – Geoff Higgins (baixo), Richard Thompson (bateria)
– Entretanto, o Ibex – cujo nome Freddie mudaria mais tarde para Wreckage – não duraria até 1970, e foi dissolvida definitivamente em Novembro.
– A Queenpedia lista a Banda tocando 07 shows entre 23 de Maio e 19 de Setembro de 1969, entretanto há 02 shows que devem ser citados em detalhes
1) A primeira aparição de Freddie no palco de um show foi em 23 de Agosto de 1969. Ele tinha apenas 22 anos.
O show foi na cidade de Bolton – Grande Manchester – Inglaterra, sendo uma apresentação ao ar livre com o nome de Bluesology Pop-In no Park de Bolton e foram cobertos pelo Jornal Bolton’s Evening News.
➡️ ” Freddie era tímido fora do palco, mas ele sabia como comandar um show ” – diz o post que acompanha a foto.
” Era o jeito dele de expressar esse lado de sua personalidade. Tudo que ele faria mais tarde no palco com o Queen, ele já estava fazendo com o Ibex em seu primeiro show, marchando de um extremo ao outro do palco, da esquerda para a direita e vice-versa.
Ele trouxe dinâmica, frescor e presença para a Banda, algo que até então eles não tinham “.
2) A segunda menção se refere à apresentação em 09 de Setembro de 1969 no The Sink em Liverpool. A Banda supostamente incluiu um encore com os futuros membros do Queen – Roger Taylor e Brian May.
– O show foi gravado por Geoff Higgins, roadie do grupo, em uma máquina de fita bobina, que mais tarde foi vendida à um colecionador do Queen de nome John S. Stuart.
– Infelizmente, a fita acabou depois de 30 minutos e perdeu o bis da Banda. Esta foi a primeira vez que os três, que logo se tornariam membros do Queen, tocaram juntos ….. e aconteceu em Liverpool !
➡️ Uma curiosidade bem humorada neste dia – Roger Taylor, que foi classificado como um ‘ hippie ‘ com seu cabelo comprido, teve alguns problemas naquela noite na forma de alguns ‘ skinheads ’. Há rumores de que ele escapou fingindo ser policial e exibindo um cartão (carteira de estudante) e fingindo praticar caratê faixa preta.
Aqui escute o áudio do show em 1969.
https://youtu.be/-kh8-jEhfdk
➡️ Se você gosta de humor, vai se divertir muito com essa história abaixo do Ibex, contada por John Taylor, o baixista da Banda.
Verão de 69 !
O relato abaixo vem do livro The First Years
➡️ ” A viagem à Bolton durou menos do que o esperado …
Freddie saiu da van, vestindo uma camisa curta de vovô velho , uma capa de pele, um lenço vitoriano e calças de cetim. Enquanto nosso ” pavão ” estava na calçada arrumando suas roupas, uma equipe de trabalhadores em macacões cinza sujos passou por ele, pois haviam encerrado o turno da noite.
A “turnê ” de Bolton começou no Sábado, 23 de Agosto, no Teatro Octagon. As apresentações foram excelentes e Freddie ocupou cada centímetro do palco.
Havia apenas um punhado de pessoas lá, mas Freddie fez sua presença ser sentida imediatamente, desde o minuto em que pisou no palco. Seu show foi ótimo, visualmente fantástico. Ele fez aquelas poses já no ensaio, mas no palco foi realmente grande. Fiquei realmente impressionado com ele.
➡️ O próximo show foi em um festival ao ar livre no Bolton’s Queen’s Park. Enquanto Freddie, com seu corpo esquelético emergindo de uma calça de cetim branca era o centro das atenções, sua maneira de se vestir havia influenciado outras pessoas, incluindo o estóico Mike Bersin, que subiu ao palco com uma capa de lamê dourada, feita especialmente para ele, para aquela ocasião, por sua mãe.
Durante o concerto no St Helen Technical College, Freddie ordenou à um atendente que lhe arranjasse um espelho da sua altura, para que pudesse ajustar as calças adequadamente.
O “camarim” era na verdade a cozinha da Faculdade, mas Freddie ignorou a miséria da realidade.
➡️ Ele passou meia hora mexendo nas calças de cetim antes de entrar em cena. Freddie usava calças tão justas que era quase impossível para ele se sentar enquanto as usava.
Os amigos muitas vezes o pegavam olhando furtivamente para os lados antes de abrir a aba rapidamente para se curvar, sem estourar a costura.
No palco, o personagem de Freddie era grandioso, com gestos marcantes. Nos bastidores, entre o armário de vassouras e o vestiário da cozinha, era novamente pequeno, muitas vezes menor que o resto do Ibex.
➡️ A franja servia para esconder seus olhos, e ele cobria os dentes proeminentes com as mãos quando sorria.
Ele não tinha muito à dizer, e sua voz às vezes era pouco mais que um sussurro. No entanto, ele era ocasionalmente a versão reduzida de seu personagem no palco, ansioso, impaciente e cheio de idéias ….. ele era uma pessoa muito exagerada e um tipo muito engraçado ! ”
John Taylor.
Via Queen Unread
➡️ Canções pelo Ibex –
– I’m So Glad 0:50 – Escrita por Skip James
– Communication Breakdown 1:21 – Escrita por Bonham/James
https://youtu.be/eW2wBtKTGPQ
– Rain 3:51 – Escrita por Lennon/McCartney
Aparece em The Solo Collection 2.000. Este continua sendo o único desempenho Ibex disponível oficialmente.
– We’re Going Wrong 3:38 – Escrita por Jack Bruce.
https://youtu.be/ORfjGKaLgDo
– Rock Me Baby 3:16 – Escrita por Riley/King/Josea
https://youtu.be/EsCdgtaHYMk
– Stone Free 1:05 – Escrita por Jimi Hendrix.
– Jailhouse Rock 3:25 -Escrita por Leiber/Stoller
Uma versão do hit de 1957 de Elvis Presley. Mais tarde, o Queen cantou essa música regularmente como um encore ( bis ).
https://youtu.be/Hkz0aWuntac
– Crossroads 3:52 – Escrita por Robert Johnson
https://youtu.be/kRi4qZuEkeQ
– Vagabond Outcast 2:32 – Escrita por Freddie Bulsara / Mercury
Esta gravação ao vivo de Vagabond Outcast é a primeira gravação conhecida de uma canção original de Freddie Mercury. Nenhum pedaço ou ideia dessa música parece ter sobrevivido para as faixas do Queen que viríam.
https://youtu.be/b6YXnkcOkhQ
– I’m ( We’re ) Going Home 6:46 – Escrita por Alvin Lee
https://youtu.be/Q-RCu9cM8pQ
– Após o Ibex e Wreckage, Freddie se juntou ao Sour Milk Sea, e em seguida, ao Smile com Roger e Brian. John Deacon viria logo depois.
– A história continua no próximo post cronológico das Bandas de Freddie Bulsara/Mercury.
– Obrigada por acompanhar até aqui !
Fontes para base e composição de texto
https://livertoursliverpool.com.blog
freddiemercuryclub
Queen Unread