Made in Heaven: o último álbum do Queen completa 26 anos

Made in Heaven

Data de lançamento: 6 de novembro de 1995

Músicas do álbum:

Lado A

1 – It’s A Beautiful Day

2 – Made In Heaven

3 – Let Me Live

4 – Mother Love

5 – My Life Has Been Saved

 

Lado 2:

1 – I Was Born To Love You

2 – Heaven For Everyone

3 – Too Much Love Will Kill You

4 – You Don’t Fool Me

5 – A Winter’s Tale

6 – It’s A Beautiful Day (Reprise)

Melhor posição nas paradas: 1° lugar na parada britânica e 58° lugar na parada americana

No começo de janeiro de 1991, o 15° e último álbum do Queen começou a ser gravado. Freddie sabia que o seu tempo estava acabando e queria gravar alguns B-sides para o álbum recém terminado (Innuendo). As gravações foram tão intensas que a banda resolveu que deveria gravar outro álbum. As gravações ocorreram no icônico Mountain Studios, em Montreaux, na Suíça, cidade onde Freddie passou parte dos seus anos finais de vida sem ser incomodado e inspirado pela paisagem ao redor. Somente as músicas Mother Love, You Don´t Fool Me e A Winter´s Tale foram gravadas para esse álbum.

As sessões continuaram até maio de 1991, e a banda trabalhava dois dias por semana, dependendo sempre da saúde de Freddie. No dia 22 de maio, as gravações foram encerradas com Freddie gravando o vocal final em Mother Love.

Mas as sessões não eram só desgraça e tristeza. Freddie continuamente importunou os outros para cantar mais músicas, como Brian explicou:

Até o final, Freddie me pediu letras e músicas que ele poderia trabalhar, e ele foi inflexível que este material deveria ser lançado.

Quando as sessões terminaram, outros assuntos se tornaram uma prioridade para a época: Brian continuou a promover Innuendo e Roger trabalhou com The Cross para seu último álbum (Blue Rock).

No dia 23 de novembro, Freddie divulgou uma nota na imprensa falando da sua condição de HIV positivo, acabando com todas as especulações que permeavam a imprensa. No dia seguinte, 24 de novembro, às 18:48, Freddie Mercury falecia de broncopneumonia associada à AIDS.

No dia 12 de fevereiro de 1992, quando foram receber o prêmio de Melhor Canção de 1991, para These Are The Days Of Our Lives, prêmio concedido pela Indústria de Música Britânica, um Roger emocionado anunciou o “concerto que seria um tributo à vida de Freddie no Estádio de Wembley dia 20 de abril”.

https://youtu.be/G2H6Im3AwVE

Eles trabalharam de forma descontínua entre 1993 e 1995, juntando o álbum a partir de restos de material descartado ao longo dos anos.

 

Curiosidades:

– It’s A Beautiful Day é a canção mais antiga do álbum, datando das sessões de abril de 1980 para o The Game;

 

– Let Me Live foi gravado em 1983 (como Another Little Piece Of My Heart) durante sessões para The Works;

 

– Heaven For Everyone, gravado em 1987, apresentava o vocal original de Freddie;

 

– My Life Has Been Saved e o vocal de Freddie para Too Much Love Will Kill You foram gravados durante as sessões de Miracle.

 

– You Don’t Fool Me foi supostamente juntada a partir de pedaços de fita, enquanto Let Me Live tinha existido apenas como uma uma breve jam de 90 segundos.

 

Felizmente, tudo recebeu uma nova gravação, com as duas canções solo de Freddie soando mais como canções do Queen – a faixa título se torna um épico grandioso, enquanto I Was Born To Love You se torna um rock escaldante.

 

O álbum alcançou sucesso e tornou-se o segundo maior lançamento de álbum de 1995 (atrás de Anthology 1dos Beatles. Alcançou o primeiro título no Reino Unido, e os cinco singles – Heaven For Everyone, A Winter’s Tale, Too Much Love Will Kill You, Let Me Live, You Don’t Fool Me, chegaram ao Top 20.

O lançamento em vinil do álbum contou com duas capas alternativas – duas fotos tiradas no Lago Genebra em Montreux, uma pela manhã e outra à noite.

   

Esta peça foi estendida para quase 23 minutos no lançamento do CD, e foi criada por David Richards, Brian e Roger como uma colagem sonora, para significar como poderia ter sido a ascensão de Freddie ao Céu.

David apenas explicou:

Isso foi iniciado por eu me divertir com o sampler ASR10. Peguei os acordes de abertura de It’s A Beautiful Day e fiz com que eles fizessem loop para sempre. Então eu adicionei alguns de Freddie falando através de ecos estranhos. Brian e Roger ouviram e vieram para adicionar alguns efeitos próprios e pensamos nisso como um Réquiem surreal. Era o fim do álbum e todos nós estávamos nos sentindo muito emocionados.

Esta peça, considerada uma faixa oculta, foi oficialmente intitulada Faixa 13. Os fãs mais astutos notarão que há apenas onze músicas verdadeiras no álbum; a décima segunda canção tornou-se conhecida como Yeah simplesmente porque isso é tudo o que consiste – todos os quatro segundos dela.

Made In Heaven, pode ser considerado como um epílogo de bom gosto. Alguns fãs esperavam uma espécie de álbum de continuação, embora Brian hesitasse em seguir um caminho semelhante, observando que as sessões póstumas eram particularmente emocionais e difíceis. Com a aparente aposentadoria de John Deacon, e Brian e Roger colaborando com Paul Rodgers e Adam Lambert, Made In Heaven continua sendo o último álbum verdadeiro do Queen.

 

Veja aqui todas as músicas do álbum

 

Fontes:

Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis

www.queenpedia.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *