Freddie e seus nódulos na garganta –
Washington, EUA – Fevereiro de 1975
Turnê Sheer Heart Attack
A voz de Freddie estava causando problemas em alguns shows nesta turnê, principalmente na Filadélfia.
Isso o levou à consultar um especialista em garganta, enquanto estava lá, apenas para ser diagnosticado com nódulos. Foi fortemente recomendado que ele se abstivesse de cantar ou mesmo falar por 03 meses.
No entanto, o resto da Banda já estava à caminho de Washington para o próximo show, e Freddie não queria decepcionar os fãs, cancelando uma apresentação em tão pouco tempo.
No dia seguinte ao show, ele conseguiu uma segunda opinião de outro especialista que concluiu que sua garganta não estava sofrendo de nódulos, mas sim de inchaço. Foi sugerido que ele tirasse algumas semanas de folga.
Nódulos nas cordas vocais
Um terceiro diagnóstico ( de um especialista que já havia tratado Tom Jones e Barbara Streisand ) também insistiu que era apenas um caso de inchaço, mas era, de fato, o diagnóstico original que estava correto. A Banda tiraria uma semana de folga para permitir que Freddie descansasse.
– 25/02/1975 – Pittsburgh – EUA
– 26/02/1975 – Kutztown – EUA
– 27/02/1975 – Buffalo – EUA – próximo à fronteira do Canadá.
– 28/02/1975 – Toronto – Canadá
– 01/03/1975 – Kitchener – Canadá
– 02/03/1975 – London – Canadá
Assim, 03 datas nos EUA e 03 no Canadá seriam canceladas ( má sorte para as pessoas de Toronto e London / Canadá, pois seus shows também foram cancelados em 1974 – Brian estava doente ) e a turnê seria retomada somente em 05 de Março, em La Crosse, Wisconsin/EUA.
Deste ponto em diante, as turnês seriam agendadas com dias de folga entre os shows, conforme necessário, para que Freddie pudesse descansar sua voz.
O problema do nódulo se repetiria ao longo dos anos, mas ele se recusaria à se submeter à qualquer cirurgia, pois temia que alterasse sua voz de forma irreversível.
Comparação entre corda vocal sadia e lesionada
Nota
Nódulos nas pregas vocais, popularmente conhecidos como calos nas cordas vocais, são lesões de massa, benignas, bilaterais e simétricas que acometem as pregas vocais e cuja formação está relacionada à um comportamento vocal alterado e inadequado, principalmente o abuso vocal.
Fontes: Queen Live Ca, Go On