Álbum Innuendo ( Do latim – Insinuações )
Lançamento – 04 de Fevereiro de 1991 no Reino Unido e 05 de Fevereiro de 1991 nos EUA.
GÉRARD GRANDVILLE
Jean Ignace Isidore Gerard foi um ilustrador e caricaturista francês do século XIX, que publicou sob o pseudônimo de Grandville.
Você deve conhecer as suas ilustrações que foram utilizadas para promover o Álbum Innuendo, inclusive a própria capa do Álbum é uma delas …
Um outro exemplo é a capa do single I’m Going Slightly Mad.
No Álbum Innuendo existe uma citação sobre Grandville, onde as imagens são de sua autoria.
A História da escolha das ilustrações –
Roger Taylor estava olhando um catálogo de litrografias, e nele haviam trabalhos de Grandville. Nesse instante, Roger mostrou à Banda, e perceberam que este artista era a alma do Álbum, no que diz respeito à sua promoção gráfica.
Grandville foi assim escolhido o artista do Álbum, o último de Freddie Mercury em vida.
Sobre Gérard Grandville –
Ele foi um caricaturista e ilustrador francês, nascido em 1803, e vindo a falecer de forma trágica em 1847. Seus trabalhos são sátiras diretas à politica e ao ser humano. Em suas litrografias ele desenha animais e homens numa mistura que cria aberrações ou comportamentos animais sendo vistos como superiores ao do ser humano. Suas gravuras possuem a grande habilidade de alterar o cotidiano levando-o a uma lado fantástico e fantasioso.
Gérard foi considerado precursor e vanguardista do Surrealismo, movimento artístico de 1920, posteriormente fundado pelo poeta André Breton. Salvador Dalí é um seguidor deste movimento.
A trágica morte de Grandville –
Ele se casou com sua prima Marguerite Henriette Fischer em 1833 e eles tiveram três filhos, mas tragicamente Marguerite e todos os três filhos morreram em ocasiões diferentes antes dele. Ele se casou novamente em 1843 com Catherine Marceline Céline Lhuillier e eles tiveram um filho, Armand em 1845. Mas ele nunca se recuperará de suas perdas.
Um mito romantizado surgiu em torno da morte de Grandville que persistiu por 150 anos ou mais. Relatos tradicionais dizem que ele enlouqueceu e morreu em um manicômio, porém autores recentes dizem que embora o Hospital onde ele morreu em Paris – Maison de Santé em Vanves – tratou doentes mentais entre outras doenças, ele não era louco e provavelmente morreu de uma infecção na garganta, possivelmente difteria.
As afirmações eram de que as imagens das obras de Grandville eram sintomáticas de uma mente perturbada, e a morte de sua família o deixou com cabelos grisalhos e corcunda aos quarenta anos, levando-o à beira da loucura, e ele morreu em um asilo de loucos.
Em 1º de Março de 1847, Grandville começou a sofrer de dor de garganta e sua condição piorou progressivamente nas semanas seguintes. Ele acabou sendo levado para uma clínica particular – 8 Maison de Santé em Vanves – onde trabalhavam Felix Voisin e Jean-Pierre Falret, dois psiquiatras inovadores.
Ele faleceu lá em 17 de Março de 1847, aos 40 anos, e foi enterrado no Cimetière Nord de Saint-Mandé de Paris, ao lado de sua primeira esposa e três filhos.
Sobre as gravuras em Innuendo –
Uma informação que poucos fãs do Queen conhecem é que o nome do quadro de Grandville usado para a capa do Álbum Innuendo é THE JUGGLER OF WORLDS. O quadro foi feito como uma sátira à possibilidade de Deus criar um universo em harmonia suprema.
Este quadro foi adaptado na capa de Innuendo, onde há uma estrela de 5 pontas, e em cada ponta tem 2 outras pontas abertas, a qual cai em direção ao homem no canto que está com os braços à se defender.
No Álbum foi trocada por uma banana … ideia de Freddie Mercury.
Litografias de Grandville em movimento (animadas) também foram colocadas no clipe oficial de Innuendo de 1991.
As ilustrações de dentro do encarte do Álbum são adaptações ao estilo de Gérard feitas por uma artista chamada Angela Lumley, para Innuendo.
Nota final sobre Gérard Grandville –
O artista escreveu seu próprio epitáfio. As traduções variam –
Aqui jaz Grandville. Ele amou tudo, fez tudo, viveu tudo, falava e andava, mas não conseguiu abrir um caminho para si mesmo … Apenas uma coisa lhe escapava – como viver uma vida própria.
Fontes –
Queen É Uma Religião
Blog Sderyan – Seven Seas Of Rhye
Vídeo do Queen Oficial TikTok
Dicas dos amigos – Fernando de Sousa Lima e Fabiano Miguel da Silva
Bom dia,
Obrigada pelo post, esta muito interessante. vôce sabe se o Roger Taylor deu uma entrevista na televisao ou na radio sobre a escolha das illustraçoes de Grandville ?