Innuendo – A Vida e a Morte De Gérard Grandville

Álbum Innuendo ( Do latim – Insinuações )
▪️Lançamento – 04 de Fevereiro de 1991 no Reino Unido e 05 de Fevereiro de 1991 nos EUA.
GÉRARD GRANDVILLE
▪️Jean Ignace Isidore Gerard foi um ilustrador e caricaturista francês do século XIX, que publicou sob o pseudônimo de Grandville.
▪️Você deve conhecer as suas ilustrações que foram utilizadas para promover o Álbum Innuendo, inclusive a própria capa do Álbum é uma delas …
▪️Um outro exemplo é a capa do single I’m Going Slightly Mad.
▪️No Álbum Innuendo existe uma citação sobre Grandville, onde as imagens são de sua autoria.
®️ A História da escolha das ilustrações –
▪️Roger Taylor estava olhando um catálogo de litrografias, e nele haviam trabalhos de Grandville. Nesse instante, Roger mostrou à Banda, e perceberam que este artista era a alma do Álbum, no que diz respeito à sua promoção gráfica.
▪️Grandville foi assim escolhido o artista do Álbum, o último de Freddie Mercury em vida.
®️ Sobre Gérard Grandville –
▪️Ele foi um caricaturista e ilustrador francês, nascido em 1803, e vindo a falecer de forma trágica em 1847. Seus trabalhos são sátiras diretas à politica e ao ser humano. Em suas litrografias ele desenha animais e homens numa mistura que cria aberrações ou comportamentos animais sendo vistos como superiores ao do ser humano. Suas gravuras possuem a grande habilidade de alterar o cotidiano levando-o a uma lado fantástico e fantasioso.
▪️Gérard foi considerado precursor e vanguardista do Surrealismo, movimento artístico de 1920, posteriormente fundado pelo poeta André Breton. Salvador Dalí é um seguidor deste movimento.
®️ A trágica morte de Grandville –
▪️Ele se casou com sua prima Marguerite Henriette Fischer em 1833 e eles tiveram três filhos, mas tragicamente Marguerite e todos os três filhos morreram em ocasiões diferentes antes dele. Ele se casou novamente em 1843 com Catherine Marceline Céline Lhuillier e eles tiveram um filho, Armand em 1845. Mas ele nunca se recuperará de suas perdas.
▪️Um mito romantizado surgiu em torno da morte de Grandville que persistiu por 150 anos ou mais. Relatos tradicionais dizem que ele enlouqueceu e morreu em um manicômio, porém autores recentes dizem que embora o Hospital onde ele morreu em Paris – Maison de Santé em Vanves – tratou doentes mentais entre outras doenças, ele não era louco e provavelmente morreu de uma infecção na garganta, possivelmente difteria.
▪️As afirmações eram de que as imagens das obras de Grandville eram sintomáticas de uma mente perturbada, e a morte de sua família o deixou com cabelos grisalhos e corcunda aos quarenta anos, levando-o à beira da loucura, e ele morreu em um asilo de loucos.
▪️Em 1º de Março de 1847, Grandville começou a sofrer de dor de garganta e sua condição piorou progressivamente nas semanas seguintes. Ele acabou sendo levado para uma clínica particular – 8 Maison de Santé em Vanves – onde trabalhavam Felix Voisin e Jean-Pierre Falret, dois psiquiatras inovadores.
▪️Ele faleceu lá em 17 de Março de 1847, aos 40 anos, e foi enterrado no Cimetière Nord de Saint-Mandé de Paris, ao lado de sua primeira esposa e três filhos.
®️ Sobre as gravuras em Innuendo –
▪️Uma informação que poucos fãs do Queen conhecem é que o nome do quadro de Grandville usado para a capa do Álbum Innuendo é THE JUGGLER OF WORLDS. O quadro foi feito como uma sátira à possibilidade de Deus criar um universo em harmonia suprema.
▪️Este quadro foi adaptado na capa de Innuendo, onde há uma estrela de 5 pontas, e em cada ponta tem 2 outras pontas abertas, a qual cai em direção ao homem no canto que está com os braços à se defender.
▪️No Álbum foi trocada por uma banana … ideia de Freddie Mercury.
▪️Litografias de Grandville em movimento (animadas) também foram colocadas no clipe oficial de Innuendo de 1991.
▪️As ilustrações de dentro do encarte do Álbum são adaptações ao estilo de Gérard feitas por uma artista chamada Angela Lumley, para Innuendo.
®️ Nota final sobre Gérard Grandville –
▪️O artista escreveu seu próprio epitáfio. As traduções variam –
Aqui jaz Grandville. Ele amou tudo, fez tudo, viveu tudo, falava e andava, mas não conseguiu abrir um caminho para si mesmo … Apenas uma coisa lhe escapava – como viver uma vida própria.
Fontes –
Queen É Uma Religião
Blog Sderyan – Seven Seas Of Rhye
Vídeo do Queen Oficial TikTok
Dicas dos amigos – Fernando de Sousa Lima e Fabiano Miguel da Silva

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

There are 1 comments

  1. Bom dia,
    Obrigada pelo post, esta muito interessante. vôce sabe se o Roger Taylor deu uma entrevista na televisao ou na radio sobre a escolha das illustraçoes de Grandville ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *