A história de ‘The Invisible Man’ e ‘Hijack My Heart’

The Invisible Man
Lado A: The Invisible Man
Lado B: Hijack My Heart
Data de lançamento no Reino Unido: 7 de agosto de 1989
Melhor posição no Reino Unido: 12ª. Posição
Produtores: Queen & David Richards

The Invisible man

The Invisible man nos leva a um mundo imaginário e amado de seu autor, Roger Taylor. A música é inspirada no romance de mesmo nome de H.G. Wells. Ela nos leva à presença do homem invisível entre nós, uma personagem que é ao mesmo tempo adaptável e impossível de capturar.

Roger fala sobre a música:

Eu a fiz, mas então todo mundo contribuiu. Não me lembro de onde veio a ideia. Acho que veio de um livro que estava lendo e parecia se encaixar no padrão rítmico que eu tinha em mente.

A música possui uma pequena semelhança a música de Huey Lewis e The News chamada I Want A New Drug (e com letras que lembram Ghostbusters de Ray Parker Jr. ).

 

 

Pela primeira ( e única ) vez em uma música do Queen, cada membro da banda é mencionado pelo nome logo antes de seus respectivos solos instrumentais, com a contribuição de Brian sendo um solo de guitarra magistral e sobre-humano.

O vídeo foi produzido pelos Torpedo Twins (Rudi Dolezal & Hannes Rossacher, nos Estúdios Pinewood em Londres em 26 de julho de 1989 (no dia do aniversário de 40 anos de Roger) e foi muito elogiado pelos seus efeitos especiais.

Nele, os membros da banda podem ser vistos como figuras de um vídeo game chamado The Invisible man e durante uma sessão do jogo o menino aperta o botão errado, e a banda é transferida da tela para a vida real, causando estragos no quarto do menino e, aos poucos, na família.

https://youtu.be/pz7XApRKtH4

 

A atriz que interpreta a filha adolescente é Danniella Westbrook, familiar para os britânicos como Samantha Mitchell em EastEnders.

Uma mixagem de 12″ foi construída, com uma introdução única de flauta sintetizada e trazendo o tempo de execução para pouco menos de seis minutos.

 

Essa mixagem também foi lançada como faixa bônus na versão em CD de 1989 ( e reedições de 1991 e 2011 ) , enquanto uma mistura híbrida única de agosto de 1988, combinando a demo auto-cantada de Roger com elementos da versão padrão do Queen, também apareceu como faixa bônus na reedição de 2011 de The Miracle.

 

 

Hijack My Heart

Essa música é um b-side, uma música que só foi lançada em single, nunca sendo lançada em álbuns oficiais.

Ela reflete a personalidade de Roger Taylor pois contém seus temas favoritos: mulheres bonitas em carros potentes, encontros inesperados, as alegrias de se apaixonar, e o prazer de saber que algo muito bom pode acontecer a qualquer momento.

Esta música tem mais em comum com as músicas dos álbuns solo anteriores de Roger Taylor – Fun in Sapce e Strange Frontier – do que com o Queen.

Fazia quase uma década desde que Roger cantava os vocais principais em uma música do Queen, mas aqueles que anseiam pela voz rouca e aguda do baterista ficariam agradavelmente surpresos com Hijack My Heart, música saída das sessões do The Miracle.

Com a regra tácita persistindo ao longo dos álbuns da década de 1980 de que Freddie deveria ser o vocalista principal, não é surpreendente que Hijack My Heart não fosse um candidato sério para The Miracle, mas é de se esperar que uma concessão tenha sido feita, já que é uma música particularmente forte.

O final desbotado contém algumas linhas de baixo deliciosas, embora uma versão demo que vazou em 2006 contenha um belo piano tocando, ausente da versão final.

A música escapou de lançamento em compilações retrospectivas até a quarta edição de The Singles Collection, e foi devidamente adicionada como faixa bônus na reedição de 2011 de The Miracle.

 

Fontes: Queen: Complete Works – Georg Purvis

Queen all thevsongs – The Story Benhind Every Track – Bernoît Clerc

 

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *