Jealousy – Por Helenita dos Santos Melo

JEALOUSY
(3ª música do 7º álbum)

 – A letra de Jealousy é explícita, porém não se conhecem as circunstâncias que impulsionaram Freddie Mercury a escrever esta doce balada jazzística.

– Dirigida ao que considera um defeito desagradável, confessa até que ponto seus ciúmes unicamente o conduziram à solidão e à preocupação:

Oh jealousy look at me now/Jealousy you got me somehow/
You gave me no warning/Took me by surprise

(Oh, ciúme, olhe para mim agora/Ciúme, você me pegou de alguma forma/
Você não me avisou/Me pegou de surpresa).

– Na banda imperava a lei do silêncio, segundo a qual não era necessário que ninguém explicasse suas letras:

Você poderia pensar que comentávamos a letra entre nós – diria Brian -, porém nunca o fizemos. Não explicar as letras aos demais era como uma lei tácita entre nós.

– Foi justamente essa maneira de pensar que ele detalharia alguns anos depois nas páginas de Total Guitar:

Na verdade, sempre pensei que explicar demais as canções era uma má ideia. Lembro de sentir-me decepcionado ao escutar o que Paul Simon dizia com respeito às suas letras – isso destruiu minha imaginação.

– Que assim seja. Ninguém saberá a que romance Freddie Mercury estava se referindo quando escreveu a bela Jealousy.

– Acompanhado por seu piano, a bateria de Roger e o baixo Fender Precision Fretless (sem trastes, para que seu som se assemelhasse a um contrabaixo acústico) de John, Freddie desenvolve sua canção em três minutos, sem deixar a Brian mais que um espaço restringido para sua guitarra acústica posterior ao estribilho.

– Desaparecida devido a um erro de mixagem em 1978, a faixa de bateria contendo o bumbo é a que está praticamente ausente da versão original de Jealousy.  Ela voltou ao tema durante a reedição em sua versão remasterizada em 2011.

? Single “Jealousy / Fun it lançado pela EMI no Brasil em 1979.

 

Vídeo oficial de Jealousy

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc)

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *