A Tarde De Um Fauno – Por Queen E Vaslav Nijinsky

L’Après-midi d’un faune – A TARDE DE UM FAUNO – Ballet de Vaslav Nijinsky

– Esta foi a inspiração para a segunda versão de I WANT TO BREAK FREE, com o Royal Ballet em 1984.

– Um ballet de Vaslav Nijinsky – um bailarino e coreógrafo russo, de origem polonesa, que estreou em Paris em Maio de 1912, coreografado e performatizado pelo Ballets Russes.

– Retrata a história do encontro de um jovem fauno (que viria à ser Freddie) com um grupo de ninfas (bailarinas do clipe) em um bosque, flerta com elas e as persegue, em meio de movimentos marcados pouco convencionais para o ballet clássico na época.

– Todos os bailarinos estão vestidos com corpetes de manchas malhadas, como seria de um fauno. As orelhas foram estendidas com cera, para dar ao rosto um aspecto mais animal.

O ballet e sua história

– A Tarde de um Fauno estreou em 29 de Maio no Théâtre du Châtelet em Paris. O fauno foi dançado por Vaslav Nijinsky.

– As obras de arte em vasos da Grécia antiga e afrescos egípcios e assírios, que ele viu no museu do Louvre, foi sua fonte de inspiração. O objetivo de Nijinsky era reproduzir a aparência estilizada das obras de arte antigas no palco.

– Na noite de abertura, o balé foi recebido com uma mistura de aplausos e vaias, e novamente se repetiu. Após a apresentação repetida, o público aplaudiu, e o escultor, Auguste Rodin que estava na plateia, levantou-se para aplaudir.

 

Nota – O Pensador é uma das famosas esculturas de Rodin.

– A polícia de Paris compareceu à segunda noite do balé por causa de sua suposta obscenidade, mas não tomou nenhuma atitude depois de ver o apoio do público.

 

– Os ingressos para todas as apresentações estavam esgotados e os parisienses clamavam para obtê-los de qualquer maneira.

 

I Want To Break Free e o Ballets Russes –

– Um pastiche do ballet faz parte do videoclipe do single de 1984 do Queen – I Want to Break Free. Freddie Mercury dança o papel do fauno, com dançarinos do Royal Ballet também se apresentando. Essa versão também se mostrou controversa nos Estados Unidos.

 

– Nota –

– O pastiche é definido como obra literária ou artística, em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos etc …

– Após o vídeo de I Want to Break Free vir à público, rumores contam que a Ballets Russes notou que parte da coreografia e dos figurinos eram muito similares aos seu, entrando com um processo juridico.

– A Queen Productions teria doado uma quantia não revelada à uma instituição beneficente escolhida por eles, com fins de indenização.

 

 

Abaixo, uma parte do vídeo do ballet em 1912. Reparem nas similaridades.

 

 

Fontes –

– Livro Freddie Mercury: An Intimate Memoir by the Man Who Knew Him Best de Peter Freestone

– String Fixer

– Queen Recension

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *