Red Special: a guitarra especial de Brian May

BRIAN MAY, POR QUE A GUITARRA DO GUITARRISTA DO QUEEN É ÚNICA NO MUNDO?

Ao longo da história da música há várias guitarras usadas por diferentes artistas, e que, claro, se tornaram famosas em virtude das sonoridades que puderam doar. Obviamente, esse parâmetro, combinado com o incrível talento de alguns artistas e guitarristas especificamente, levou ao nascimento de verdadeiras obras-primas artísticas, bem como ao desenvolvimento de mitos presentes na história da música. De todos as guitarras que fizeram história, no entanto, há uma que acaba por ser particularmente única, dada a sua realização e, acima de tudo, dada a sua estrutura histórica que merece ser considerada. É a Red Special de Brian May, uma guitarra única no mundo que o guitarrista do Queen fez com seu pai, levando-a com ele ao longo de sua carreira.

A história da Red Special de Brian May

Se considerarmos a Red Special de Brian May como uma guitarra incrivelmente única de seu tipo na história da música, só podemos olhar para a história desse mesmo instrumento para compreender e determinar suas determinações. A caracterização básica do Red Special é a cor avermelhada do mogno, o que faz com que o instrumento seja reconhecível também e sobretudo do ponto de vista estético, tanto que a guitarra, em várias ocasiões, foi também definida como Lareira.

No entanto, é a história desta guitarra específica que a torna particularmente famosa, única e digna de consideração. Quando ele começou a se aproximar do mundo da música, na verdade, Brian May não podia se dar ao luxo de ter uma guitarra, que custava muito caro. Por isso, a guitarra foi construída pelo guitarrista do Queen, em colaboração com seu pai, aos 16 anos, quando ficou claro que ele não poderia pagar uma Gibson ou uma Fender. Graças à madeira de uma estante estucada de uma lareira antiga, Brian May conseguiu criar a estrutura da guitarra, certamente não produzida em ébano, num material considerado como tendo o som e a qualidade mais incisivos de um instrumento. Ao mesmo tempo, ao longo dos anos, Brian May fez várias melhorias em sua guitarra, tornando-a funcional em suas gravações e trazendo-a para estar presente também em diversos videoclipes, como o de We Will Rock You.

Brian May e sua maneira particular de tocar

Além da História da Red Special, o que tornou a guitarra especial de Brian May também é a maneira como o guitarrista do Queen toca, que disse:

“Eu usei tudo o que tinha à minha disposição. No começo eu usei algo macio […] Então eu descobri que eu preferia tocar com algo mais rígido […] E um dia peguei uma moeda de seis centavos e descobri que me dava tudo o que precisava… e ainda mais, realmente, porque você pode tocar com ângulos e obter algum tipo de som raspado […] Mas se você tocá-lo paralelamente às cordas, ele tem um som muito suave, suave.

Fonte: https://www.r3m.it

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *