A influência do Queen na música moderna – Por Sheila Pauka

A influência do Queen nos artistas contemporâneos

– Por Steve Baltin para a Forbes –

®️ Uma forte medida da grandeza e do legado de um artista é a frequência com que são citados por outros artistas como favorito ou influência.

. Quem são os artistas que são mais mencionados ?
▪️Lá em cima, perto do topo, talvez perdendo apenas para os Beatles, é e foi o Queen.

▪️É fácil ver porque o Queen conseguiu influenciar uma gama incrivelmente ampla de músicos – eles são uma das Bandas mais versáteis que o Rock já teve.

▪️Nas inúmeras entrevistas que fiz ao longo dos anos, eles foram citados por inúmeras superestrelas. O mais impressionante é a diversidade de artistas que eles influenciaram.

➖️ KATE PERRY

As primeiras músicas que ouvi foram Killer Queen e Don’t Stop Me Now. Todas as analogias que estão em Don’t Stop Me Now são incríveis.

Em 2014 a cantora lançou um perfume com o mesmo nome Killer Queen, com o slogan  Possua Seu Trono.

➖️ ROB ZOMBIE, da extinta Banda White Zombie –

As primeiras músicas de verdade que eu amei quando criança, e eu comecei muito jovem na música – ouvia coisas ainda no jardim de infância – eram Alice Cooper, Elton John, Kiss e Queen. Você escuta Bohemian Rhapsody e pensa – aqui está, uma dessas músicas. 

➖️ Dom Howard, baterista da Banda inglesa Muse, ao se declarar o maior fã do Queen

Eu sempre amei o Queen. Eu amo como a diversidade musical deles se espalhou por todo o lugar.

➖️ Brann Dailor, baterista e vocalista da Banda americana Mastodon, colocou o Queen no topo de sua lista

We Are The Champions e We Will Rock You, o combo Queen, bem como Bohemian Rhapsody são hinos totais do Rock. 

➖️ Brendon Urie, vocalista de Panic! At The Disco, foi fortemente influenciado pelo Queen.

Eu fiz bateria e vocais de fundo onde eu estava interpretando personagens diferentes. Estava fazendo coisas operísticas como o Queen para músicas como Victorious e Emperor’s New Clothes.

➖️ Tom Chaplin, vocalista da Banda de Rock Keane

O que provavelmente teve o maior impacto sobre mim, certamente foi o Queen. Os maiores Álbuns dos Beatles foram Vermelho e Azul, mas o Queen ” I ” e II, a primeira e a segunda metade da produção do Queen, foi muito influente para mim quando criança. Eu basicamente, por muitos e muitos anos, só queria ser Freddie Mercury, provavelmente ainda o faço em muitos aspectos. 

➖️ Brandi Carlile, cantora e compositora norte-americana

Freddie deu o seu máximo o tempo todo e ele deixou isso no palco. Tenho a sensação de que mesmo que ninguém nunca tivesse ido ver o Queen, se houvesse apenas 25 pessoas na platéia, ele ainda estaria lá sem camisa, com um microfone gritando no topo dos pulmões. Ele foi o melhor frontman que já existiu.

➖️ Karen O, vocalista e líder da Banda de Art Rock e Indie Rock Yeah Yeah Yeahs

Freddie Mercury é realmente uma grande estrela do Rock na minha cabeça. Eu sempre achei que ele era tão forte e um artista maravilhoso, realmente uma contradição de várias maneiras também. Então ele foi incrível.

➖️ Ben Harper, DJ e músico norte-americano

Não se engane, Freddie Mercury poderia estar cantando ópera com Pavarotti !

➖️ Shelby Lynne, cantora norte-americana –

Freddie foi o melhor artista. Eu ainda estou presa no Queen. Você os ouviu em vinil ultimamente? Eu sim.

➖️ James Bay, cantor, guitarrista e compositor britânico –

Tudo o que você precisa observar são os vinte minutos que ele fez no Live Aid. Você só diz … uau … Você fica tão extasiado que poderia levar duas horas, e são apenas 20 minutos matadores.

▪️Mas de todos os depoimentos de Freddie Mercury que tive de artistas que compartilharam comigo, um se destaca mais do que qualquer outro.

▪️O falecido George Michael é um dos maiores artistas pop masculinos de todos os tempos, sem dúvida um ícone por si só. Quando falei com ele, ele creditou à Freddie por ajudá-lo a encontrar sua motivação como artista.

Absolutamente meus mentores musicais seriam Stevie Wonder, Queen, Elton e talvez Pink Floyd. Esses eram os discos e foi nessa época que, na década de 70, todo o processo de mentoria aconteceu apenas quando eu estava sentado e estudando os arranjos com meus fones de ouvido.

E ver pessoas como Freddie Mercury, era perceber que isso era algo que você queria visar em termos de presença física no palco. 

▪️Eu tive a sorte de falar com o baterista do Queen, Roger Taylor, em Setembro de 2011 e discutimos o apelo duradouro da música da Banda, que ele absolutamente creditou na época à diversidade.

Uma das coisas que contribuiu para isso é que fizemos muitos tipos diferentes de registros. Não era como uma série de discos lançados no mesmo estilo. Havia muita variedade e qualidade lá. Havia qualidade na construção, no conteúdo melódico, na peça e no canto.

Fomos do Hard Rock ao quase Rockabilly, passando de um pouco Funky para grandiosidade, cobrimos muitos terrenos e talvez essa seja uma das razões, juntamente com o fato de eu achar que era música popular básica de qualidade. 

▪️E grande parte da magia da lenda do Queen é o status lendário de Freddie Mercury como um dos principais líderes da história do Rock.

▪️Certamente, mesmo antes de Bohemian Rhapsody, a lenda de Mercury havia crescido muito.

▪️E o sucesso da turnê do Queen + Adam Lambert mantém a música por aí.

▪️Mas quando se trata disso, o Queen permanece vibrante e popular nos últimos 50 anos, pela mesma razão que toda música faz – as canções.

Steve Baltin para Forbes em 2019.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *