Similaridades entre Mozart, Bach e Freddie Mercury

O ouvido absoluto e o ouvido perfeito!

▪️Entre os músicos existe uma habilidade rara apelidado de ouvido absoluto ou ouvido perfeito.

▪️Com esta capacidade, podem identificar e nomear uma mesma nota em vários instrumentos sem errar uma única vez, reproduzi-la sem notas de referência, e tocar uma melodia sem precisar de partituras, apenas ouvindo uma vez.

 

▪️Mozart ou Bach possuíam-na, mas também Frank Sinatra, Freddie Mercury e Michael Jackson.

 

▪️Estudado desde o início do século XX, ainda hoje existem debates sobre se nasce com esta habilidade, ou se pode aprender com a prática, mas um estudo recente aponta que seria mais de uma condição genética do que uma habilidade aprendida.

▪️Um artigo publicado ano passado na revista Journal of Neuroscience afirma que estas pessoas – que representam apenas 1 em cada 10.000 no mundo – possuem uma variação nos seus cérebros – possuem o córtex auditivo – região responsável pelo processamento de informações acústicas – significativamente maior do que as outras.

 

▪️Para chegar à esta conclusão, a equipe liderada por Keith Schneider da Universidade de Delaware (EUA), estudou um grupo de 20 pessoas entre as quais voluntários com treino musical mínimo, músicos sem a habilidade do ouvido perfeito e músicos que possuíam essa característica.

Executamos testes comportamentais para medir a habilidade do ouvido absoluto. Pessoas com ouvido absoluto tinham áreas corticais maiores, com um aumento que respondia principalmente à frequências inferiores e também com sintonização de frequências mais amplas.

Isto sugere que estas pessoas utilizam uma rede mais ampla de neurônios para representar o tom musical.

– explica Schneider à ABC.

 

Ouvido perfeito – nasce ou se faz ?

▪️O debate sobre esta habilidade musical tem vindo a planear na comunidade científica há anos. Há investigações como a de Schneider que apontam para uma explicação genética do ouvido perfeito, mas também há estudos que sugerem que se trata de uma capacidade que se pode aprender, sobretudo na fase crítica do desenvolvimento que ocorre entre os 2 e os 5 anos, o que é uma habilidade impressionante. No entanto, precisam de um primeiro tom de referência do instrumento com o qual vão tocar a melodia para saber começar.

▪️As pessoas que possuem o ouvido perfeito não precisam dessa primeira nota e podem tocar a música diretamente depois de a ouvirem.

▪️Essa habilidade não é exclusiva do ser humano. Também é possuída por alguns animais, como pássaros e lobos.

 

Os contras do ouvido perfeito –

▪️Embora possa parecer um super poder, ter o ouvido absoluto, para muitos músicos, é uma espécie de maldição. Tendo o senso de tom tão desenvolvido, a mínima desafinação pode distraí-los, o que torna muito difícil que eles toquem em orquestras ou grupos.

▪️E possuir essa capacidade não dá o conhecimento imediato. Para poder aproveitá-lo na linguagem musical regulada, como os outros mortais, os detentores do ouvido absoluto devem aprender os nomes das notas para poder rotular.

▪️O especialista esclarece que os resultados deste estudo ainda estão longe da compreensão total dessa habilidade.

Não determinamos, por exemplo, se as pessoas com ouvido absoluto tinham um cortex auditivo maior desde o início, ou se foi ampliado devido ao seu treino musical.

Ainda estamos numa era de descoberta fundamental em neurociência …

 

 

Créditos –

Queen Factory

Para mais detalhes, leia abaixo:

https://www.abc.es/ciencia/abci-anomalia-cerebral-comparten-mozart-freddie-mercury-y-torroja-201902112132_noticia.html

 

 Tive aulas de piano até o nível 4, clássico, tanto nas aulas práticas quanto teóricas, depois parei e toquei de ouvido e simplesmente não consigo ler música. Toda a minha arte de tocar está aqui, minha querida … de ouvido ...

Freddie Mercury (entrevista de 1976 com Kenny Everett)

 

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *