Machines ( or ‘Back to Humans’) abrindo a Rhapsody Tour

Machines (or ‘Back to Humans’ )

        Quando as máquinas assumirem, não haverá lugar para o Rock And Roll … 

 

▪️Fazendo parte da Rhapsody Tour 2023 segmento norte americano, mesmo que como introdução, Machines está tendo o reconhecimento merecido, após tanto tempo de ostracismo, desde Maio de 1985, em Osaka, também executada somente como introdução.

 

▪️Na verdade, esta canção nunca foi executada na íntegra. Durante a turnê The Works, ela foi tocada no sistema de PA como uma introdução gravada, e foi a base para uma jam de teclado/guitarra mais tarde no show.

 

História

▪️A atmosfera de Metropolis também permeou a música Machines (or ‘Back to Humans’ ) que foi colocada no B Side de I Want To Break Free no single americano, lançado em 1984.

▪️Em um de seus primeiros ensaios à –  quatro mãos – expressou-se um grito de revolta antitecnológica de uma humanidade oprimida por uma tremenda engrenagem robótica.

O próprio ser humano passa por um processo de mecanização, dotado de memórias eletrônicas, de parâmetros vitais computadorizados, na construção de uma espécie de nova raça ariana para-humanóide que se autoperpetua.

▪️Na abertura da música, já vemos uma mensagem das mesmas vozes metálicas das máquinas, mostrando superioridade sobre a humanidade –

Nós não temos nenhuma doença, nenhum problema de mente.

 Nós nunca choramos, nunca recuamos …

 

▪️Nas linhas finais porém, o desejo de mudança emergiu fortemente, e os dois compositores ( Roger e Brian ) lançaram um último grito de alarme – não podemos continuar a viver num mundo dominado por máquinas, é absolutamente necessário regressar à dimensão humana –

 

Vivendo em um novo mundo

Pensando no passado

Vivendo em um novo m undo

Quanto você vai durar

Mundo de máquinas

Sejam seres humanos novamente

 

Fontes –

– Benoît Clerc

Queen All the Songs: The Story Behind Every Track

– Via Queen Story

 

▪️Nota –

O produtor Reinhold Mack programou o “sensedemolition” usando um amostrador Fairlight CMI II, e a música é cantada em dueto (com Freddie cantando em harmonia consigo mesmo, em trilha dupla) e Roger dublado roboticamente por um Roland VP330 Vocoder.

Os fãs mais atentos poderão perceber que o remix instrumental da música contém partes de Ogre Battle, Flash e Goin’ Back. Essa música, junto com Radio Ga Ga, tem um dos usos mais importantes da eletrônica na história do grupo.

 

Machines ( or Back to Humans )

 

▪️Abaixo, a robô Maria do filme Metropolis de 1927.

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Vamos cantar com o Queen

Postado por - 7 de agosto de 2020 0
Vamos brincar de Freddie Mercury? Essa é a proposta do jogo Let’s Sing presents Queen, o game, da Koch Media e da Voxler.…

Parcerias Musicais do Queen

Postado por - 7 de janeiro de 2024 0
Colaborações e participações especiais da Banda com outros artistas musicais     ▪️1975 – Os membros do Queen ajudaram à…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *