Machines (or ‘Back to Humans’) – Por Helenita dos Santos Melo

MACHINES (OR ‘BACK TO HUMANS’)

(5ª música do 11º álbum)

 

– O duo Roger Taylor-Brian May pega forte com este tema experimental, cuja introdução abre cada concerto do Works Tour.

– Como fundo, no palco existem algumas engrenagens gigantes inspirados no filme Metropolis de Fritz Lang.

– Uma vez que o palco está montado, começa a guerra entre o homem e a máquina no transcurso de The Works, como explica Brian May:

O novo álbum sintetiza ambos os gêneros, é um cara a cara entre as máquinas e os seres humanos.

– Deve-se acrescentar que, para ambos amigos, apaixonados por ficção científica desde a infância, o uso das novas tecnologias transforma o fantasma em realidade.

– A batalha se desencadeia, quando em 1:29, bateria e guitarras entram em cena, prevalecendo sobre os instrumentos eletrônicos.

– Roger comenta:

Eu tinha trabalhado até a exaustão com a bateria eletrônica. A canção começa em um ambiente totalmente eletrônico […] e, de repente, o grupo de rock humano faz uma entrada impactante. O que vocês assistem é finalmente a batalha final entre ambos.

– Os mais observadores identificarão em Machines (or ‘Back to Humans’) algumas amostras de antigas canções do Queen, como Ogre Battle e Flash. Que cada um descubra onde estão escondidos esses extratos que Mack, o alquimista-produtor, esconde neste tema.

Freddie se destaca sobre a brilhante bateria Ludwig Chrome-O-Wood de Roger, usada durante as turnês de Hot Space e The Works.

 

Vídeo oficial de Machines (or ‘Back to Humans’)

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *