Os 25 anos do single “Let Me Live”

Há 25 anos atrás, no dia 17 de junho de 1996, foi lançado no Reino Unido o single da música Let Me Live (do álbum Made in Heaven), em três versões: a versão em vinil de 7 polegadas, e duas versões em cd.

Na versão do vinil, as músicas do lado B eram Fat Bottomed Girls e Bicycle Race, ambas do álbum Jazz, lançado em 1978.

      

Versão vinil

 

As versões em CD continham três músicas além de Let me Live. No Cd verde, que foi lançado como sendo “parte 1”, foram colocadas as músicas Fat Bottomed Girls, Bicycle Race e Don´t Stop Me Now, do álbum Jazz também.

     

Versão cd parte 1

 

Já na outra versão do cd “parte 2”, as músicas que acompanhavam Let Me Live foram: My Fairy King, Doin´ Alright e Liar gravados durante as sessões da BBC.

     

Versão cd parte 2

Produção da música

Em 1976, durante a gravação do A Day At The Races, aconteceu uma jam session inicial com Rod Stewart, e nasceu a música Another Piece of my heart.  Em setembro de 1983, durante a gravação do The Works, Rod Stewart apareceu no estúdio junto com Jeff Beck, de quem Brian era um grande admirador. Com este encontro, os músicos recomeçaram a trabalhar na música. Mas de novo a música foi deixada de lado, e a colaboração parou aí.

Então em 1994, durante as gravações de Made In Heaven a música foi revisitada pelo grupo. Roger então começou a escrever a letra, pois apenas uma parte havia sido gravada por Freddie em 1983. Os vocais da música foram compartilhados entre Mercury na primeira parte, Taylor na segunda parte e May na terceira. A produção da faixa ficou moderna, brilhante e com uma leveza que lembra baladas como “It´s a Hard Life e Play The Game. Mas o elemento chave da música foi o coro gospel, formados por Catherine Porter, Mirian Stockley, Gary Martin e Rebecca Leigh-White que trabalharam com Freddie em Barcelona e com Roger e Brian nos seus trabalhos solo.  O coro foi gravado em 1995 no estúdio pessoal de Roger Taylor.

Na época da gravação, o coro cantou a seguinte frase “Pegue outro pedacinho do meu coração agora bebê”, seguindo uma linha melódica e um muito semelhante à famosa canção de Erma Franklin (Irmã de Aretha Franklin), Piece of my heart. Escrito por Jerry Ragovoy e Bert Berns em 1967, a música também foi interpretada por Janis Joplin. Preocupados com o risco de um possível processo de plágio dos detentores dos direitos autorais, Deacon, May e Taylor decidiram editar a parte gravada pelo coro. A frase finalmente usada foi: pegue um pedaço do meu coração.

O single alcançou o nono lugar no Reino Unido.

Fontes:

Livros:
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Sites: www.queenpedia.com
www.queenvault.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *