Os Maiores Concertos do Queen – Por Sheila Pauka

. Os 11 concertos do Queen que nunca iremos esquecer !

 

▪️A vida do Queen em palco durou 16 anos, coincidindo com a entrada do rock nas grandes arenas, e foi nelas que Freddie melhor exercitou um perfeito domínio das massas.

 

▪️Abaixo, listamos alguns dos concertos mais sensacionais !

1) Live Aid, Londres, 13 Julho 1985 –

▪️Foram os 20 minutos mais intensos à que o universo do rock alguma vez assistiu. Sem direito à passagem de som ou som pré-gravado e com um alinhamento de apenas sete temas ( dois deles, Bohemian Rhapsody e We Will Rock You em versões encurtadas para poupar tempo ), e isto ainda com o grupo atuando à luz do dia, sem o seu jogo de luzes habitual, e sofrido com alguns problemas técnicos.

▪️Roger Taylor relembrou

O público não era necessariamente o ‘ nosso ‘ público. A dada altura, olhei para a frente e pensei … oh, está a correr bem. Só depois nos apercebemos que tinha corrido muito bem.

 

 

2) Hammersmith Odeon, Londres, 24 Dezembro 1975 –

▪️Quase dois meses desde a chegada de Bohemian Rhapsody ao número um dos singles mais vendidos na Inglaterra, quando o Queen subiu ao palco do Hammersmith Odeon, em Londres. Não era apenas mais um concerto.

▪️Nessa noite, véspera de Natal de 1975, o Queen tocava para um número de fãs imprevisível – além da platéia presente na sala londrina, todos os telespectadores da BBC2 (o concerto foi transmitido no Old Grey Whistle Test) e ouvintes da Radio One da emissora nacional britânica.

▪️Brian May diria mais tarde

é muito difícil saber para onde te viras, se para o público pagante, se para a câmera de televisão.

 

 

3) Wembley, Londres, 12 Julho 1986 –

▪️De calça e camisa branca, e usando a famosa jaqueta amarela: a imagem icónica de Freddie Mercury que vimos incontáveis vezes.

▪️O espetáculo é dos mais especiais da vida do Queen por várias razões, das mais técnicas e objetivas às puramente emocionais.

▪️A grandeza do espetáculo é traduzível em números: mais de dez toneladas de equipamento, um palco de 50 metros de comprimento e 15 de altura, mais de meio milhão de watts em potência elétrica.

▪️Então à bordo do Magic Tour, o Queen encontrava-se, porventura sem disso terem conhecimento, muito perto do fim, mas Freddie garantiu

Havemos de ficar juntos até morrermos, disso tenho certeza.

 

 

4) Rock In Rio, Rio de Janeiro, 12 Janeiro 1985

▪️A passagem do Queen pelo Rio de Janeiro é parte integrante, não só da história de palco da Banda, como da do negócio da música ao vivo no Brasil.

▪️Quando Brian, John, Roger e Freddie subiram ao palco do Rock in Rio, a rendição das 250 mil pessoas foi total. Um concerto que bateu vários recordes, estabelecendo-se como o maior de sempre da Banda.

▪️Freddie comandou o público brasileiro com maestria e emoção. Um dos momentos mais memoráveis chegou com a versão de Love of My Life. Os fãs gritam em uníssono, e Freddie se comove com o coro acertado e convicto de um quarto de milhão de pessoas.

 

5) Hyde Park, Londres, 18 Setembro 1976

▪️Talvez para cimentar o sucesso em que ainda não acreditavam piamente, Freddie e companhia decidiram oferecer aos fãs da Inglaterra uma recompensa pelo seu apoio.

▪️Com ajuda de Richard Branson, o fundador do grupo Virgin, o Queen montou um mini-festival gratuito em Hyde Park que terá atraído, no sexto aniversário da morte de Jimi Hendrix, entre 150 à 200 mil pessoas, uma das maiores assistências de sempre naquele espaço.

▪️Freddie toca sozinho ao piano – You Take My Breath Away.

▪️Para o triunfo ter sido absoluto só teria faltado o bis, proibido pelas autoridades devido ao adiantado da hora. Ainda assim, um concerto para a história.

 

6) Montreal Forum, Montreal, 24 Novembro 1981

▪️Exatamente 10 anos antes da sua morte, Freddie subiu ao palco em Montreal, no Canadá, para um concerto cujo principal objetivo passava por captar imagens e som que permitissem à Banda ter um registro fiel daquilo que era capaz de fazer ao vivo.

▪️Nesta época, o Queen estava em plena forma e eram gigantes certificados do circuito Rock internacional.

▪️Brian May, no seu site oficial, explica que não guarda muito boas memórias, mas descreve o concerto como ” real e cru “, deixando claro que mesmo àquela escala grandiosa, nada nos concertos do Queen eram ensaiados ou coreografados, pois afinal, eram um grupo de Rock autêntico.

 

 

7) Estádio José Amalfitani, Buenos Aires, 28 Fevereiro 1981

▪️Em 1981, Freddie Mercury e companhia seguiriam para a América Latina onde estreiaríam no Brasil (com dois concertos no Estádio do Morumbi, em São Paulo, para um total de 251 mil pessoas, depois de cancelamentos em Porto Alegre e Rio de Janeiro) e, no outono, na Venezuela e no México.

▪️O primeiro concerto foi em 28 de Fevereiro, em Buenos Aires, no Estádio José Amalfitani. A euforia do grupo pela conquista de um novo continente era óbvia.

▪️A popularidade dos meninos no país do tango era monstruosa. Dos 10 Álbuns mais vendidos no país, constavam 9 do Queen.

▪️O encontro entre jornalistas e a Banda deu-se numa fazenda à oeste da área metropolitana de Buenos Aires – carne assada, empanadas e bebida abundante junto à uma piscina para a qual o grupo tentou, sem sucesso, atirar o manager Jim Beach.

▪️O Queen travou também conhecimento com aquele que será, para muitos, o maior ícone argentino dos últimos 40 anos – Diego Armando Maradona – que subiu ao palco do Estádio José Amalfitani antes de Another One Bites The Dust.

8)  Rainbow Theatre, Londres, 31 de Março de 1974

▪️Começou de branco, acabou de preto. Começaram temerosos pela imponência da sala, enfrentaram problemas técnicos e acabaram com um concerto que depois de 40 anos passados, foi editado em áudio e vídeo – o Live At The Rainbow74.

▪️Começava a tornar-se óbvio que o Queen tinha nascido para atuar nos maiores palcos e, mesmo que o mundo ainda não tivesse percebido, era em frente à milhares de fãs que Freddie melhor se sentia.

▪️Nessa noite, o Queen conquistou o Rainbow e lançou-se ao mundo. As salas de teatro ficaríam, em breve, muito pequenas para estes futuros campeões dos anos 70.

 

 

9) Nepstadion, Budapeste, 27 Julho 1986

▪️O concerto húngaro do Queen foi, à época, o maior de uma Banda de rock ocidental para lá da Cortina de Ferro aliás, é até hoje o maior concerto ocorrido no Estádio, hoje chamado de Puskás Ferenc.

▪️Os bilhetes venderam-se rapidamente, ainda que estivessem disponíveis apenas em locais selecionados para um grupo de pessoas restritas (caprichos do regime).

▪️A Hungria vivia, à época, sob a égide do Pacto de Varsóvia e o rock ocidental estava, até aí, proscrito.

▪️Com a imprensa local, Freddie Mercury trocou algumas palavras. Questionado sobre se aquele concerto seria o princípio de uma amizade com o público húngaro, ele respondeu – Enquanto estiver vivo, vou voltar.  O repórter agradeceu, e Freddie virou de costas para gracejar : quem me dera que todas as entrevistas fossem assim tão curtas!

▪️A Banda ganharia o público de Budapeste com uma rendição de  Tavaszi Szél Vizet Áraszt  ( tradução aproximada –  o vento da primavera faz mover as águas ), uma canção tradicional húngara cuja letra Freddie tinha transcrito para sua mão.

▪️O espetáculo seria editado em 2012, sob título de Hungarian Rhapsody.

https://youtu.be/I6J6WSTV7_M

 

 

 

10) Milton Keynes, 5 Junho 1982

▪️Registrado para a posteridade e editado no final de 2004 em CD e DVD com o nome Queen on Fire Live At The Bowl, o concerto que Freddie e companhia deram em Milton Keynes, na Inglaterra, estava integrado na digressão Hot Space, realizando-se pouco depois de a Banda editar o Álbum com o mesmo nome.

▪️Inicialmente anunciado para o Highbury Stadium, em Londres, o espetáculo seria transferido para o National Bowl, em Milton Keynes, porque a Banda não conseguiu que lhe garantissem a licença necessária para atuar no então quartel-general da equipe do Arsenal Football Club.

▪️As 40 mil pessoas que se deslocaram ao recinto vibraram com algumas canções retiradas do Álbum.

https://youtu.be/jucS5VoOfg0

 

11) Morumbi, São Paulo, Brasil – 20 e 21 de Março de 1981.

▪️No Brasil, em 81, o Queen fez show so no Estádio do Morumbi, mas tentou várias vezes conseguir autorização para tocar no Maracanã (relatos não confirmados oficialmente).

▪️Todas as tentativas foram negadas pelo governador Chagas Freitas. Para tentar convencê-lo, a Banda ofereceu em troca, doações em dinheiro para obras de caridades da Primeira-Dama do Estado. O governador, no entanto, declarou que o estádio só poderia receber ” eventos de relevância desportiva, religiosa ou cultural” (como a visita do Papa e o show do Frank Sinatra, ambos em 1980).

▪️Mesmo assim, 02 noites que marcaram toda uma geração brasileira.

 

https://youtu.be/lZrW8642OqQ

 

➡️ Cada um mais fabuloso que o outro, próprio do encantamento do Queen !

 

▪️Qual o seu preferido ?

Fonte para base e composição de texto –

www.blitz.pt

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

O Queen Trabalhando Em Casa

Postado por - 15 de abril de 2023 0
BRIAN MAY – Estúdio Allerton Hill Surrey, Inglaterra – No final de 1989, Justin Shirley-Smith (e equipe) projetou e construiu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *