You Take My Breath Away – Por Helenita dos Santos Melo

YOU TAKE MY BREATH AWAY

(2ª música do 5º álbum)

 

– Quando o Queen se apresenta para mais de 150.000 pessoas no Hyde Park em 18 de setembro de 1976, You Take My Breath Away é uma música inédita.

– No meio do concerto, Brian May, John Deacon e Roger Taylor deixam o palco.

– Apenas Freddie permanece. Ele acomoda-se em seu piano branco e se dirige ao público, atento e silencioso:

Agora vou tocar uma música muito especial. É uma música nova, do nosso próximo álbum. Ainda não gravamos. De qualquer forma, essa música se chama You Take My Breath Away.

 – O cantor está sozinho, diante de uma multidão que se estende a perder de vista, e embora, como teria afirmado em várias ocasiões, não estava totalmente convencido com a ideia de tocar este tema para o qual sente muito carinho. Sua interpretação é excepcional, cheia de emoção. Por sua linha melódica recheada de tristeza e pela mensagem de desespero que o devastado narrador dirige à sua alma gêmea, a balada lembra Nevermore, presente no segundo álbum da banda.

– É uma condensação de melancolia que o cantor compôs para David Minns, por quem está loucamente apaixonado.

– A versão de You Take My Breath Away que Freddie grava para A Day At The Races é mais longa do que a que ele apresenta no Hyde Park. Ele adiciona uma introdução, um solo de guitarra e uma ponte cantada pela segunda vez; o tópico assim mesmo não é pesado.

– Antes de emitir You Take My Breath Away ao ar em novembro de 1976, Kenny Everett apresenta a música fazendo referência às inúmeras dublagens de Freddie:

Então aqui está Freddie, com Freddie, com Freddie, com Freddie, com Freddie….

 

Freddie estreia sua balada comovente You Take My Breath Away para espectadores no Hyde Park em 18 de setembro de 1976.

 

Vídeo oficial de You Take My Breath Away

 

 

Hyde Park

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de  Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *