You´re My Best Friend, uma declaração de amor de John Deacon

You´re My Best Friend

Álbum: A Night At The Opera

Data de lançamento: 18 de junho de 1976

Melhor posição nas paradas: 7° lugar na parada britânica; 16º lugar nos Estados Unidos.

Lado A: You´re My Best Friend (John Deacon)

Lado B: ‘39 (Brian May)

 

– Em 1975, John não havia se estabelecido exatamente como um compositor proficiente. Sua primeira composição – Misfire de Sheer Heart Attack – era uma música pop inofensiva, mas leve, sem substância.

– Surpreendentemente, You’re My Best Friend se tornou uma das músicas mais conhecidas e cativantes de John tenha se tornado uma das músicas mais conhecidas e cativantes de John, e a tradição de singles apenas de Freddie e Brian foi quebrada.

Freddie disse à Rock Australia Magazine em 1976:

Estou muito satisfeito com isso, na verdade, John realmente se destacou. Brian e eu escrevemos quase todas as músicas antes, e ele está em segundo plano; ele trabalhou muito, e sua música é muito boa, não é? É legal. Até aumenta a versatilidade, você sabe o que quero dizer. É bom que quatro pessoas possam escrever e todas sejam fortes; se John ou qualquer outra pessoa escrevesse uma música que achássemos fraca, ela nunca estaria no álbum. Então ele teve que trabalhar muito duro para manter o padrão.

 

You’re My Best Friend  foi escrita para sua esposa Veronica (os dois estavam namorando desde 1971, e se casaram em janeiro de 1975) e foi composta em um piano elétrico.

– É uma simples canção de amor sem significados ocultos ou mais profundos: John está apaixonado e quer que o mundo saiba.

– Sobre a música John explicou em uma entrevista de rádio da BBC na véspera de Natal de 1977,

Freddie não gostava do piano elétrico, então eu levei para casa e comecei a aprender no piano elétrico e basicamente essa é a música que saiu da coisa quando eu estava aprendendo a tocar. Foi escrito naquele instrumento e soa melhor nele.

Brian complementou:

John simplesmente veio do nada com essa música.  Foi apenas a segunda música que ele escreveu para o grupo e foi apenas uma música pop perfeita. Eu acho que [a música] é incrível. Ele se esforçou completamente para fazer isso. não era o tipo de coisa que tínhamos feito antes, mas ele sabia exatamente o que queria. “Era um grande risco lançar a música como continuação de ‘Bohemian Rhapsody’, já que era o completo oposto daquele single.

 

A gravação da música

– A música, com arranjos inteligentes que mostraram a harmoniosa harmonia da banda, foi gravada em agosto de 1975 em Londres. A bateria habilidosa de Roger Taylor, com baixo, caixa e chimbal, combinou bem com o baixo Fender de Deacon.

– Deacon também tocou o piano elétrico Wurlitzer EP-200 na faixa, enquanto Brian May trabalhou sua mágica usual com cinco faixas de guitarra diferentes em sua famosa Red Special.

– You’re My Best Friend se tornou  uma das faixas muito conhecidas do Queen. 

– A canção é despretensiosa, curta e doce, e, no entanto, foi um hit Top Ten do Reino Unido, alcançando o 7º lugar na Grã-Bretanha.

 

O vídeo

– O sucesso do vídeo Bohemian Rhapsody convenceu a banda a usar aquela ferramenta promocional novamente. O clipe de You’re My Best Friend – que mostra a banda em um enorme salão de baile, com um lustre cintilante, rodeado por mais de mil velas – foi dirigido por Bruce Gowers. Foi filmado no Elstree Studios, em Londres, durante um dia excepcionalmente quente de primavera. Não havia ar condicionado e o calor das velas e luzes tornava a sessão desconfortável.

 

– Para o vídeo, Deacon tocou um piano de cauda, ​​o mesmo instrumento que Mercury usou quando a música foi tocada em um show.

Sobre o piano elétrico, Mercury comentou:

Eu me recusei a tocar aquela maldita coisa. É minúsculo e horrível e eu não gosto deles. Por que tocá-los quando você tem um piano adorável e excelente? ”

A reação
– O single de três minutos foi lançado em 18 de junho de 1976, no Reino Unido, e frequentes apresentações no rádio ajudaram a se tornar um sucesso.

You’re My Best Friend começou uma corrida de oito semanas nas paradas de singles do Reino Unido em 3 de julho, alcançando uma posição de pico de No.7.

– Ele também alcançou a posição 16 na Billboard Hot 100 dos EUA e mais tarde foi certificado de platina na América, com mais de um milhão de cópias vendidas.

– Coincidentemente, o cantor country Don Williams fez um sucesso com sua própria música intitulada You’re My Best Friend no final daquele ano.

– A música do Queen já apareceu em vários filmes e programas de televisão, incluindo Os Simpsons, Uma Família da Pesada e EastEnders. A doce balada de Deacon, que também tocou no final da paródia do filme de zumbi Shaun Of The Dead, também foi regravada por outros artistas, incluindo The Supernaturals (1997) e Stevie Ann (2014).

 

Shaun Of The Dead

 

The Supernaturals

 

Stevie Ann

 

– Quando o Queen lançou seu álbum Live Killers em 1979, incluindo apresentações de músicas de shows em toda a Europa, eles incluíram uma versão bacana de dois minutos de You’re My Best Friend.

 

– Décadas depois do sucesso nas paradas de You’re My Best Friend, Deacon vive tranquilamente em Londres e ainda é casado com Veronica, o amor de sua vida, com quem criou seis filhos.

–  You’re My Best Friend foi tocada como parte do medley entre setembro de 1976 e setembro de 1980, e quase todas as apresentações da música naquela época soam estranhamente semelhantes.  A música foi remixada em 1991 para a reedição de A Night At The Opera pela Hollywood Records, adicionando um eco à bateria, mas deixando a maior parte da música intocada.

– Brian executou uma versão acústica solo abreviada da música, com participação vociferante do público, na última noite da turnê Queen + Adam Lambert no HammerSmith Apollo em 14 de julho de 2012.

 

’39

– Nesta música, o Queen se transforma em uma banda de skiffle (é um tipo de música folk com influência de jazz e blues), com uma introdução de guitarra animada dando lugar ao baixo de John e o bumbo e o pandeiro de Roger.

– Os vocais melancólicos de Brian contrastam muito bem com os backing vocals de Roger e Freddie, que atingem os registros mais altos de seus alcances quase perfeitamente.

– ‘39 é uma história de ficção científica sobre alguém que vai embora e deixa sua família.

 

– Esta canção relata a história de um grupo de exploradores espaciais que embarcam no que é, de sua perspectiva, uma viagem de um ano.

– Após seu retorno, no entanto, eles percebem que cem anos se passaram, por causa do efeito de dilatação temporal da teoria da relatividade de Einstein, e os entes queridos que deixaram para trás estão agora todos mortos ou envelhecidos.

May canta o vocal principal na gravação do estúdio da canção.

– Lançada como o lado B de You’re My Best Friend, a música se tornou a favorita ao vivo logo depois, foi apresentada em todos os shows ao longo de 1976 e 1979, e foi ressuscitada em algumas ocasiões por Brian e Freddie em 1984 e 1986.

– Uma gravação da Earl’s Court Arena em 7 de junho de 1977 foi lançada em 2011 na edição Deluxe de A Night At The Opera.

 

– A música também foi interpretada por Brian, Roger, John e George Michael no Concert For Life em 20 de abril de 1992.

https://youtu.be/wvpZuFX681o

 

– Serviu como uma introdução para Let Your Heart Rule Your Head na turnê de Brian em 1993.

 

– Na turnê de 2006 de Queen + Paul Rodgers, Brian tocou-a como uma canção junto com o público durante seu segmento acústico, que também incluiu Love Of My Life.

– A música foi retomada na turnê Rock The Cosmos de 2008, desta vez como uma performance de banda quase completa (Paul era um ausente durante o número), com Roger mais uma vez retornando ao bumbo e pandeiro, Spike Edney no acordeão, Jamie Moses no violão, Danny Miranda no baixo elétrico e todos os cinco nos backing vocals.

– Brian voltou à abordagem simplista e solo nas turnês do Queen + Adam Lambert, apresentando-a junto com Love Of My Life.

 

Vídeo Oficial de ’39

 

Fontes:

www.udiscovermusic.com

www.queenvault.com

www.queenpedia.com

Georg Purvis. Queen: Complete Works.

Bernoît Clerc.  Queen all the songs: the story behind every track

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *