Queen The Greatest – Episódio 14 – Queen in Japan – Parte 1 – QueenMania

“Queen The Greatest”: é uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora. Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os momentos-chave da história do Queen nos lembrando porque o Queen e sua música continuam a ser amados em todo o mundo.

Episódio 14: Rainha no Japão (Parte 1) – QueenMania PARTE 1

Um olhar sobre o relacionamento duradouro do Queen com o Japão, que começou quando a banda foi esmagada pela extraordinária recepção no aeroporto quando eles chegaram para sua primeira turnê em 1975.

No episódio desta semana, a série “Queen the Greatest” mostra a extraordinária história do Queen no Japão.

Nos primeiros anos, o Queen, compreensivelmente, trabalhou duro para fazer progressos nos mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos. Porém, houve outro país que já havia começado a levar a banda ao coração, sinalizando o início de um vínculo profundo que perdura até os dias de hoje.

Já em 1974, no Japão, a Music Life Magazine começou a apresentar fotos da banda e reportagens sobre seus álbuns. O estilo de música e show no palco tocou um acorde imediato, e então, em abril de 1975, o Queen embarcou em uma turnê de oito noites no Japão. Seu primeiro show em solo japonês seria no mundialmente famoso Nippon Budokan em Tóquio, uma arena dedicada às artes marciais e shows, e é justo dizer que a banda não tinha ideia do que estava reservado para eles …

Roger Taylor: “Nós sabíamos que havia uma espécie de demanda por nós lá e então marcamos isso para o final de uma turnê americana. Nós tivemos um feriado no Havaí e então foi, meio que lógico, então nós fomos para lá. Chegamos ao aeroporto e de repente percebemos que estava em uma escala diferente da que havíamos imaginado – havia milhares de pessoas lá, apenas para nos receber. Normalmente você simplesmente não consegue esse tipo de coisa em lugar nenhum. ”

Em uma entrevista exclusiva, o executivo da gravadora, promotor e amigo de longa data do Queen, Kaz Utsunomiya, relembra aquela chegada extraordinária …

Kaz Utsunomiya: “Eu não acho que alguém realmente adivinhou que três mil pessoas apareceriam no aeroporto. Qualquer pessoa que aparecesse no aeroporto pensaria que esta é a segunda vinda dos Beatles. ”

Kaz explica como o fenômeno Japan Queen teve seu início:

“Naquela época, a banda do grupo de rock era apoiada principalmente pelo público masculino, mas o fato de a Music Life (revista) colocar fotos do Queen abriu um mundo totalmente novo com fãs do sexo feminino e conquistou fãs japoneses de ambos os gêneros, masculinos e fêmea.”

Este primeiro encontro marcou o início de um vínculo profundo entre o Queen e o Japão, com cada um deixando uma impressão duradoura no outro. Tanto que inspirou Brian May a escrever uma música como um tributo especial ao público japonês: a música Teo Torriatte, apresentada no álbum A Day At The Races de 1976, contém dois refrões cantados em japonês.

Kaz Utsunomiya: “Eles nunca esperaram que a banda aparecesse com uma música como Teo Torriatte, que é principalmente para o mercado japonês. A banda tem músicas diferentes para todo o mundo, mas acho que Teo Torriatte você só pode ouvi-los fazendo isso no Japão. ”

O Queen fazia turnês regulares pelo Japão até 1985, mas como Kaz explica, a banda sempre adotou uma abordagem única de onde se apresentavam.

Kaz Utsunomiya: “Nos primeiros dias, fizemos turnês por diferentes cidades por todo o Japão. Então íamos para Sapporo em Hokkaido, que fica na parte norte do Japão, e íamos para Sendai, na parte sul, e era realmente interessante porque não havia muitas bandas em turnê por todo o Japão. ”

“Muitas bandas internacionais vêm para o Japão, vão para Tóquio e Osaka. Muitas pessoas nunca tiveram a chance de ver as bandas internacionais em cidades fora de Tóquio e Osaka, o que eles (o Queen) fizeram e que os tornou maiores e um ato internacional único no Japão. Acho que também ajudou a banda a entender a cultura japonesa, a história japonesa e os fãs japoneses. ”

O próximo “Queen The Greatest”, continuará a celebração do Queen no Japão, e o lançamento do álbum que garantiu essa apreciação mútua continua até hoje.

 

Fonte: Queenonline.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *